Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros amigos. Boa tarde. Preciso de uma ajuda:

Sou neófito no ramo da eletrônica e com conhecimentos muito incipientes.

Estou precisando desenvolver um circuito para testar no Proteus que me ofereça a seguinte característica:

- Ao ligar o dispositivo na tomada (110v) um tempo começa a conta;

- Após 33s dispara um alarme sonoro de alta intensidade juntamente a conjunto luminoso que pisca intermitente;

- Ao acionar um botão esse time é zerado e só terá início após soltarmos esse botão novamente, dessa forma contando 33s e fazendo os alarmes soarem.

Poderia me ajudar com uma sugestão de circuito? Desde já agradeço pela atenção.

• Membro VIP
Postado

Sugestão sim mas não o esquema com seu nome... de ja vu...

Comece pesquisando e estudando e praticando o 555 monoestável e...

...

220px-555_Monostable.svg_.png&key=55c88d

dica: sua rede ac deve ser colocada "em paralelo" com o disparo trigger pra atender ao requisito...

1 hora atrás, Rogério Lima de Jesus disse:

Ao ligar o dispositivo na tomada (110v) um tempo começa a contar;

edit ... . Um acoplador ótico resolve.

• Membro VIP
Postado

ah... revi agora.... nem precisa do acoplador. Basta-lhe um capacitor entre trigger e gnd. Assim, assim que ligar o treco nasce disparado pois C descarregado...

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Basta-lhe um capacitor entre trigger e gnd. 

Assim não. 

Se deixar o trigger direto a saída não desliga nunca. 

Precisa do capacitor mesmo. 

Porém pra um temporizador de tão pouco tempo existe umas soluções transistorizadas bem simples, de fácil adaptação a rede AC. Acho que já postei alguns esquemas aqui, vou ver se encontro. 

• Confuso 1
Postado

@Renato.88 Opa! Agradeço também pela atenção Renato, ao passo que reitero meu pedido de desculpas pela minha imaturidade no assunto. Fiz o curso Técnico em Eletrônica no Instituto Federal aqui em Salvador, mas tive de abandonar na metade. Lá se vão acho que uns 17 anos. Ultimamente tenho assistido vídeo aulas e lendo bastante para tentar atualizar algumas questões. Enfim... Agradeço pelo apoio seu e da @Isadora Ferraz

Postado

Acho que nenhum circuito de temporizador ganha desse na simplicidade, acho que só se usar um capacitor grande em paralelo com um relé:

Fica muito fácil colocar nele mais 4 diodos 1N4007, um zener e um capacitor de poliéster de 680nF/250V pra ligar na rede de 127V. 

Esses temporizadores simples eu costumo usar como minuteria nas lâmpadas aqui de casa há uns 20 anos, nunca deram problema. 

Eu faço as duas configurações, a que liga depois de um tempo e a que desliga depois de um tempo. 

Qualquer dia vou fazer um post bem detalhado sobre eles porque sempre aparece alguém procurando. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
10 horas atrás, Renato.88 disse:

capacitor grande em paralelo com um relé

com a bobina do rele ... em série pra nascer ligado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!