Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola Pessoal !

Sei que o assunto é um tanto controverso e que já foi comentado algo em outros posts aqui do forum , mas talvez existam opiniões atualizadas e resolvi escrever.

Baterias tipo chumbo-acido tem uma vida util predefinida entre outros fatores pela quantidade de carga/descarga a que são submetidas.

Eu uso baterias estacionárias, que não são muito baratas.

A medida que elas perdem eficiência ( redução na capacidade de armazenamento )  eu substituo e relego as mais velhinhas para usos eventuais.

Li algumas coisas a respeito dos processos de revitalização das fulanas e pretendo testar.  

Grupei os componentes necessários para montar aquele circuito básico do Newton Braga conforme abaixo.

Existe no comércio alguns aparelhos que prometem resultado, então acredito que a ideia não seja tão descartável.

Pergunto se alguém daqui já fez e teve resultados efetivos, tenha percebido  uma sobrevida nelas após fazer a tal 'desulfatação'.

o link do artigo , e só  uma a imagem do circuito .

sulfa-NB.jpg

Postado

@Tito Fisher o desgaste das placas é irreversível, porém antes do final da vida útil pode ocorrer a sulfatacao. Mesmo baterias seladas ocorrem. Essa máquina consiste em pulsos que "atravessam as placas" para tentar desprender a sulfatacao. Só funciona quando está no início, uma bateria morta não voltaria a vida com eficiência. Eu já recuperei várias baterias de moto, fazendo uma lavagem com soda cáustica bem diluído e logo em seguida água quente com bicarbonato, isso limpava as placas mas não 100%, e muitas vezes quando limpava bem aparecia a corrosão das placas. Mesmo as seladas, tirava todo gel e completava com ácido, e tinha q fazer um respiro. 

Uma ideia que eu gostaria de fazer é cortar a carcaça a bateria, tirar as placas, fazer uma limpeza externa com vários produtos para ver qual remove melhor, depois fechar tudo colar e vedar a carcaça. 

Porém para meu uso nas motos, venho comprando baterias de notebook em desmanche e reutilizando as pilhas de litio que são menores, maior corrente e manutenção quase zero., isso me fez desistir da ideia de abrir uma bateria para recuperar. 

Mas vale a pena sim tentar recuperar,  se você limpar as placas e elas estiverem boas você consegue recuperar a bateria, mesmo que com 50% da capacidade já é lucro! 

• Curtir 2
Postado

Ola @mlegnari

Obrigado por comentar sua experiência.

Eu quero fazer o teste de pulsos elétricos  para  doravante trazer aqui os resultados.

Não vou chegar ao ponto de desmontar e lavar as placas, o máximo que talvez faça é trocar a solução eletrolítica.

'_'

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!