Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Tito Fisher

Recuperar Bateria Estacionária, vale tentar ?

Posts recomendados

Ola Pessoal !

Sei que o assunto é um tanto controverso e que já foi comentado algo em outros posts aqui do forum , mas talvez existam opiniões atualizadas e resolvi escrever.

Baterias tipo chumbo-acido tem uma vida util predefinida entre outros fatores pela quantidade de carga/descarga a que são submetidas.

 

Eu uso baterias estacionárias, que não são muito baratas.

A medida que elas perdem eficiência ( redução na capacidade de armazenamento )  eu substituo e relego as mais velhinhas para usos eventuais.

 

Li algumas coisas a respeito dos processos de revitalização das fulanas e pretendo testar.  

Grupei os componentes necessários para montar aquele circuito básico do Newton Braga conforme abaixo.


Existe no comércio alguns aparelhos que prometem resultado, então acredito que a ideia não seja tão descartável.

Pergunto se alguém daqui já fez e teve resultados efetivos, tenha percebido  uma sobrevida nelas após fazer a tal 'desulfatação'.


o link do artigo , e só  uma a imagem do circuito .

 

 

sulfa-NB.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Tito Fisher o desgaste das placas é irreversível, porém antes do final da vida útil pode ocorrer a sulfatacao. Mesmo baterias seladas ocorrem. Essa máquina consiste em pulsos que "atravessam as placas" para tentar desprender a sulfatacao. Só funciona quando está no início, uma bateria morta não voltaria a vida com eficiência. Eu já recuperei várias baterias de moto, fazendo uma lavagem com soda cáustica bem diluído e logo em seguida água quente com bicarbonato, isso limpava as placas mas não 100%, e muitas vezes quando limpava bem aparecia a corrosão das placas. Mesmo as seladas, tirava todo gel e completava com ácido, e tinha q fazer um respiro. 

 

Uma ideia que eu gostaria de fazer é cortar a carcaça a bateria, tirar as placas, fazer uma limpeza externa com vários produtos para ver qual remove melhor, depois fechar tudo colar e vedar a carcaça. 

 

Porém para meu uso nas motos, venho comprando baterias de notebook em desmanche e reutilizando as pilhas de litio que são menores, maior corrente e manutenção quase zero., isso me fez desistir da ideia de abrir uma bateria para recuperar. 

 

Mas vale a pena sim tentar recuperar,  se você limpar as placas e elas estiverem boas você consegue recuperar a bateria, mesmo que com 50% da capacidade já é lucro! 

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola @mlegnari

 

Obrigado por comentar sua experiência.

Eu quero fazer o teste de pulsos elétricos  para  doravante trazer aqui os resultados.

Não vou chegar ao ponto de desmontar e lavar as placas, o máximo que talvez faça é trocar a solução eletrolítica.

 

'_'

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!