Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ja faz um tempo que eu troquei de gabinete e começou a acontecer um problema, as vezes, no meio do jogo o computador todo congela, o áudio também e só dando um reset no computador que ele liga de novo... o computador fica ligado e eu percebo que quando acontece isso o PC fica muito quente! Eu achei isso estranho porque tenho um water cooler bom.

as specs do meu pc:

placa-mãe: Aorus Z370m gaming

processador: intel core i7 8700

placa de video: GTX 1070 TI

Fonte: 600w 80 Plus

HD: comum de 1tb

Ssd: samsung 1tb

Water cooler: corsair h80i

Outra coisa que eu notei é que parece que o water cooler está jogando ar quente pra dentro do pc e ar frio ta saindo pela saída de ar atrás do pc.

• Coordenador
Postado

@Dayks Qual é o modelo da fonte de alimentação? 

Poderia enviar fotos da disposição dos componentes dentro do gabinete, com destaque para o water cooler?

Postado

@KairanD E eu acho que o problema é superaquecimento, pois quando eu deixo o ar condicionado ligado bem frio no quarto, ele não tende a desligar.

Eu já troquei a pasta térmica do processador e eu criei 2 teorias que pode ser que estão causando o pc desligar, me corrija se eu estiver errado, mas pode ser que a fonte não está conseguindo alimentar a placa de vídeo e por isso a tela trava, o audio trava mas o computador continua ligado, ou pode ser que eu tenha que trocar o water cooler ou o resfriamento geral do pc.

• Coordenador
Postado

@Dayks O cooler parece estar adequadamente montado. A bomba está configurada para rodar a 12V constantes?

Faça verificações nas temperaturas conforme explicado neste tópico:

Postado

@KairanD O computador só chega a travar quando jogo jogos mais pesados, como Fifa ou Gta V e a placa de video chega em 90 graus, mas eu vi que é normal chegar nessa temperatura em jogos mais pesados.

Como eu deixo para rodar a 12V o cooler? o programa q eu uso pra mexer nisso e ver as configurações eh da própria corsair (corsair link).

• Coordenador
Postado

@Dayks Essa temperatura não é normal. Isso é superaquecimento. Se sua placa de vídeo está alcançando isso, ela está com defeito ou há algum problema sério de refrigeração e fluxo de ar no seu gabinete. Normal seria, no máximo, 80ºC.

A bomba do cooler você deve deixar ligada na placa-mãe e desabilitar o controle de rotação do respectivo conector na BIOS (ou colocar como Full Speed). Ou então basta ligá-la diretamente na fonte. Não sei como funciona o programa da Corsair. 

E, ainda preciso pesquisar, mas sua fonte me parece questionável devido ao histórico de outros produtos da marca. Pelo menos está ligada direto na tomada?

Postado

@KairanD Sim ela está ligada diretamente na tomada, os coolers frontais não parecem estar jogando ar para dentro do pc, isso que estou achando estranho.

adicionado 4 minutos depois

@PedraX O gabinete é um infinity MXTC-903 com 3 fans frontais de 120mm

Postado

O radiador não ficou muito apertado, pressionando a placa de vídeo?
Acho que ficaria melhor instalar o radiador com a saída das mangueiras para cima, veja foto aqui.

As duas fans do radiador precisam soprar em mesma direção.

Pela foto ambas tem que soprar para fora do gabinete.

Caso tenha instalado a bomba no cpu fan, vá na bios e desative o controle de rotação desse conector.
Para isso é só deixar configurado em full speed.

• Coordenador
Postado
9 minutos atrás, EdsonSM disse:

Acho que ficaria melhor instalar o radiador com a saída das mangueiras para cima, veja foto aqui.

O ideal é que fiquem para baixo. Quando colocadas para cima, bolhas de ar podem ir para a bomba com frequência. 

11 minutos atrás, EdsonSM disse:

As duas fans do radiador precisam soprar em mesma direção.

@Dayks Você verificou isso?

