Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, estava fazendo certos testes aqui em um PC secundário (FX 6300 / RX 550 / GA-970A-DS3P) e me deparei com uma situação. Embora o processador em alguns games esteja abaixo até de 60%, o uso da GPU geralmente varia abaixo de 100%, chegando a uns 80, 70, assim fazendo o FPS cair de uns 60 pra uns 50, 45.. Isso só é comum nos momentos onde tem MUITA coisa acontecendo na tela ou quando saio do single player pra multiplayer. Embora o PC seja bem de entrada e com peças antigas, achei estranho esse desempenho, poruqe até onde eu sei no meu conhecimento de gargalo, ele acontece apenas quando a CPU está muito cheia, ou estou equivocado? procuro possiveis recomendações/sugestões para essa situação :)

Postado

Ei cara já tentou usar outro cooler pro seu processador?

Eu já chequei as temps, aparentemente tudo normal, jogando fica entre 56 - 60. O problema ao meu ver é a oscilação do uso da placa de video, por algum fator desconhecido.

Postado

@MarceloSouzaB1 Gargalo é quando uma peça não deixa outra trabalhar com todo seu potencial.

Agora 8Gb de RAM para alguns jogos pode ser pouco e estar causando essa queda de FPS.

Normalmente Single Player utiliza muito menos RAM e CPU.

Postado

@MarceloSouzaB1 Gargalo é quando uma peça não deixa outra trabalhar com todo seu potencial.

Agora 8Gb de RAM para alguns jogos pode ser pouco e estar causando essa queda de FPS.

Normalmente Single Player utiliza muito menos RAM e CPU.

Sei bem que o gargalo é quando outra peça limita, mas com o CPU a uns 50, 60% e placa deveria estar em 100% o tempo todo, não? estou bem duvidoso quanto a minha antiga definição de gargalo :o 

Memoria RAM tem 8gb, o game que estou utilizando o uso total fica a apenas 3, 4gb no máximo.. são jogos mais leves.

Postado

Sei bem que o gargalo é quando outra peça limita, mas com o CPU a uns 50, 60% e placa deveria estar em 100% o tempo todo, não? estou bem duvidoso quanto a minha antiga definição de gargalo :o 

Memoria RAM tem 8gb, o game que estou utilizando o uso total fica a apenas 3, 4gb no máximo.. são jogos mais leves.

Seu pc é antigo, e que tipo de game você ta tentando rodar?

Postado

Seu pc é antigo, e que tipo de game você ta tentando rodar?

Os problemas em questão eu notei no Borderlands 2, Dying Light, e GRID 2 modo online. Todos a CPU estava sem uso muito alto, mas mesmo assim a placa não chega na totalidade.

OBS.: Isso só acontece quando tem MUITA coisa acontecendo na tela, eu noto as quedas, em meio a fumaça ou muitos tiros, por exemplo. Fora isso, ela está sempre em 100%.

Postado

@MarceloSouzaB1  Se são jogos bem leves, você já tem a resposta do porque sua GPU não está sendo usada a 100%. Resolução para demandar mais da placa. Agora é necessário descobrir o que está causando essas quedas. O Vsync está ligado?

Postado

@MarceloSouzaB1  Se são jogos bem leves, você já tem a resposta do porque sua GPU não está sendo usada a 100%. Resolução para demandar mais da placa. Agora é necessário descobrir o que está causando essas quedas. O Vsync está ligado?

Na verdade não tenho resposta. É normal a placa de video não chegar a 100% quando ela ja está entregando os 60 quadros (sim, Vsync ativado), mas neste caso os FPS caem pra uns 50 mesmo com a placa sobrando desempenho e a CPU também. Desconfio que seja gargalo por parte de single core do processador.. só queria ter alguém pra confirmar isso.

Postado

Na verdade não tenho resposta. É normal a placa de video não chegar a 100% quando ela ja está entregando os 60 quadros (sim, Vsync ativado), mas neste caso os FPS caem pra uns 50 mesmo com a placa sobrando desempenho e a CPU também. Desconfio que seja gargalo por parte de single core do processador.. só queria ter alguém pra confirmar isso.

Se sua placa de vídeo for 1gb ai ta o motivo de gargá-lá

Postado

@MarceloSouzaB1  Ai é questão de descobrir a causa das quedas da sua GPU:

• Outra peças - pode ser até gargalo pelo HD;
  • Driver - mal otimizado ou deu algum problema durante a instalação;
  • Configurações dos jogos mal otimizadas;

Realmente a sua GPU deveria se manter com o uso mais alto, já que ela está com folga.

Postado

Ou então pode ser memória ram 

adicionado 2 minutos depois

@MarceloSouzaB1  Ai é questão de descobrir a causa das quedas da sua GPU:

• Outra peças - pode ser até gargalo pelo HD;
  • Driver - mal otimizado ou deu algum problema durante a instalação;
  • Configurações dos jogos mal otimizadas;

Realmente a sua GPU deveria se manter com o uso mais alto, já que ela está com folga.

O problema dele deve ser ou Memória ram (Quando você vai andar pelo mapa do game o game tem que renderizar o mapa)  ou a Ram do placa de vídeo 

adicionado 5 minutos depois

Testa esse site aqui cara para ver se sua config bate com a do jogo

https://www.systemrequirementslab.com/cyri

Postado

@EntityNull  Normalmente eu apontaria para a RAM. Pode ser até que o Windows só esteja reconhecendo 4Gb por algum motivo o que causaria as quedas de FPS - ao invés dos 8Gb.

Postado

@EntityNull  Normalmente eu apontaria para a RAM. Pode ser até que o Windows só esteja reconhecendo 4Gb por algum motivo o que causaria as quedas de FPS - ao invés dos 8Gb.

Provavelmente deve ser aquela configuração que você faz no Msconfig botando pra usar toda sua memoria Ram só que isso acaba limitando sua a Memoria Ram e ela não reconhece toda sua Ram 

Postado

Não é RAM, pessoal. O problema de RAM é diferente, o PC começa a engasgar e dar quedas de quadros. Não são framedrops, os jogos rodam bem, mas os quadros diminuem um pouco quando a treta fica louca na tela. Em outros games (que inclusive usam até os 6GB de RAM) não vejo isso acontecer.

Postado

Não é RAM, pessoal. O problema de RAM é diferente, o PC começa a engasgar e dar quedas de quadros. Não são framedrops, os jogos rodam bem, mas os quadros diminuem um pouco quando a treta fica louca na tela. Em outros games (que inclusive usam até os 6GB de RAM) não vejo isso acontecer.

Rapaz ai não sei dizer

Postado

Mata Vsync e Anti Aliasing ajuda muito, mas tb varia de jogo pra jogos uns usam mais a GPU que a CPU e vice versa. Tenho uma 7950 e em 1080p geralmente fica na casa dos 70-45 fps  no high a configuração dos gráficos. Tenta dar uma ajustada nas opções dos jogos ver se ajuda se não resolver, veja se os drivers estão atualizados, passa o driver booster ajuda nisso. Se continuar tenta passar o DDU, ele vai remover todos os traços do driver de video, instala eles de novo e tenta jogar pra ver se a performance melhora. Boa sorte.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...