Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi galera . Faz cerca de 18 meses q tenho um notebook gamer , o Acer aspire você 15 , com processador i5 7°geração e placa de vídeo NVIDIA 1050. A uns 5 meses ele vem apresentando uma lentidão inexplicável , para abrir aplicativos simples como o word fica uma eternidade para abrir .. jogos como fortnite q eu jogava antigamente super lisos hoje trava demais , os mapas demoram para renderizar etc , já conversei com várias pessoas mas moro em cidade pequena e não tem nenhuma assistência próxima. Alguém sabe me dizer quais podem ser os problemas e o que eu posso fazer para resolver o problema ? Desde já agradeço ..

• Moderador
Postado

Está com cara de lentidão por aquecimento ou HD...

Veja se o seu notebook não está aquecendo muito com o Speccy (download aqui).]

Para verificar seu HD:

Baixe o HD Tune neste site e na tela inicial (Benchmark) clique em Start que irá executar uma análise de velocidade de leitura do seu HD, espere o processo terminar, tire uma print e poste aqui.

Em seguida, vá na aba "Error Scan", desmarque a opção "Quick Scan" e clique em Start, espere novamente o processo terminar, tire uma print e poste aqui.

E por último, vá na aba "Health", tire uma print e poste aqui.

Postado
7 minutos atrás, Felipeadcc disse:

Oi galera . Faz cerca de 18 meses q tenho um notebook gamer , o Acer aspire você 15 , com processador i5 7°geração e placa de vídeo NVIDIA 1050. A uns 5 meses ele vem apresentando uma lentidão inexplicável , para abrir aplicativos simples como o word fica uma eternidade para abrir .. jogos como fortnite q eu jogava antigamente super lisos hoje trava demais , os mapas demoram para renderizar etc , já conversei com várias pessoas mas moro em cidade pequena e não tem nenhuma assistência próxima. Alguém sabe me dizer quais podem ser os problemas e o que eu posso fazer para resolver o problema ? Desde já agradeço ..

Primeiramente você precisa verificar a temperarura,veja se não está alta,baixe o HWMONITOR e veja como está a temperatura.

Se estiverem alta as temperaturas talvez seu notebook esteja com problema no cooler e não esteja ligando e com isso não refrigera.

Pode estar com problema no HD ou simplesmente precise de uma limpeza.

Podendo também ser algum malware,faça um Scan com o antivírus 

Veja como está o uso da CPU e memória no gerenciador. 

Atualize a bios em ultimo caso 

• Coordenador
Postado

Cara, você deve estar com gargalo no HD.

Eu tenho o Dell G3 e antes de colocar um SSD ele era quase uma carroça. Verifica no Gerenciador de Tarefas se o HD fica em 100% quando você abre algo.

Postado

@GabrielLV 1893635076_WhatsAppImage2019-07-02at00_57_10.thumb.jpeg.9a96479cba9db118b4d52e57c5989253.jpeg1843680930_WhatsAppImage2019-07-02at00_56_01.thumb.jpeg.762ddf9e3028c17c44f432630a8bb445.jpeg1876698520_WhatsAppImage2019-07-01at20_59_15.thumb.jpeg.794d76b6aa673b3b2d0e798e91d31ada.jpeg383571078_WhatsAppImage2019-07-01at20_51_16.thumb.jpeg.4f69e0bfc758b68dcbbc8150d31ed492.jpegsegue as fotos

adicionado 2 minutos depois

@Willian_Souza a temperatura esta boa, e virus tambem acho q nao pode ser pois formatei o notebook a pouco tempo..

adicionado 3 minutos depois

@mick 07 Então , não é sempre que o disco fica 100% de uso , mas na maioria das vezes sim .. por exemplo enquanto estava executando os testes no HD Tune o uso do disco travava m 100% , e estava muio lento o processo..

