Ir ao conteúdo

Excel Somar quantidade através dos dois primeiros dígitos de um código

Ir à solução Resolvido por Patropi,

Posts recomendados

Postado
2 horas atrás, Patropi disse:

Boa tarde @Zamboni_du

Confira na planilha e dê retorno.

Não se esqueça de clicar em curtir.

[]s

10_06_19_SOMAR com condição_Patropi.xlsx 8 kB · 1 download

Deu certo, porém é possível incrementar e acrescentar um critério, por exemplo número da nota fiscal 100 quanto de cada tipo tem nessa NF?

10_06_19_SOMAR com condição_Patropi.xlsx

Postado

@Patropi Boa tarde, a pena uma dúvida, eu ajustei a forma conforme minha necessidade porém a formula está limitada as linhas 2 até a 19 e quando eu altero esses valores retorna erro, como eu faço por exemplo para calcular a coluna toda ao invés apenas da lina 2 a linha 19?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Boa tarde @Zamboni_du

A função SOMARPRODUTO não aceita a coluna inteira como intervalo.

Com a formula abaixo você poderá especificar um intervalo maior, mas tem que colocar a linha inicial e a final.

Copie e cole a formula abaixo na célula G3

=SOMARPRODUTO(--(ÉNÚM(LOCALIZAR("30";$B$2:$B$1000)));--($A$2:$A$1000=$F3);$C$2:$C$1000)

Dê retorno.

[]s

• Obrigado 1
Postado

@Patropi Muito obrigado pela ajuda, funcionou perfeitamente. Gostaria apenas de verificar se é possível você me explicar a formula para que em uma próxima necessidade eu possa aplicar essa solução.

• Membro VIP
Postado

@Zamboni_du

A função SOMARPRODUTO pode substituir as funções SOMASE; SOMASES; CONT.SE e CONT.SES.

Ela não trabalha com os dados digitados e sim com boleanos, ou seja, verifica se o resultado é VERDADEIRO ou FALSO.

Através da multiplicação de cada argumento, os argumentos VERDADEIROS são convertidos para o número 1 e os argumentos FALSOS para 0.

O -- é um modo de converter uma matriz booleana (VERDADEIRO ou FALSO) em 0 ou 1.

A função SOMARPRODUTO realiza a soma dos valores obtidos entre a multiplicação de "n" matrizes informadas, mas como não consegue multiplicar o elemento BOOLEANO, na forma literal dela, há a necessidade de converter VERDADEIRO para 1 e FALSO para 0, e é ai que entra o "--" que faz essa tarefa. O primeiro "-" converte o VERDADEIRO em -1 e FALSO em 0, e o segundo "-" trata de inverter o sinal do "-1" para "1". Alternativamente poderia utilizar a função N, ou então multiplicar por 1 (*1).

Acesse os links sobre as funções que usei junto:

http://www.cavalcanteassociados.com.br/article.php?id=304

https://fabiovianna.com.br/l-funcao-localizar/

Espero ter conseguido esclarecer mais um pouco.

• Curtir 1
Postado
Em 11/06/2019 às 15:09, Patropi disse:

Boa tarde @Zamboni_du

A função SOMARPRODUTO não aceita a coluna inteira como intervalo.

Com a formula abaixo você poderá especificar um intervalo maior, mas tem que colocar a linha inicial e a final.

Copie e cole a formula abaixo na célula G3

=SOMARPRODUTO(--(ÉNÚM(LOCALIZAR("30";$B$2:$B$1000)));--($A$2:$A$1000=$F3);$C$2:$C$1000)

Dê retorno.

[]s

Boa tarde @Patropi

Utilizando a função acima eu encontrei um problema, quando o código do produto contem o número de outra família (3050, 3070) ele acaba sendo somado nas para as outras famílias também, como eu posso resolver isso?

Postado
29 minutos atrás, Patropi disse:

Boa noite @Zamboni_du

Na forma abaixo isso não vai ocorrer:

=SOMARPRODUTO((VALOR(ESQUERDA($B$2:$B$19;2))=30)*($A$2:$A$19=$F3)*($C$2:$C$19))

[]s

Entendi, mas no caso você limitou até a linha 19, isso vai influenciar caso eu altera para linha 100mil ou sem limitação?

• Membro VIP
Postado

@Zamboni_du

Consegui montar com uma nova configuração que aceita um intervalo maior que o número de linhas utilizado.

=SOMARPRODUTO(--($C$2:$C$10000)*($A$2:$A$10000=$F3)*(ÉNÚM(LOCALIZAR(G$2&"*";$B$2:$B$10000;1))))

Dê retorno.

[]s

OBS.: EDITADO

• Curtir 2
Postado
Em 19/06/2019 às 20:25, Patropi disse:

@Zamboni_du

Consegui montar com uma nova configuração que aceita um intervalo maior que o número de linhas utilizado.

=SOMARPRODUTO(--($C$2:$C$10000)*($A$2:$A$10000=$F3)*(ÉNÚM(LOCALIZAR(G$2&"*";$B$2:$B$10000;1))))

Dê retorno.

[]s

OBS.: EDITADO

Boa tarde @Patropi, 

Coloquei a formula na planilha e me retou "0". 

Postado
5 horas atrás, Patropi disse:

Bom dia @Zamboni_du

Confira na planilha e dê retorno.

Não se esqueça de clicar em curtir.

[]s

25_06_19_SOMAR com condições_Patropi V.3.xlsx 10 kB · 0 downloads

Boa Tarde @Patropi

Ainda está somando duplicado, a quantidade do código 7050 está somando para a família 50 e 70 pois, a nota 10230 contem 05 peças da família 30, 03 peças para família 50 e 01 peça para a família 70, porém a formula traz 04 peças para a família 50.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!