Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena comprar Placas-Mãe x570 - PCIe 4.0


Posts recomendados

@samagowy Depois de um mês de ansiedade, estou voltando pra dizer que o PC está quase todo pronto. Faltam APENAS a placa de vídeo e o mouse, que irei comprar logo no início de outubro sem mais demora. Na verdade também não comprei o watercooler, mas por enquanto o air cooler que veio com o Ryzen 5 3600 vai segurando aos poucos por um ou dois meses. Acredito que em janeiro eu compre um water cooler decente. 

PEÇAS ADQUIRIDAS: 

 

Processador Ryzen 5 3600

Placa-mãe Gigabyte X470 Aorus Gaming 7 Wifi

SSD nvme m.2 Samsung 970 EVO 1tb

Memória ram Corsair Vengeance RGB 2x8 3200mhz

Fonte Corsair TX650m semi-modular 650w 80 plus Gold

Gabinete NZXT H700 Branco 

Teclado Mecânico Corsair K68 RGB Cherry Mx Red

Monitor MSI OPTIX MAG241C Curvo FHD 144hz 23.6 polegadas / TV QLED 4k Samung Q7FN 55 polegadas (ou 1440p-120hz)

 

Faltam

Water Cooler

Mouse

Placa de vídeo RTX 2070 Super NOVA ou RTX 2080 usada

 

Assim que o gabinete chegar eu monto tudo e posto as preliminares aqui.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/07/2019 às 14:11, samagowy disse:

Li a sua dúvida, e quero apenas tirar algumas para você sobre o PCIe 4.0 e os suportes esperados.

Sobre o PCIe 4.0 no momento somente as placas novas socket AM4 com chipset x570 vão oferecer as pistas PCIe 4.0 e se, e somente se, um processador Ryzen 3000 for utilizado (qualquer modelo lançado, excluindo os modelos com Video integrado Ryzen 5 3400G e Ryzen 3 3200G, que na verdade são parte da arquitetura Zen+). Qualquer outro CPU utilizado, mesmo numa X570, só vai suportar o PCIe 3.0.

Ou seja, mesmo que você compre um Ryzen 2700X e utilize uma placa-mãe X570, todos as pistas PCIe serão todas 3.0, não 4.0.
Outro ponto é que nenhuma fabricante, até o momento confirmou se alguma placa-mãe das séries anteriores, B350,X370,B450,X470 terão atualização para suportar o PCIe 4.0 e mesmo que tenha um processador da série 3000 instalado, isso não vai garantir o uso do PCIe 4.0.

Outra ponto é sobre a questão do consumo já mencionado. As novas mobo X570 são muito mais robusta além de possuir novos e mais recursos que outras anteriores, por isso o preço mais elevado. Se não for o caso de querer usar os novos Ryzen 7 3800X, Ryzen 9 3900X ou Ryzen 9 3950X, não vemos necessidade de se utilizar uma placa da nova plataforma.

Mesmo se for usar um Ryzen 3700X, tente procurar uma mobo B450 ou X370 ou X470 com algum bom VRM e de preferência com bons dissipadores no circuito. Isso vai te dar segurança para que todas as features novas da geração Zen2 possam ser exploradas ao máximo.

Quanto as placas de Vídeo, bom corrigir uma informação importante na sua decisão. A nVidia não trouxe as Super com suporte ao PCIe 4.0, até o momento, os cards Super são compatíveis somente com padrões 3.0.

 

Então a sua dúvida deva ser esclarecida nas próximas semanas com vários testes e reviews com exatamente os comparativos que você precisa acompanhar sobre se há ou não gargalo ao usar placas de vídeo com suporte ao PCIe 4.0 (leia-se as novas Radeon RX da AMD) em mobos somente com suporte ao PCIe 3.0.

Vale a pena esperar e se programar em cima dos próximos reviews que você vá encontrar.

 

Abraços!

 

 

@samagowy

Essa sua análise ainda está de pé para hoje? Eu comprei um AMD Ryzen 7 3700x e comprei um SSD M2 Samsung EVo Plus 970 de 500gb. Pretendo mais pra frente pegar mais um.

 

Querendo desempenho e agilidade ( vou jogar sim, mas nada tão entusiasta ), estou pensando em pegar uma ASUS TUF GAMING X570-PLU justamente para ganhar em velocidade, processamento, e etc.

