Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CMOS settings wrong + Date/Time + Boot em loop


Posts recomendados

Fala, galera...

Acredito ter escolhido o local correto para postar o problema. E adianto que sou apenas um curioso, passo longe de ser entendido no assunto.

Primeiramente, a bateria da placa estava fraca e toda vez que a alimentação de energia era cortada, assim que o PC era ligado indicava a msg de CMOS settings wrong e tb a msg da data não configurada. Era dada a opção de teclar F1 para configurar a data no setup da BIOS ou F2 para carregar o default values e continuar. Durante muito tempo o usuário do PC, que fica numa escola estadual, escolheu o F2 sem saber que existia um problema na bateria. Com isso, sempre que o Windows iniciava ele tinha que consertar a data pelo sistema. Porém, existia um problema a mais; caso fosse necessário reiniciar o PC, a msg não era mais mostrada, o sistema começava a iniciar normalmente, porém travava na iniciação do Windows e entrava em um loop de boot, sem nunca conseguir iniciar o Windows. A única solução era desligar a energia por alguns segundos, como se estivesse sem bateria, e então a msg aparecia novamente e era dado o comando F2 novamente.

Recentemente fui dar uma olhada nesse PC e trocamos a bateria. O problema é que, agora com a bateria trocada e a data mantida, quando se reinicia, o PC vai para a tela de boot avançado, onde diz que o computador foi desligado incorretamente e posso escolher entre modo de segurança com ou sem promt, última configuração válida, etc. Qualquer uma das opções que escolho resulta no loop de boot sem a possibilidade de que quando a energia é cortada possa ser escolhido a opção F2 (a não ser que retiremos a bateria, claro). Tentei fazer a reparação ou a formatação do Windows pelo DVD que tinha disponível, mas aí o problema começa a variar. As vezes carrega a instalação e trava em Start Windows (deixamos o PC nessa tela por horas e nada) e as vezes aparece a tela azul informando que o processo foi interrompido para prevenir danos, etc. e o Windows não inicializa de jeito nenhum.

Em uma das tentativas retiramos a bateria e tentamos formatar o HD pelo sistema, mas é claro que na primeira inicialização de instalação o Windows travou em "Iniciando Windows". Sempre que acontece de travar nessa etapa ou quando fica em loop de boot, o logotipo do Windows nunca aparece. Apenas o texto de "Iniciando Windows" ou, no caso da formatação, "Starting Windows".

O DVD foi usado nas demais máquinas que formatamos da escola, portanto não há qualquer problema nos arquivos ou na mídia. Se há algum problema no HD ou no Windows instalado, me causa estranheza, porque ele funciona perfeitamente se usamos o F2 para carregar o default values. Será a posição do jumper? 

O Windows é o 7 na versão Professional.

Desde já agradeço qualquer ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro usuário,

 

Seja  bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina.

 

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A máquina possui a seguinte configuração:

 

Placa-mãe: MSI G31M3-L (MS-7529)

CPU: Pentium Dual Core E6300 2.8

RAM: DDR2 2GB (2 pentes de 1GB - 400MHz)

GPU: Onboard Intel G33/G31 ECF

HD: 320GB WD Blue

OS: Windows 7 Professional 32 bits

adicionado 12 minutos depois

@Ítalo Bandeira Eu cheguei a dar uma pesquisada ontem, mas sem sucesso. Hoje baixei o CPU-Z e achei as atualizações no site da MSI. Vou instalar amanhã e ver se resolve o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!