Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor de temperatura DS18B20 e microprocessador 8051


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Estou fazendo um projeto utilizando um microcontrolador da família Intel 8051. Preciso fazer o interfaceamento entre o 8051 e o sensor de temperatura à prova d´água DS18B20. Por ser um componente que utiliza somente um terminal para transmitir dados, ao se interfacear com algum Arduino, só é necessário utilizar DallasTemperature e OneWire, que facilita muito a leitura dos dados do sensor.

Alguém sabe como funciona a leitura dos dados do DS18B20? E como seria possível com um 8051?

 

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que você vai ler a seguir, por gentileza não leve pro lado pessoal. É uma generalização ok? Peço que me permita mencionar-te...

7 horas atrás, RomeuCorrado disse:

Arduino, só é necessário utilizar DallasTemperature e OneWire, que facilita muito a leitura dos dados do sensor. 

Eis mais uma quase incontestável comprovação que arduínos e cia provoca um certo engessamento mental em seus usuários. Suas "facilitações" levam ao medo de "sujar as mãos" nas entranhas do sistema.

De novo, sem querer ofender-te. Se se sentiu, perdão.

 

Depois deste desabafo...

Sim claro é possível amigo. Pra esta façanha, basta dar uma lida no datasheet do ci em questão bem como ter noções medianas do uC. Se tiveres noções de C melhor ainda; penso que 1 ou 2 cliques você acha algo... p.ex.

https://github.com/positronic57/DS18S20Library

(dei uma mini checada superficial antes de te recomendar. Mais tarde dou uma olhadela nos meus fontes minimalistas)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...