Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Perda de desempenho do SSD NVMe HP ex920 512GB


th1m0r

Posts recomendados

Ola,

 

Comprei um SSD NVMe em janeiro, um HP ex920 512GB. Instalei no meu Dell Inspiron 7572. Fiz a instalação do zero, e ai finalizar, usei o crystaldiskmark para medir a velocidade que ele deu em relação ao SSD M.2 Sata que veio de fabrica. E a velocidade foi praticamente a nominal.

 

O tempo foi passando, fiz varias reclamacoes sobre o desempenho do note junto a dell, por causa do throttling, mas acabei aceitando, pois pelo valor que paguei nao encontraria uma maquina com a mesma configuração e acabamento. So que ultimamente ele tem ficado muito lento para abrir o Eclipse STS, o android studio, criar uma aplicacao react ou react native. porém quando faco os testes de velocidade do diskmark, a velocidade caiu muito, e quando eu mexo nas configuracoes de disco, ou mesmo atualizo o driver do controlador para o da silicon e nao o da microsoft, a velocidade cai mais ainda. 

 

Isso me fez fez primeiramente pensar, esse teste do benchmark, reflete a velocidade que experimentamos no uso comum da maquina?

 

Segundo, é realmente normal, esse desempenho do nvme ir caindo dessa forma? 

 

como meu micro tem 16gb, nao uso arquivo de paginacao, nao deixo o disco do ssd indexado, nao uso arquivo de hibernacao, e a otimizacao do disco esta ligada para ele executar o comando trim().

 

detalhe, a dell lancou uma correção da bios, pois estava ocorrendo falha na execucao do trim(). 

 

diskmark recem instalado.png

diskmark depois 5 meses.png

diskmark sem cache.png

diskmark com driver silicon.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, mick 07 disse:

Execute atualização do firmware baixando o SSD Manager.

Verifique se o SSD está muito fragmentado e pode desfragmentar.

 

Leia a série desse artigo, possui 3 partes.


Otimização de SSD – Parte 1

 

Ola,

Essas otimizacoes todas estão ok. Ja venho de longa data usando ssds. O otimizador de disco do windows ta rodando automatico, ele roda 1 vez por semana. A HP nao disponibilza firmware, o que eu atualizei recente foi uma correção da temperatura que informava que estava no zero absoluto.

 

O estranho é com o driver do windows tem uma performance, com o driver da controladora certo, perde performance. E recém formatado sem as atualizacoes da microsoft, e os drivers da dell tem outra performance.

 

Acredito que isso esta na conta dessa arquitetura do inferno Intel Core 8550U + Nvidia 150MX. Que notebooks horriveis estão saindo agora. So se pode usar para navegar na internet e olhe la, porque se usar flash, o throttling é gigante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!