Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade acer aspire 5741-7991


stivenson

Posts recomendados

Inicialmente, confesso que de eletrônica só sei acionar o botão liga/desliga. Pois bem, rapaziada, tentei trocar a RAM do meu velho companheiro de guerra, mas não obtive êxito na missão. A RAM original é 2x2GB, DDR3 1066, 1,5v. Instalei 2x4GB DDR3 1600, 1,5v. Pelo que pesquisei, o modelo em tela suporta até 8GB, mas não encontrei nada sobre a velocidade da RAM. Ao tentar ligar o win 10 fica carregando e aparece uma mensagem de restauração de sistema e em seguida uma mensagem de erro. o notebook não inicia nem sob ameaça de morte!  Caso alguém já tenha passado por algo parecido e encontrado a solução, por favor, compartilhe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mick 07 camarada, primeiramente obrigado pela solidariedade. Após mexer na ram o notebook só liga novamente se eu retirar a bateria, o HD e as RAMs e for tomar um café. Quando volto e conecto tudo ele liga normalmente. Basta retirar uma das RAMs e colocar novamente que ele não da mais imagem. Fica tudo preto e tenho que repetir o ritual do café. Com os pentes de 4GB, mesmo fazendo o ritual descrito, o win 10 não aceita. Surge a tela azul, uma mensagem de REPARAÇÃO DO SISTEMA e um QRcode. O sistema reinicia e, após, não liga mais. Ao tentar ligar ele só acende os leds mas já desliga. Entrei no setup e verifiquei que o sistema reconhece os 8GB de RAM, mas não me permite acesso para configurar a velocidade/tensão. To estudando os tutoriais pra tentar entender se é possível atualizar ou resetar a bios pra ter acesso às configurações.

Desanimou legal, tava facero achando que ia ficar com 8GB, que daria pra usar mais memória pra vídeo, já que a etiqueta do not diz ser expansível até 1,275GB... 

OBS: Instalei o app Crucial e realizei o diagnóstico de upgrade, indicando que o notebook suporta até 8GB de RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mick 07 A princípio o HD está uma bala, é um SSD novo. De uma marca xing-ling, mas é novo e mudou meu velho aspire da água pro vinho. Quando aperto o POWER, 20 segundos após o notebook já está pronto para o uso, sem travar, sem demora para carregar programas. Já usei ele em outro not, mais velho ainda, e funciona muito bem. Com o HD velho sempre que eu queria abrir um programa tinha que clicar nele e ir tomar um café. As memórias novas podem ter vindo com defeito, não sei como testá-las. Precisaria de outra cobaia com mais capacidade de hardware.

Já atualizei a Bios, na esperança de conseguir acessar as configurações da RAM, mas continuou na mesma. Agora estou pensando em resetar a Bios, pra ver se desaparece esse bloqueio que o fabricante impôs sobre o acesso às configurações da RAM e do processador, mas to me ***** de medo de ***** a placa-mãe de vez. 

O fato do not vir de fábrica com RAM em 1066MHz poderia indicar incompatibilidade com as RAMs novas, que funcionam em 1600MHz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1) Bom, teste a integridade do seu SSD: 

 

a) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali.

 

b) Baixe o HD Tune e verifique aba health e error scan. Depois faça teste completo com Data Lifeguard.

 

c) CheckDisk: Clicar com botão direito no Iniciar > Windows PowerShell (Admin) > chkdsk /r > ENTER > S > reiniciar. Pode demorar algumas horas, aguarde finalizar e deixe conectado ao carregador.

 

 

2) Baixe o Memtest e faça teste das memórias.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!