Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de Roteador como repetidor


Ir à solução Resolvido por diegogvieira,

Posts recomendados

Fala galera. Espero que possam me ajudar.

Moro em uma casa de dois andares e estou tentando melhorar o sinal Wifi daqui, pois no andar de cima sempre foi mais fraco, e agora está muito fraco devido a uma realocação necessária do modem (que fica no andar de baixo).

Dando uma pesquisada eu verifiquei que é possível configurar um roteador como repetidor de sinal. Entretanto tenho um desktop no andar de cima que necessita (e prefiro) de rede cabeada. Sendo assim vi que é possível configurar um roteador como repetidor de sinal Wifi e cabeada também (AP+WDS). 

 

Seguem duas imagens para melhor compreensão das configurações atuais e pretendidas.

 

1134307228_CONFIGURAOATUAL.thumb.jpg.50b9ddb5c8fbe56de926cbb548613fad.jpg

 

 

1661226167_CONFIGURAOPRETENDIDA.thumb.jpg.14334c3a534becd17ecdbca802ea2b44.jpg

 

Então eu gostaria de tirar algumas dúvidas:

 

  • Esse tipo de configuração é realmente possível?
  • É necessário configurar algo no modem principal da NET (Humax HG100R-L2)?
  • É necessário um roteador específico que tenha a função AP+WDS?
  • Qual o roteador indicado?
  • E por fim. como realizar essa configuração entre o modem, roteador e dispositivos (pode ser um link explicando ou vídeo, que eu me entendo)?

 

Obs.: Tenho um repetidor de sinal TP-Link TL-WA850RE, mas não tem um lugar direito para colocá-lo que fique com um sinal e velocidade boa.

 

Agradeço desde já galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Diego, é o seguinte pra tua configuração pretendida eu indico tu comprar o roteador Intelbras RF301K, ele é um roteador barato, de fácil configuração e ele vai repetir o sinal do wifi e vai te dar 3 portas LAN pra conexão, sendo que uma delas tu vais ligar no teu computador. Detalhe esse roteador tem configuração de largura de banda, eu recomendaria desativar a rede wifi do teu roteador da Net e deixar que todos conectem no Intelbras assim tu podes controlar quanto de velocidade tu quer disponibilizar pra cada dispositivo, ele permite isso. Estou com uma situação parecida aqui e foi a melhor solução que encontrei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica Fabrício.

Mas nesse caso de eu colocar o sinal principal no novo roteador no andar de cima, acredito que vou ter o mesmo problema de sinal fraco, só que no andar de baixo, não?

Acredito que tendo um roteador no andar de cima, e mantendo o da NET funcionando como roteador também, vou conseguir um bom sinal nos dois andares. Correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, diegogvieira disse:

Obrigado pela dica Fabrício.

Mas nesse caso de eu colocar o sinal principal no novo roteador no andar de cima, acredito que vou ter o mesmo problema de sinal fraco, só que no andar de baixo, não?

Acredito que tendo um roteador no andar de cima, e mantendo o da NET funcionando como roteador também, vou conseguir um bom sinal nos dois andares. Correto?

Provavelmente sim, nesse caso se você não tiver problemas com o uso no andar de baixo consumir a maior parte da velocidade da sua internet então podes deixar as duas redes ligadas mesmo. Mas eu recomendo o uso do roteador citado acima, ele vai resolver o problema do andar de cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas de fato quem mais precisa da velocidade sou eu no andar de cima.

Mas eu ligando o modem no roteador e o roteador no meu Desktop (via cabo) eu vou ter tanta perda de velocidade assim? 

Eu vi que esse que me mandou é bom, mas eu poderia investir um pouco mais. Recomenda algum outro? Eu dei uma olhada no TP-Link TL-WR940N. Sabe dizer se presta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou usar o modem nos andares de cima? Tem essa possibilidade? O sinal irá melhorar substancialmente. A questão maior ai vai ser a competência desse modem da operadora em emitir o sinal corretamente.

De toda forma, aconselho a compra de um roteador que tenha WDS e que atenda as especificações da sua rede para que você use roteando ou repetindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diegogvieira não vai ter perda assim não, cara a recomendação depende do que tu precisa, eu recomendei esse porque ele é barato, e possui configurações de controle de banda que hoje é muito útil pra evitar que um dispositivo consuma toda a velocidade, mas tem outras opções sim, tem um da intelbras que vi que custa uns 250 e ele tem até opção de controlar as configurações direto pelo app da intelbras no celular. Se tu quer apenas não ter perda no andar de cima, qualquer um como o que citei primeiro serve, agora se quiser controlar a quantidade de internet que tu vai distribuir o primeiro também serve porém tem opções melhores. 

 

Por exemplo eu divido a internet com meu irmão ele tem um roteador que serve de repetidor, ele usa no celular e cabo no PC, quando ele usa o PC pra download ele suga toda a internet não tem essa perda que tu estás perguntando, mas no wifi ele tem porque o wifi em si possui perda dependendo do ambiente. Então vou usar o RF 301K pra controlar a velocidade máxima que vai pro roteador dele ai independente do que ele usar lá seja cabo ou wifi vai ser somente o que eu limitar no principal. Só explicando a minha situação porque a tua pode ser parecida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@piitt Obrigado pela dica. Mas não tem essa possibilidade, por isso estou precisando de uma outra solução.

 

@Fabrício da Silva Fonseca Entendi. Essa opção é interessante sim, é mais ou menos o meu caso.. faço muitos downloads.. Mas não seria interessante eu sugar toda a internet quando estiver fazendo algum download. Acho que vou comprar esse TP-Link que informei anteriormente, parece ser uma boa opção e já vi que tem alguns tutoriais ensinando a utilizar ele como AP+WDS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diegogvieira mano, eu dei uma pesquisada sobre esse TP-Link e ele é muito bom cara, te aconselho uma coisa não utilizar WDS, porque tu vais ter perda na comunicação do principal até ele. Recomendo ligar o cabo do principal diretamente até a entrada WAN dele pra receber o sinal do 1º andar e usar a porta LAN dele pra conectar no teu computador. Como tu não queres sugar toda a internet quando fizer download tu podes configurar nesse TP-Link uma velocidade mínima e máxima de download pra evitar esse gargalo. Caso tu quiser dar uma olhada nas configurações dele te aconselho acessar o site de emuladores da TP-Link, lá tu podes escolher o modelo e abrir o emulador no navegador. 
Segue o link: https://www.tp-link.com/br/support/emulator/
Espero que ajude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Gostaria de agradecer as dicas. Comprei o TP-Link mesmo e deu tudo certo. Certo até demais. Estranhei porque só conectei o cabo do modem nele e ele no meu Desktop e não precisei configurar nada. Apenas troquei o SSID e a senha do Wifi.

 

Obrigado por tudo aí galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!