Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda FPS FX6300 + Biostar A960D+V3 + gtx 1050ti


Posts recomendados

Então galera, recentemente comprei um pc com as seguintes configurações:
fx 6300
gtx 1050ti
8gb de ram single channel
biostar a960d+v3
fonte 500w (não lembro qual mas provavelmente não é ela o problema)
Bom, estou tendo um problema com o uso da gpu que em literalmente qualquer jogo cai bruscamente por 5/10 segundos e depois volta. Não são aquelas quedas normais que não afetam o fps. Por exemplo no csgo, o uso dela cai de 40% pra 7% e o fps cai de 200 pra 20. E não é gargalo de cpu, sei que FX não é lá aquelas coisas, mas como eu disse é em literalmente qualquer jogo, eu testei GTA SA que roda até numa geladeira e estou tendo o mesmo problema (fps cai de 120 pra 30). Já formatei com Windows 10, Windows 8, atualizei drivers e tudo mais, não instalava nenhum outro programa além do jogo, e agora o mais surpreendente, a loja fez a troca do pc achando que era um problema na placa de vídeo mas adivinha só, o outro PC com o mesmo problema. É só em jogos pelo visto, rodando stress test de gpu e CPU o uso dela fica em 99% o tempo todo. Também não é temperatura, GPU e CPU fica por volta de 50°C. Aparentemente é só eu que estou tendo esse problema com o pc da loja. Nem o técnico da loja sabe mais o que fazer. Alguém tem alguma ideia do que pode ser? estão montando errado o pc? problema na rede elétrica da minha casa? Macumba pesada pra mim? Não sei mais o que fazer 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sua placa-mãe não é apropriada para nenhum processador da linha FX, ela tem o Chipset 760G que foi originalmente projetado para os antigos processadores Athlon e Phenom.

 

Resumindo muito: o circuito regulador de tensão (VRM) da placa-mãe simplesmente não dá conta da demanda energética de um FX (poucas fases e nenhum dissipador de calor em cima) causando superaquecimento nos mosfets que após uma certa temperatura faz com que o clock do processador caia (e muito) para preservar a placa-mãe, depois que a temperatura normaliza o clock sobe de novo para o valor normal e isso fica em um loop.

Quando o clock do processador cai, o uso da placa de vídeo cai junto porque é o processador "quem manda" a placa de vídeo desenhar as coisas na tela. Infelizmente não tem muito o que fazer e a única coisa garantida seria trocar a placa-mãe por uma com chipset próprio para os FX (970, 980, 990) com mais fases no regulador de tensão e um dissipador também.

 

Você pode tentar o seguinte:
1 - Atualizar a BIOS para a última versão fornecida pelo fabricante.

2 - Desativar o Turbo Boost na BIOS para forçar menos o VRM.

3 - Comprar dissipadores autoadesivos e colocá-los nos mosfets para ajudar a controlar as temps.

4 - Configurar manualmente a tensão do processador na BIOS, fazendo um undervolt junto se possível pois assim diminui o trabalho do VRM também.

Nada das coisas que eu citei são garantidas que irão resolver seu problema. E não precisa se sentir especial, todo dia aparece gente aqui com problemas de queda de desempenho utilizando uma combinação de processador FX com placa-mãe 760G ou similar, foi uma mancada da AMD ter permitido que esse chipset suportasse a linha FX na minha opinião.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!