Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença de desempenho entre processadores Ryzen


darck

Posts recomendados

gostaria de saber se pelo numero de nucles e threads entre os dois a diferença é tão gigante assim, ou se é algo como 10 a 20% porque no caso eu gostaria de investir na parte de edição e modelagem e os programas realmente pesam tipo "adobes" os núcleos e as threads vão fazer muita diferença mesmo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz esse comparativo quando estava comprando ano passado.

http://hwbench.com/cpus/amd-ryzen-5-2600x-vs-amd-ryzen-7-1800x

Na prática, como o desempenho é semelhante (uns 15% a menos do 2600X), para as aplicações citadas o seu ponto de decisão deve ser sobre o orçamento geral do conjunto. Eu optei pelo 1800X por uma questão de oferta de uma loja, que deixava os preços muito próximos, então como no restante é práticamente igual optei pelo 1800X.

A desvantagem da 2600X é a necessidade de placa-mãe mais recente(devido atualização de BIOS), enquanto a 1800X pode usar placa mais "antigas". Aí depende mais de seu orçamento.

Pessoalmente, se puder esperar, nessa segunda feira próxima teremos o lançamento da série 3000 e os preços deve cair, ou então os modelos mais baratos terão performance parecida com os modelos intermediários, ví hj um vídeo falando que um processador equivalente ao 2600X terá preço inferior a US$100, então eu aguardaria, porque em alguns meses devemos ter essa nova geração no Brasil.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Ryzen 5 2600X funciona em placas mais antigas também, desde que a BIOS esteja atualizada.

A queda de preços no Brasil eu não sei se irá ocorrer de fato, aqui é difícil alguma coisa baixar mesmo, porém hoje a AMD anunciou novos processadores Ryzen da série 3000.

 

Quanto a tua pergunta principal, programas de modelagem, renderização, e afins se beneficiam por ter mais cores e threads, porém o Ryzen 5 2600X é de 12 nm e tem alguns incrementos leves em relação a primeira geração que é de 14 nm; coisas como latências levemente menores, um pouco mais de clock e afins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, darck disse:

entao o preço ira diminuir até o final de junho?

Por uma questão de mercado deve ocorrer, até porque as lojas tem que "desovar"  o estoque existente dos outros processadores para poder girar o capital e comprar os novos. Quanto á chegada da nova série 3000 pode demorar alguns meses devido á  distribuição(os maiores mercados são abastecidos mais cedo). Os preços de alguns processadores já vem caindo, por exemplo o R7 2600 que tem desempenho semelhante para as aplicações gráficas do 1800X já tem preço inferior ao do começo do ano. O importante é ver seu orçamento para o PC completo porque o desempenho do PC não está ligado sómente ao processador.Tem que ver uma placa-mãe boa com VRM decente,  gabinete bom, cooler bom, memórias rápidas, etc.Isso porque os AMD são todos destravados, é bom ter isso em mente, então o resfriamento tem uma importancia muito grande.

adicionado 8 minutos depois

Esquecí do fonte e da VGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@darck O Ryzen 7 1800X consegue ser consideravelmente mais rápido em cenários multi core. Mas você não vai querer qualquer um desses dois. O Ryzen 7 1700 tem custo x benefício bem melhor que o Ryzen 7 1800X. Basta pegar ele, fazer overclock e o desempenho vai colar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera tava pensando em trocar meu processador por um dos dois ou o r5 ou o r7 então eu gostaria de saber se vale a pena pegar um r7 ou se o r5 ja entrega tudo que preciso, eu quero basicamente editar videos, jogar, e streamar de vez enquando um lol ou hearthstone se o r5 entregar tudo isso tranquilamente não tem porque gastar 300 reais a mais no 7 né? to fazendo essa pergunta porque o povo diz que como tem mais núcleo e thread fica mt melhor ai fiquei em duvida... agradesço desde já e lembrando edição de vídeos é importante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera to com uma duvida MONSTRA eu quero comprar um ryzen 5 1600 pelo preço estar barato porém tenho medo dele não rodar no seco programas como o blender e os da adobe e isso me incomoda porque seria meu pc profissional (de certa forma), então to na duvida, tirando a render mais lerda que os outros acima dele, o ryzen 5 1600 trava ou tem problemas rodando esses programas? tipo trava ou algo assim ? tentei procurar na gringa mas é ***** de entender os cara explicando.  Para mim renderização demorada não seria problema por que ssd ajuda, o bagulho é saber se ele roda bem sem travar e sem comprometer o trabalho final... programas que penso em usar (Premiere, after effects e blender) e so para lembrar não pretendo overclockar nada 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!