Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa noite, pessoal estou fazendo um trabalho para aula e tenho o seguinte:

o problema é que com carga eu não tenho uma oscilação na senoide do motor, detalhe meu motor é de 140mA.

Alguma ideia de onde procurar.

pwm motor 220 vca.jpg

• Membro VIP
Postado

O circuito é seu ou você achou na net? É seu... como funciona? Ok não precisa explicar pra mim mas acho que vai ter que colocar no relatório. Entender e explicar um circuito que você inventou (pra mim) não me parece interessante.

Dica:

• você não deve ver uma senoide no motor.
  • veja o datasheet do moc. Se ele for zero crossing detector,não deve dar bom resultado
  • não reinvente a roda. Veja o que a net oferece
  • Curtir 1
Postado

bom o caso era que o projeto fosse algo de autoria e a aplicação do motor é apenas para exemplo, no proteus a simulação sobre o motor tenho o corte da senoide dado pelo pulso do 555, meu problema é que na pratica o corte só aparece com o circuito sem carga quando coloco algo ligado a tenho a senoide pura como se o moc virasse um curto.

Capturar.PNG

Postado

ja usei essa configuração, também não obtive resultado por isso passei a trabalhar com o moc direto e a corrente do motor é 140mA, ja o moc trabalha com algo em torno de 1A pelo que vi no datasheet.

• Membro VIP
Postado

A carga indutiva do motor pode estar zoando o barraco. Tenta com carga resistiva: uma lâmpada incandescente.

Penso que não precisa do Q2 e que o pulso do disparo do 555 tá perturbador. ...

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

explicar um circuito que você inventou

afff...

1 hora atrás, Tito Fisher disse:

MOC é que normalmente em reguladores de potência  o pessoal coloca antes da carga um TRIAC com o gate alimentado pela perninha 4  do opto.

Também vale. MOC controlando diretamente algo de potência é ainda mais perturbador

Postado

bom a lampada ja liguei, qualquer carga q eu ligue nele eu tenho os 220VCA direto. Creio q o meu problema esteja apenas na parte final do circuito pois o resto funciona como o esperado tanto no simulador como na pratica.

Postado

Eu não entendi o objetivo do circuito, seria algo relacionado a Dimmer?

Se for, eu fiz algo parecido:

A única coisa que posso dizer (já chovendo no molhado), é pra não usar o MOC pra controlar cargas, use triac.

Postado

a ideia do circuito é funcionar regulando a potencia final da carga através da largura da senoide moldada pelo moc, no começo fiz os testes com o moc acionando o gate do triac e não obtive sucesso, mas já que o resto esta a funcionar vou tentar novamente colocar um triac na saida do moc e ver se resolve.

Postado
26 minutos atrás, Ivan Carlos Lutz disse:

a ideia do circuito é funcionar regulando a potencia final da carga através da largura da senoide moldada pelo moc

É exatamente isso que meu circuito faz.

Uma coisa que me fez quebrar muito a cabeça na época é que o sinal do 555 fica invertido, veja que eu liguei o OPTO do MOC ao contrário.

Outra diferença é que eu usei um astável, a senóide libera ou não os pulsos que são aplicados no triac.

Postado

@Renato.88 Certo o meu aqui de inicio faz o zero crossing ai inverte o sinal pro 555 com o bc547, o 555 em modo astavel conta o tempo do disparo e na saida dele outro 547 inverte de novo, o sinal dai vai pro moc trabalhar,até ai ta tudo como esperado, por isso fico na duvida se tudo antes funciona porque no moc com carga não tenho variação? vou catar hoje um triac e colocar depois do moc na carga para ver se resolve 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!