Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RX 550 quase batendo 100% e causando queda de FPS


Posts recomendados

Olá amigos, estava fazendo certos testes aqui em um PC secundário (FX 6300 / RX 550 / GA-970A-DS3P) e me deparei com uma situação. Embora o processador em alguns games esteja abaixo até de 60%, o uso da GPU geralmente varia abaixo de 100%, chegando a uns 80, 70, assim fazendo o FPS cair de uns 60 pra uns 50, 45.. Isso só é comum nos momentos onde tem MUITA coisa acontecendo na tela ou quando saio do single player pra multiplayer. Embora o PC seja bem de entrada e com peças antigas, achei estranho esse desempenho, poruqe até onde eu sei no meu conhecimento de gargalo, ele acontece apenas quando a CPU está muito cheia, ou estou equivocado? procuro possiveis recomendações/sugestões para essa situação :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@MarceloSouzaB1 Gargalo é quando uma peça não deixa outra trabalhar com todo seu potencial.

 

Agora 8Gb de RAM para alguns jogos pode ser pouco e estar causando essa queda de FPS.

 

Normalmente Single Player utiliza muito menos RAM e CPU.

 

Sei bem que o gargalo é quando outra peça limita, mas com o CPU a uns 50, 60% e placa deveria estar em 100% o tempo todo, não? estou bem duvidoso quanto a minha antiga definição de gargalo :o 

 

Memoria RAM tem 8gb, o game que estou utilizando o uso total fica a apenas 3, 4gb no máximo.. são jogos mais leves.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Sei bem que o gargalo é quando outra peça limita, mas com o CPU a uns 50, 60% e placa deveria estar em 100% o tempo todo, não? estou bem duvidoso quanto a minha antiga definição de gargalo :o 

 

Memoria RAM tem 8gb, o game que estou utilizando o uso total fica a apenas 3, 4gb no máximo.. são jogos mais leves.

Seu pc é antigo, e que tipo de game você ta tentando rodar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Seu pc é antigo, e que tipo de game você ta tentando rodar?

 

Os problemas em questão eu notei no Borderlands 2, Dying Light, e GRID 2 modo online. Todos a CPU estava sem uso muito alto, mas mesmo assim a placa não chega na totalidade.

 

OBS.: Isso só acontece quando tem MUITA coisa acontecendo na tela, eu noto as quedas, em meio a fumaça ou muitos tiros, por exemplo. Fora isso, ela está sempre em 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@MarceloSouzaB1  Se são jogos bem leves, você já tem a resposta do porque sua GPU não está sendo usada a 100%. Resolução para demandar mais da placa. Agora é necessário descobrir o que está causando essas quedas. O Vsync está ligado?

 

Na verdade não tenho resposta. É normal a placa de video não chegar a 100% quando ela ja está entregando os 60 quadros (sim, Vsync ativado), mas neste caso os FPS caem pra uns 50 mesmo com a placa sobrando desempenho e a CPU também. Desconfio que seja gargalo por parte de single core do processador.. só queria ter alguém pra confirmar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Na verdade não tenho resposta. É normal a placa de video não chegar a 100% quando ela ja está entregando os 60 quadros (sim, Vsync ativado), mas neste caso os FPS caem pra uns 50 mesmo com a placa sobrando desempenho e a CPU também. Desconfio que seja gargalo por parte de single core do processador.. só queria ter alguém pra confirmar isso.

Se sua placa de vídeo for 1gb ai ta o motivo de gargá-lá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MarceloSouzaB1  Ai é questão de descobrir a causa das quedas da sua GPU:

  • Outra peças - pode ser até gargalo pelo HD;
  • Driver - mal otimizado ou deu algum problema durante a instalação;
  • Configurações dos jogos mal otimizadas;

Realmente a sua GPU deveria se manter com o uso mais alto, já que ela está com folga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Na verdade não tenho resposta. É normal a placa de video não chegar a 100% quando ela ja está entregando os 60 quadros (sim, Vsync ativado), mas neste caso os FPS caem pra uns 50 mesmo com a placa sobrando desempenho e a CPU também. Desconfio que seja gargalo por parte de single core do processador.. só queria ter alguém pra confirmar isso.

Ou então pode ser memória ram 

adicionado 2 minutos depois
 

@MarceloSouzaB1  Ai é questão de descobrir a causa das quedas da sua GPU:

  • Outra peças - pode ser até gargalo pelo HD;
  • Driver - mal otimizado ou deu algum problema durante a instalação;
  • Configurações dos jogos mal otimizadas;

Realmente a sua GPU deveria se manter com o uso mais alto, já que ela está com folga.

O problema dele deve ser ou Memória ram (Quando você vai andar pelo mapa do game o game tem que renderizar o mapa)  ou a Ram do placa de vídeo 

adicionado 5 minutos depois

Testa esse site aqui cara para ver se sua config bate com a do jogo

https://www.systemrequirementslab.com/cyri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@EntityNull  Normalmente eu apontaria para a RAM. Pode ser até que o Windows só esteja reconhecendo 4Gb por algum motivo o que causaria as quedas de FPS - ao invés dos 8Gb.

Provavelmente deve ser aquela configuração que você faz no Msconfig botando pra usar toda sua memoria Ram só que isso acaba limitando sua a Memoria Ram e ela não reconhece toda sua Ram 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é RAM, pessoal. O problema de RAM é diferente, o PC começa a engasgar e dar quedas de quadros. Não são framedrops, os jogos rodam bem, mas os quadros diminuem um pouco quando a treta fica louca na tela. Em outros games (que inclusive usam até os 6GB de RAM) não vejo isso acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Não é RAM, pessoal. O problema de RAM é diferente, o PC começa a engasgar e dar quedas de quadros. Não são framedrops, os jogos rodam bem, mas os quadros diminuem um pouco quando a treta fica louca na tela. Em outros games (que inclusive usam até os 6GB de RAM) não vejo isso acontecer.

Rapaz ai não sei dizer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mata Vsync e Anti Aliasing ajuda muito, mas tb varia de jogo pra jogos uns usam mais a GPU que a CPU e vice versa. Tenho uma 7950 e em 1080p geralmente fica na casa dos 70-45 fps  no high a configuração dos gráficos. Tenta dar uma ajustada nas opções dos jogos ver se ajuda se não resolver, veja se os drivers estão atualizados, passa o driver booster ajuda nisso. Se continuar tenta passar o DDU, ele vai remover todos os traços do driver de video, instala eles de novo e tenta jogar pra ver se a performance melhora. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...