Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC liga e desliga alguns segundos depois


Ir à solução Resolvido por Henrique PP,

Posts recomendados

Amigos, vou abrir esse tópico após tanto procurar uma solução na internet e nenhuma me ajudar. Tenho um HP Compaq 6000 Microtower aqui, bem velhinho, para fazer as tarefas mais básicas, fiz uma mudança recentemente e ao ligar esse PC, o mesmo começou a apresentar o seguinte problema: você põe o cabo de energia, a placa-mãe liga o led, você liga o PC, ele dar um beep e após alguns poucos segundos, ele desliga, e desliga o led da placa-mãe também, e só volta a poder ligar o PC (quando o tal led acende de novo sozinho) após alguns minutos. Eu já tentei de tudo possível ao meu alcance para resolver:

-tirei offboard, testei apenas no onboard

-retirei bateria CMOS

-limpei memória RAM, liguei apenas com um pente, testei ligar com todos os soquetes

-troquei pasta térmica

-tirei todos os componentes desnecessários para iniciar o PC

-retirei toda poeira

-liguei fora do gabinete

-abri a fonte para ver se não tinha nada desencaixado (um adendo para fonte, ela costuma feder à queimado algumas vezes, sempre mando na assistência aqui perto e retorna sempre a mesma fonte)

 

Testei o processador num LGA 775 de um primo e funcionou, então, descartei ser problema no processador, agora, pra ficou entre a fonte e a placa-mãe, o problema é: a fonte desse computador é diferente das fontes convencionais, ela não tem aquele pino grande, fora outros cabos com cores verde, amarelo e azul que só vi nessa fonte e nessa placa-mãe. Resultado = não consigo testar uma fonte nova para poder condenar a peça ou ver se realmente é a placa-mãe, já que não tenho ferramentas de teste, fora que a fonte desse PC é cerca de 250 reais, 320w (preço que se compra uma fonte muito superior), sendo que paguei 300 reais nesse PC à 5 anos atrás, pra mim, um mal investimento.

 

Alguém poderia jogar uma luz para mim? Qualquer opinião é de grande ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Teste com outra fonte, pode ser que essa não esteja entregando a potência necessária e desligue. Verifique também se a tensão está adequada.

 

Bem que eu queria, mas a fonte desse computador é diferente das convencionais e não tenho outra igual... :(

 

1 hora atrás, Edilsinho disse:

... "o problema é: a fonte desse computador é diferente das fontes convencionais, ela não tem aquele pino grande, fora outros cabos com cores verde, amarelo e azul que só vi nessa fonte e nessa placa-mãe. Resultado = não consigo testar uma fonte nova para poder condenar a peça ou ver se realmente é a placa-mãe" ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Edilsinho disse:

 

Bem que eu queria, mas a fonte desse computador é diferente das convencionais e não tenho outra igual... :(

 

 

Bem se sua placa-mãe for padrão ATX então sim qualquer fonte atual funciona nela mesmo que sua fonte seja diferente.

Pode ser que sua placa seja AT ou seja fonte AT, ou seja uma fonte ATX que de pra desmembra os cabos extras do cabo de alimentação que so adicionou mais fios de alimentação da AT pra ATX já serve.

adicionado 5 minutos depois

tem 3 possibilidades

É a fonte, pois fonte envelhece e os circuitos dela e capacitores começaram a apresentar problemas, basta trocar.

 

É sujeira na placa-mãe uma limpeza com cuidado usando álcool isopropílico nas partes oxidadas deve resolver.

 

Ou é morte da placa-mãe afinal capacitores e resistores dela também envelhecem como a fonte e podem morrer.

 

OBS: técnicos em eletrônica podem consertar placas-mãe velhas e fontes velhas, mas geralmente é mais caro do que compra um novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

não consegui reconhecer pela foto a fonte

mas essa aqui vemos a direita acima uma fonte AT e seus conectores de placa-mãe e abaixo a esquerda um conector ATX sendo desmembrado pra vira ATX de 20 pinos, Desmembrando os 4 pinos extra da extremidade do cabo de alimentação.

GABINETE+Fonte+de+energia+AT+e+ATX.jpg

vou pesquisar mais sobre sua placa-mãe e possibilidades de fonte sobra cabos pode só não pode faltar cabos ou encaixar algo em tensão diferente.

 
Acrescentado depois

https://www.infoserverbh.com.br/placa-mãe-775-hp-compaq-6000-pro-micro-tower-mt-531965-001

Uma foto mais detalhada de sua placa-mãe da pra ver que é padrão ATX HP, ou seja criada pela fabricante HP logo limita bastante e encarece o concerto.

 

http://www.skytecshop.com.br/p-6474615-Fonte-Slim-P_-Hp-Compaq-Elite-Sff-6000-6005-6200-8200-8100-240w

Fonte ATX padrão hp.

 

Não sei se um fonte ATX normal serve so testando e vendo pra ter certeza mas uma coisa garanto a ATX normal não vai caber ai no seu gabinete.

 

Pena fonte ATX padrão são bem mais baratas que as padrão HP, vide https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=59467

adicionado 29 minutos depois

tópico sobre um fonte parecida da sua pessoal não conhece muito sobre essas fonte da hp pelo que parece

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Henrique PP disse:

não consegui reconhecer pela foto a fonte

mas essa aqui vemos a direita acima uma fonte AT e seus conectores de placa-mãe e abaixo a esquerda um conector ATX sendo desmembrado pra vira ATX de 20 pinos, Desmembrando os 4 pinos extra da extremidade do cabo de alimentação.

GABINETE+Fonte+de+energia+AT+e+ATX.jpg

vou pesquisar mais sobre sua placa-mãe e possibilidades de fonte sobra cabos pode só não pode faltar cabos ou encaixar algo em tensão diferente.

 
Acrescentado depois

https://www.infoserverbh.com.br/placa-mãe-775-hp-compaq-6000-pro-micro-tower-mt-531965-001

Uma foto mais detalhada de sua placa-mãe da pra ver que é padrão ATX HP, ou seja criada pela fabricante HP logo limita bastante e encarece o concerto.

 

http://www.skytecshop.com.br/p-6474615-Fonte-Slim-P_-Hp-Compaq-Elite-Sff-6000-6005-6200-8200-8100-240w

Fonte ATX padrão hp.

 

Não sei se um fonte ATX normal serve so testando e vendo pra ter certeza mas uma coisa garanto a ATX normal não vai caber ai no seu gabinete.

 

Pena fonte ATX padrão são bem mais baratas que as padrão HP, vide https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=59467

adicionado 29 minutos depois

tópico sobre um fonte parecida da sua pessoal não conhece muito sobre essas fonte da hp pelo que parece

 

 

Valeu pela ajuda irmão, vou tentar ver essa possibilidade de desmontar os pinos da fonte normal para ver se encaixa nos pinos dessa placa e fazer o teste, se funcionar nessa possibilidade, UFA,  mas parece que estou mesmo num barco furado, já estou pesquisando preços para adquirir uma máquina baratinha mas atual, obrigado pela ajuda! :)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!