• Moderador
Postado
32 minutos atrás, Felipeadcc disse:

@GabrielLV 1893635076_WhatsAppImage2019-07-02at00_57_10.thumb.jpeg.9a96479cba9db118b4d52e57c5989253.jpeg1843680930_WhatsAppImage2019-07-02at00_56_01.thumb.jpeg.762ddf9e3028c17c44f432630a8bb445.jpeg1876698520_WhatsAppImage2019-07-01at20_59_15.thumb.jpeg.794d76b6aa673b3b2d0e798e91d31ada.jpeg383571078_WhatsAppImage2019-07-01at20_51_16.thumb.jpeg.4f69e0bfc758b68dcbbc8150d31ed492.jpegsegue as fotos

adicionado 2 minutos depois

@Willian_Souza a temperatura esta boa, e virus tambem acho q nao pode ser pois formatei o notebook a pouco tempo..

adicionado 3 minutos depois

@mick 07 Então , não é sempre que o disco fica 100% de uso , mas na maioria das vezes sim .. por exemplo enquanto estava executando os testes no HD Tune o uso do disco travava m 100% , e estava muio lento o processo..

Tudo OK com o HD, a CPU estar a 60ºC com apenas o navegador aberto é estranho, a região que você mora é muito quente? Quando foi a última vez que fez uma limpeza e troca da pasta térmica?

Existem vírus que não são removidos com formatação, e mesmo que tenha sido"a pouco tempo que você formatou o computador, isso não significa que pegar um vírus é "questão de tempo", pois no mesmo dia que um computador é adquirido um usuário afobado pode acabar baixando algo com vírus sem saber... Mas apesar de desconfiar que esse seja o seu caso o caso é sempre bom considerar :P

E desinstale o Driver Booster e Advanced System Care (e todo "otimizador" de Windows que você tiver instalado), são programas de fachada que apenas comprometem a estabilidade e o desempenho do Windows (leia aqui e aqui para saber mais).

Postado

@GabrielLV a região q eu moro não é muito quente , e o teste foi feito a noite .  Creio q o problema não seja a temperatura do ambiente , faz 18 meses q tenho ele e nunca troquei a pasta termica

• Coordenador
Postado

Não tem nada de errado com seu notebook, o seu problema é o HD que tá causando gargalo mesmo.

HD de notebook tem 5400RPM e vai causar lentidão.

Troque por um SSD e você vai ver a diferença.

adicionado 1 minuto depois

E é bom desfragmentar ele também. Utilize o Defraggler.

Postado

@mick 07 entendi .. estava pensando em colocar um SSD Samsung 970evo plus de 250 GB , ele tá saindo cerca de 500 reais mais ou menos , só q eu sou um pouco leigo sobre esses assuntos e não entendi muito , será q esse SSD é bom mesmo e tá com um preço bom ? Oh consigo um parecido de outra marca porém mais barato? Também pensei em colocar outra memória ram de 8gb e ficar com dois slots de 8, totalizando 16gb de ram .

• Coordenador
Postado

Olha, por experiência própria, pegue um mais barato e de maior capacidade. Já usei SATA e NVMe, hoje eu to usando o 970 EVO Plus de 500GB e não senti muita diferença pra um SATA, então vale mais a pena pegar um SATA de maior capacidade ou um NVMe mais barato.

• Coordenador
Postado
5 minutos atrás, Felipeadcc disse:

estava pensando em pegar um data de 960gigas

Desculpa, não entendi. O que você quer dizer com isso?

Postado

@mick 07 como eu disse sou meio leigo kkkk pelo que pesquisei e entendi se eu utilizar um sata de mais ou menos 960gb ( quebrou um q um amigo indicou) eu não precisaria utilizar mais o HD , e assim o notebook ficaria mais rápido .. não entendi muito bem isso também , estava pensando em comprar aquele SSD 970 evo plus de 250 GB , mas daí meu amigo disse q seria melhor eu colocar um sata para inutilizar o HD ( q está dando 100% de uso ) . Qual seria a melhor opção?

• Coordenador
Postado

OK, você quiser dizer "sata 960gb".

Se você tiver dinheiro pra gastar, OK.

Mas acho que seu notebook tem entrada m2, você pode colocar um SSD m2 e continuar usando o HDD como armazenamento de arquivos (é o que eu faço aqui no Dell G3, uso o 970 Evo Plus pra Windows, programas e alguns jogos, e o HDD pro resto dos arquivos, documentos e etc).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...