Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Joglir Alves Gomes

Conexão com impressora atraves do roteador

Posts recomendados

Boa noite

estou com a seguinte dificuldade
https://drive.google.com/file/d/1pten-9FbObksX-eM-c09o5dMljx-9IYr/view

como na imagem do link, tenho computadores conectados a um switch que tem poucas portas, uma porta entra o link de internet, 3 portas para computadores, 1 porta sai para um roteador wireless.

uma impressora wifi se conecta com o roteador, gostaria de saber como configurar para os computadores terem acesso a impressora.

tem outra impressora ligada ao roteador por cabo, tambem gostaria de saber como configurar para acessar esta.

a sequencia de ips dos computadores são, 192.168.0.3 - 5

o modem 10.0.0.1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que sua rede está errada.

Teria que ligar o roteador wifi diretamente no modem. Ele que vai "gerenciar" a rede e não o modem como está agora.

Se seu roteador tem 4 saidas LAN nem precisa do switch.

Só ligar o roteador no modem (modem na porta WAN do roteador), e ligar os 3 computadores e a impressora nas portas LAN1-4

Se não tem 4 portas LAN, ligue o switch na LAN do roteador e os PCs/Impressora no switch.

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na verdade tem mais computadores no switch, o roteador seria como uma sub-rede, mais para dispositivos móveis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

 

na verdade tem mais computadores no switch, o roteador seria como uma sub-rede, mais para dispositivos móveis

 

Nesses casos não é uma sub-rede, mas uma rede distinta.

 

Mas como a rede do modem é a rede seguinte do roteador wifi você continua tendo acesso a ela pelos endereços IP, a partir do roteador wifi. Já postei aqui uns exemplos com algumas telas de como isso funciona, telas do Windows 10 apenas, mas funciona em outras versões e sistemas, mas não sei o tópico. TCP/IP só tem um afinal. Assim, dispositivos conectados ao seu roteador wifi tem acesso normal aos dispositivos conectados às outras portas do modem

 

O inverso é mais complicado porque o roteador wifi faz NAT na porta WAN e isso pode exigir encaminhar as portas de compartilhamento de arquivos para o endereço IP da impressora wifi. E o acesso a eventuais micros ligados por esse roteador wifi a partir de micros na rede do modem ficaria prejudicado. Se for só a impressora iria funcionar.

 

O caso da impressora ligada direto ao roteador vai depender de como for o software fornecido para o roteador, porque normalmente você instala uma espécie de driver nas estações para que elas acessem a impressora conectada ao roteador via USB. E esse software supõe a impressora na mesma rede em que está o roteador. Nesse caso, talvez seja possível compartilhar novamente a impressora a partir de um micro na rede do roteador. E assim poderia usa-la através dessa máquina na rede do modem a partir de máquinas ligadas no roteador "secundário".

 

Outra possibilidade é configurar o acesso às impressoras via IPP --- internet printing protocol --- que roda na porta 9100 por padrão e criar os encaminhamentos correspondentes. 

 

Se usar alguma máquina para "compartilhar de novo" uma impressora claro que esse compartilhamento implica na máquina estar ligada...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no caso há uma falta de portas no switch, então tive que utilizar o roteador como o switch tambem. Retirei o cabo de internet da porta WAN e liguei na LAN mesmo e desativei o DHCP. Funcionou mas parece que deu alguns conflitos, começou em alguns computadores aparecer erro de DNS, para acesso ao wifi tive que colocar tudo estático, pois tem um tipo de firewall antes que está servido como Gateway e o dispositivos wifi estão puxando a sequencia de ips do firewall que é diferente da rede.

 

tipo a rede está 192.168.1.xxx (o roteador wifi está com essa sequencia tambem, será que pode ser isso que deu algum conflito?)

o firewall com 192.168.0.2

 

um pouco confuso!🤔

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Joglir Alves Gomes disse:

Funcionou mas parece que deu alguns conflitos, começou em alguns computadores

 

:) Conflitos não vão se espalhando como um vírus. Se você tem um único serviço de DNS rodando a partir de seu único gateway. Se você desativou DHCP no roteador secundário. Se você ligou o roteador secundário via porta LAN. Então os endereços de servidores DNS virão junto com o endereço IP, a máscara e o endereço de gateway, tudo cortesia de seu próprio servidor DHCP. 

Essa é a vantagem de ter tudo concentrado e automático.

 

1 hora atrás, Joglir Alves Gomes disse:

para acesso ao wifi tive que colocar tudo estático, pois tem um tipo de firewall antes que está servido como Gateway e o dispositivos wifi estão puxando a sequencia de ips do firewall que é diferente da rede

 

Pois é: ao colocar tudo estático grande chance de você criar mais problemas ao invés de resolver algum. Isso que escreveu sobre os dispositivos wifi não faz sentido: o que seria "um tipo de firewall"?  Firewall não serve como gateway, só fica no caminho do tráfego de dados. Firewall não fornece IP muito menos sequência de IP.

Verifique se de fato desativou o serviço DHCP no roteador secundário. Na prática os únicos dispositivos que devem ter endereço fixo na sua rede são os dois roteadores. Se a rede servida pelo DHCP é 192.168.1.0 como sugeriu, pegue um endereço fora da faixa de endereços em uso pelo DHCP no modem e fixe para o roteador secundário, assim ele estará na rede e você poderá sempre acessá-lo sem ter que mexer em nada. É comum usar os endereços fixos em sequência, por exemplo use 192.168.1.2 para o roteador secundário, 192.168.1.1 para o modem roteador, e a faixa de DHCP a partir de 10 ou 20 e assim você sabe que pode usar os endereços até 10 ou 20 para fixar em algum dispositivo para teste, por exemplo...

 

Teste e continue escrevendo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!