Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal boa noite,

Primeira vez que estou postando aqui e de antemão agradeço a ajuda que com certeza vou receber!

Seguinte.. essa configuração abaixo é basicamente a que estou usando a uns 2 anos:

- Processador Intel Core I5 6500
- placa-mãe Asrock h170 pro4s
- Fonte GIGABYTE PB500 GP-PB500 500W, PFC Ativo 80 Plus Bronze
- 2x Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2133Mhz DDR4

Aí tive a oportunidade de comprar um processador de última geração, no paraguai.. e acabei comprando um i59600k (que tem a mesma entrada do i56500 "1151").

Porém, quando eu troco os processadores, a máquina simplesmente não da nenhum sinal de vida.

Depois de pesquisar um pouco, reparei que talvez a minha placa-mãe seja incompativel com processadores intel da nona geração, apesar de ser o mesmo "1151".

Algumas pessoas estão me dizendo que se eu fizer uma atualização de BIOS possivelmente vou conseguir utilizar esse processador!

A pergunta aqui é: Tem como eu utilizar o i59600k com essa placa-mãe?

Se sim: Como?
Se não: Qual a placa-mãe vocês recomendam? (não posso gastar muuuito)

Abraços,

Vilmar

• Moderador
Postado

A resposta é: Não

Primeiro, apesar do soquete LGA1151 ser o mesmo para todos os processadores posteriores a 6ª geração dos processadores Intel (Skylake), isso não quer dizer que todos serão compatíveis, no máximo duas gerações como 6/7, 7/8, 8/9 (nesses casos sim a atualização do BIOS é funcional) e não 4 gerações 6/7/8/9.

image.thumb.png.dc78413c53a279a8287b33eb18747fd9.png

https://www.asrock.com/mb/Intel/H170 Pro4S/#CPU

Este link mostra quais processadores sua placa-mãe é compatível, e note que apenas os de 6 e 7ª geração estão listados, ou seja: Não adianta atualizar o BIOS, vai continuar sendo incompatível.

Postado

@GabrielLV

Obrigado Gabriel!

Sabe me dizer se essa placa serve?

ASRock H310M-HG4, Intel LGA 1151 -> Encontrei ela por 370 reais, achei bem em conta... mas tenho mêdo que seja muito ruim! 

a outra opção que encontrei é essa: 

Asus TUF B360M-Plus Gaming/BR -> por 509 reais!

Valeu mesmo, já estou anunciando minha velha para venda hahaha

Abraços

• Moderador
Postado
6 minutos atrás, Vilmar Smidarle disse:

@GabrielLV

Obrigado Gabriel!

ASRock H310M-HG4, Intel LGA 1151 -> Encontrei ela por 370 reais, achei bem em conta... mas tenho mêdo que seja muito ruim! 

a outra opção que encontrei é essa: 

Asus TUF B360M-Plus Gaming/BR -> por 509 reais!

Valeu mesmo, já estou anunciando minha velha para venda hahaha

Abraços

AsRock:

image.thumb.png.df37b0741672be942a32f25586466672.png

https://www.asrock.com/mb/Intel/H310M-HG4/index.br.asp#CPU

Asus: 

image.png.b5481461622777e66fca183c8567aedc.png

https://www.asus.com/br/Motherboards/TUF-B360M-PLUS-GAMING-BR/HelpDesk_CPU/

Ambas as placas são compatíveis com o seu processador, escolha a que melhor caber no seu bolso :P 

Não sei dizer qual das duas é melhor em quais quesitos, recomendo você dar uma olhada em reviews sobre elas.

Postado

@Vilmar Smidarle Embora os dois mostre LGA1151 e pareça ser o mesmo, sempre tem de olhar a lista de suporte no site do fabricante de sua mobo, lá mostra a lista completa de processadores que pode ser usado.

Porém lembre, os processadores novos da 8ª e 9ª Geração intel, é LGA1151 v2, logo não é o mesmo que as 6ª e 7ª Geração.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Vilmar Smidarle disse:

Aí tive a oportunidade de comprar um processador de última geração, no paraguai.. e acabei comprando um i59600k (que tem a mesma entrada do i56500 "1151").

Porém, quando eu troco os processadores, a máquina simplesmente não da nenhum sinal de vida.

Depois de pesquisar um pouco, reparei que talvez a minha placa-mãe seja incompativel com processadores intel da nona geração, apesar de ser o mesmo "1151".

Algumas pessoas estão me dizendo que se eu fizer uma atualização de BIOS possivelmente vou conseguir utilizar esse processador!

A pergunta aqui é: Tem como eu utilizar o i59600k com essa placa-mãe?

Era óbvio que não iria funcionar. Veja, sua placa-mãe é do soquete 1151 e o 9600k é do soquete 1151, então é claro que não iriam funcionar com soquetes diferentes.

Confuso? Pois é, a gente também ficou confuso quando a Intel decidiu usar o mesmo nome para 2 soquetes diferentes, mas é o que é.... Podiam ter pelo menos colocado 1151v2, como fizeram com LGA2011, 2011v2 e 2011v3, mas não, fizeram porque fizeram questão de colocar o mesmo nome. Paciência.

A regra é: placas 1xx e 2xx são para processadores de 6a e 7a geração, e para a 8a e 9a, só placas 3xx.

6 horas atrás, Vilmar Smidarle disse:

Er... meio basicona de mais para o meu gosto. Se possível, essa Z370 ia ser uma boa pedida; é mais cara, mas vai permitir que você faça overclock no seu processador, essencialmente ganhando um belo de um upgrade sem ter que trocar a CPU.

Alternativamente, essa B360 aqui seria uma opção um pouco mais barata, mas melhor que a da Asus que você citou e com certeza muito mais adequada do que essa H310 aí que deeve explodir daqui a pouco.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!