Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia Galera, tudo certo?

Aqui na empresa onde trabalho, todos os computadores contavam com HDs de 500GB e 1TB, acontece que recentemente todos esses equipamentos foram substituídos por SSDs para um melhor desempenho.

Agora possuo em minha gaveta cerca de 70 HDs de 500 a 1TB e não faço ideia do que fazer com eles (venda está fora de cogitação) pensei em algum equipamento que me permita conectar diversos deles e colocar na rede como storage de arquivos temporários para ao menos tenham alguma utilização. O que acham? teriam alguma ideia melhor e mais útil para esses equipamentos?

Postado

Faz um servidor para armazenamento de arquivos compartilhados, assim pode gravar um número grande de informações e a segurança do pessoal acaba aumentando também, pois os arquivos de todos não ficariam apenas nas estações. Evitando dores de cabeça futuras caso aconteça a perda de um arquivo.

Fiz isso aqui na minha empresa, e confesso que ficou legal, criei uma partição para cada com o AD e um usuário e senha, assim somente a pessoa autenticada teria acesso a seus arquivos.

• Curtir 1
Postado

70 não teria como, mas uns 20 a 30 talvez, dependendo do hardware que você possui, poderia comprar placas Pci e pci-e para aumentar as portas SATA, e o restante usar de backup em algum servidor seu.

• Membro VIP
Postado

O problema destes HDs é que são tão baratos que não vale a pena o investimento em um NAS ou um Storage.

Você vai gastar mais de 15 mil reais fácil em um equipamento desses para ter uns 24 slots de discos. E ai não compensa usar discos SATA simples pois a confiabilidade deles é baixa.

Uma opção é como o pessoal falou ai acima, voce pegar algum computador desktop e comprar umas placas PCI-e expansoras para portas SATA e montar um RAID 5 para usar como file server. Mas novamente, trata-se um sistema de baixa confiabilidade, guardar toda a informação da empresa em uma maquina "enjambrada" é um risco que voce não quer correr.

Uma duvida rapida. Essas maquinas que tiveram os HDs trocados, são desktops ou notebooks? Se forem desks, daria de colocar esses discos como secundários. Se bem que nao vejo vantagem alguma em colocar espaço extra em maquinas de escritorio, quando o ideal é ter um servidor de dados.

• Curtir 1
Postado

@sdriver Sem duvidas não irei usar para alocar dados sensíveis.

Respondendo a sua pergunta pergunta são HDs de notebooks.

Tive uma ideia, vejam só. Tenho aqui parado também um servidor Proliant ML110 com 16GB de RAM e um Xeon E-2124.

Ele possui 4 entradas pci-e se não me engano, estava afim de comprar esse adaptador https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1170683781-placa-pci-e-orico-com-7-portas-usb-30-pvu3-7u-v1-_JM

e após adaptadores de USB para SATA e conectar alguns HDS neles, isso é vantajoso de alguma forma? Lembrando que não irei utilizar isso para informações sensíveis e sim só para um local extra para armazenar alguns arquivos que possuo. 

Pode ser algo que me tome bastante tempo e algo que não vai agregar muito? Sem duvidas! porém iria dar uma destinação a esse servidor torre e a esses HDs ao invés de serem esquecidos no meu estoque.

• Membro VIP
Postado
  Em 12/06/2019 às 14:56, Bruno_Xavier disse:

@sdriver Sem duvidas não irei usar para alocar dados sensíveis.

Respondendo a sua pergunta pergunta são HDs de notebooks.

Tive uma ideia, vejam só. Tenho aqui parado também um servidor Proliant ML110 com 16GB de RAM e um Xeon E-2124.

Ele possui 4 entradas pci-e se não me engano, estava afim de comprar esse adaptador https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1170683781-placa-pci-e-orico-com-7-portas-usb-30-pvu3-7u-v1-_JM

e após adaptadores de USB para SATA e conectar alguns HDS neles, isso é vantajoso de alguma forma? Lembrando que não irei utilizar isso para informações sensíveis e sim só para um local extra para armazenar alguns arquivos que possuo. 

Pode ser algo que me tome bastante tempo e algo que não vai agregar muito? Sem duvidas! porém iria dar uma destinação a esse servidor torre e a esses HDs ao invés de serem esquecidos no meu estoque.

Expandir  

se são HDs de notebook, a melhor resposta é de longe outra. Transforme eles em HDs externos. Por uns 30 reais, você compra na internet cases de HD com porta USB. Os diretores e gerentes adoram ter essas coisas. E voce pode usar ainda como discos para fazer backup local.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!