Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CSS CSS - Como usar "Position: Relative"


Posts recomendados

  • Moderador

@Joao909 A posição relativa geralmente é usada em conjunto com a posição absoluta quando se quer posicionar um elemento com referência a outro.

 

Exemplo:

Um elemento DIV, onde dentro dele quer posicionar um outro elemento DIV na parte de baixo.

 

<div class="box">
  
  <div class="texto">teste</div> 
</div>
.box{
  position: relative;
}

.texto{
  position: absolute;
  bottom: 0;
}

Basicamente estamos informando que o elemento div.texto vai ficar em uma posição absoluta no bottom em relação ao elemento div.box

 

Você também pode usar a posição relativa para posicionar os outros elementos do layout.

 

Deixo, dois links de estudo:

https://www.maujor.com/tutorial/absrel.php

https://www.devmedia.com.br/position-css-definindo-a-posicao-de-elementos-com-fixed-relative-e-absolute/37700

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, mas acho que não expliquei direito... Não estou mexendo com HTML..

<div class="box">
  
  <div class="texto">teste</div> 
</div>

É como se eu quisesse:

.main{
}
.sidebar{
/*informar aqui a posição relativa a partir do topo e da direita tomando "main" como referencia*/
}

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Joao909 

Mas no seu caso, o "main" não tem regra alguma. Não dá para posiciona-los do jeito que quer.

Ademais, como está estrutura do seu HTML?

Usando a posição relativa, em conjunto com o left, bottom, right e top, você move o elemento para onde quiser, mas ainda ele vai preservar o espaço destinado a ele.

 

Diferente da posição absoluta que move o elemento e o que está depois dele passa a ocupar o espaço do que foi movido.

Você ainda não explicou exatamente o que você quer. Não está claro.

 

Pelo que entendi, você quer colocar o elemento .sidebar logo abaixo do elemento .main?

 

Quanto ao exemplo que dei no HTML no outro post, era somente para você visualizar a explicação da regra. 

No caso, quando quer posicionar um elemento e forma absoluta dentro de outro elemento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu quero colocar uma barra lateral usando o centro para quando dar zoom na página ficar no mesmo lugar sabe mas isso não existe em css então eu quero, usando um elemento já centralizado que usou margin-left:auto;   margin-right:auto;

.artigos{
margin-left: auto; 
margin-right: auto;
}
.barralateral{
}

conseguir o que eu acabei de falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...