Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

74LS174 como funciona?

Estava vendo alguns projetos com este circuito na internet e gostaria de saber mais sobre ele...

li que é um flipflop hex ou algo assim...

mas precisaria de uma explicação mais para leigos como eu...

tipo: entra um sinal assim... e sai outro assado...

Será que eu conseguiria emular um circuito destes via pic ou arduino? pois dei uma olhada no mercado livre e vi que a venda é meio escassa... deve estar caindo em desuso...

tem algum substituto para ele? obrigado a todos.

Postado

Não tem muito o que explicar, afinal:

20190624_115257.png.12c5c9d179d3684993d4a242c52b4a16.png

Ele funciona como uma "memória RAM" onde cada flip-flop seja um bit. O funcionamento é simples, a condição de reset coloca todas as saídas em nível lógico baixo e quando há um pulso no pino de clock (CP), o valor lógico do pino de dado (D) é transferido para saída (Q).

Existem outros circuitos integrados que possuem a mesma função, a compatibilidade depende da aplicação. O Hex vem de seis, afinal este circuito integrado possui 6 bits.

• Membro VIP
Postado

Uma outra maneira personalizada e minimalista pra te explicar é algo como...

Imagine o pulso de clock como um chute na bund@ do dado que está na entrada pra colocar ele pra fora.

4 minutos atrás, [Daniel] disse:

um pulso no pino de clock, o valor lógico do pino de dado (D) é transferido para saída (Q).

Simulacao-2.gif?resize=729,381

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

tem algum substituto para ele? 

Se não me engano o CMOS 4042 faz a mesma função. 

Da uma pesquisada aí. 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!