Postado
41 minutos atrás, Dayks disse:

O gabinete é um infinity MXTC-903 com 3 fans frontais de 120mm

Nesse caso faça como outro colega que teve o mesmo tipo de problema:experimente tirar essa frontal do painel de vidro, inicialmente pode tirar a tampa lateral.Acho que é um caso de gabinete sem circulação de ar.

Vou passar o post que me refiro:

adicionado 1 minuto depois
1 hora atrás, KairanD disse:

GTX 1070Ti. Está no primeiro post

comi mosca.

Postado

@KairanD

Até um tempo atrás já ouve menção de sugerir mangueiras para baixo no manual.
Mas segundo um representante da Corsair essa informação não é verdadeira e não deveria ter sido impresso.
Veja um post aqui.

A Corsair tem um vídeo tutorial e que o H80i é instalado com as mangueiras para cima, disponível aqui.

Até existe o fato por conta da gravidade, as mangueiras para cima dificultarem o trabalho da bomba em circular o fluído até o radiador.
Mas na prática é comum encontrar radiadores no topo ou frontalmente com as mangueiras para cima sem reportar problema algum.

Particularmente recomendo instalar o radiador da maneira que for mais conveniente.

Postado

@KairanD Como eu verifico se os dois estão soprando na mesma direção?
image.thumb.png.20535e5099d6ced07da71fdd7da84501.png
Uma coisa que achei estranho, é o fan da GPU que não esta girando. olha a print que vou mandar da corsair link, onde mostra a temperatura. 

Postado

Olhando a foto da instalação(e supondo que os único FAN sejam os 3 frontais), minha sugestão é colocar o radiador desse cooler no topo, teria que ver onde caberá sem interferir nos dissipadores da placa-mãe.

Aí instale um FAN com PWM  de boa qualidade(mais que 50CFM de fluxo)no painel traseiro tirando ar do gabinete.

O objetivo seria afastar o radiador dessa fonte de calor que é a GTX 1070 e ao mesmo tempo o radiador pegaria um ar bem mais fresco vindo do FAN frontal).O FAN traseiro adicional tiraria parte do ar quente que está subindo da VGA.

adicionado 2 minutos depois

E veja a solução proposta pelo colega do outro post.Colocar afastadores no painel de vidro  para aumentar a entrada de ar na frontal é uma boa solução.

Postado

Veja a foto da fan de frente aqui e de trás aqui.

Ela está soprando para fora do gabinete.

Agora veja o radiador com as duas fans aqui.

Dependendo da placa de vídeo, as fans são ativadas dependendo da temperatura e carga de processamento.
Assim se a placa de vídeo não estiver sendo muito exigida ou a temperatura estiver baixa as fans permanecem desligadas.

Postado
9 horas atrás, Dayks disse:

@KairanD E eu acho que o problema é superaquecimento, pois quando eu deixo o ar condicionado ligado bem frio no quarto, ele não tende a desligar.

Eu já troquei a pasta térmica do processador e eu criei 2 teorias que pode ser que estão causando o pc desligar, me corrija se eu estiver errado, mas pode ser que a fonte não está conseguindo alimentar a placa de vídeo e por isso a tela trava, o audio trava mas o computador continua ligado, ou pode ser que eu tenha que trocar o water cooler ou o resfriamento geral do pc.

Existe alguns pontos e diagnósticos que você mesmo deve fazer para conseguir achar o problema.
Primeiro, o melhor programa de monitoramento em minha opinião é o cpuid, ele entrega as voltagens, temperatura, rotação dos coolers e comportamento de todas as peças do pc.

Baixe o cpuid, abra, depois com ele aberto, execute algum teste de stress, eu recomendo o Core Damage. O core damage é um teste muito estressante, por isso tome cuidado quando as temperaturas começar a chegar no limite.

Depois de fazer o teste poste aqui no fórum, que a galera irá falar com mais exatidão o que acontece com sua maquina.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...