 

Acha que vale o investimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Surto então, ainda está de pé sim, e aproveito pra melhorar a analise num ponto.

Já ficou comprovado que sim, os SSDs que utilizam o novo barramento PCIe 4.0 são muito mais rápidos que os demais modelos PCIe 3.0. CONTUDO, vale reforçar o seguinte: em alguns casos específicos você sentira realmente a diferença entre as plataformas usando o PCIe 4.0 e uma unidade 4.0. A diferença hoje, se dá de 1 ou 2 segundos de carregamento em jogos, S.O., ou até mesmo outras aplicações. A não ser que você vá fazer cópias constantes e de grandes volumes, não sentirá qualquer diferença plausível que valha a pena o investimento numa plataforma X570. Para desempenho em jogos ou uso geral de aplicações não haverá nenhuma diferença.

E faço questão de reforçar o ponto que falo sobre o VRM, apesar do CPU ser de 65W de TDP, vale adquirir uma MOB com um VRM robusto para que não haja qualquer chance de a placa-mãe possa limitar a CPU.

Essa X570 da ASUS é muito boa, mas a depender do valor, eu acho que você consegue uma excelente X470 top pelo mesmo preço ou menos, abrindo mão exclusivamente do PCIe 4.0.

Se faz questão de usar o PCIe 4.0 para os SSDs, você pode sim adquirir uma X570, mas se você não necessitar de comprar logo agora, pode esperar um pouco para vermos o que vem ao longo do mês de outubro que a AMD promete revelar e lançar os chipsets B550 que não terão o PCIe 4.0 para as VGAs mas manterá o suporte para SSDs. Fica a dica!

Se tiver mais dúvidas, eu só recomendo abrir um tópico específico pro seu assunto, e linkar aqui, que ajudamos lá e fica o foco só no seu caso.

Um abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, samagowy disse:

@Surto então, ainda está de pé sim, e aproveito pra melhorar a analise num ponto.

Já ficou comprovado que sim, os SSDs que utilizam o novo barramento PCIe 4.0 são muito mais rápidos que os demais modelos PCIe 3.0. CONTUDO, vale reforçar o seguinte: em alguns casos específicos você sentira realmente a diferença entre as plataformas usando o PCIe 4.0 e uma unidade 4.0. A diferença hoje, se dá de 1 ou 2 segundos de carregamento em jogos, S.O., ou até mesmo outras aplicações. A não ser que você vá fazer cópias constantes e de grandes volumes, não sentirá qualquer diferença plausível que valha a pena o investimento numa plataforma X570. Para desempenho em jogos ou uso geral de aplicações não haverá nenhuma diferença.

E faço questão de reforçar o ponto que falo sobre o VRM, apesar do CPU ser de 65W de TDP, vale adquirir uma MOB com um VRM robusto para que não haja qualquer chance de a placa-mãe possa limitar a CPU.

Essa X570 da ASUS é muito boa, mas a depender do valor, eu acho que você consegue uma excelente X470 top pelo mesmo preço ou menos, abrindo mão exclusivamente do PCIe 4.0.

Se faz questão de usar o PCIe 4.0 para os SSDs, você pode sim adquirir uma X570, mas se você não necessitar de comprar logo agora, pode esperar um pouco para vermos o que vem ao longo do mês de outubro que a AMD promete revelar e lançar os chipsets B550 que não terão o PCIe 4.0 para as VGAs mas manterá o suporte para SSDs. Fica a dica!

Se tiver mais dúvidas, eu só recomendo abrir um tópico específico pro seu assunto, e linkar aqui, que ajudamos lá e fica o foco só no seu caso.

Um abraço!

 

Certo. Muito obrigada  meu amigo.

 

No meu caso eu já bati o martelo depois de passar o fim de semana inteiro pesquisando sobre, até nos fóruns gringos eu fui. Eu tive processador da AMD bem nos primórdios da empresa logo na segunda geração de Athlons. Passei tanta raiva com travamentos e super aquecimentos que prometi nunca mais comprar AMD. Os próximos 2 foram INTEL e não tive problema algum. Agora, me convenceram a pegar AMD com a promessa de que tudo mudou que eles são mais potentes que a INTEL, consumindo menos. Mas nas minhas pesquisas nos fóruns ( principalmente gringos ), encontrei MUUUUUITA gente reclamando de incompatibilidade, de problema de BIOS na MSI e alguns na ASUS, outros reclamando de Mobos super aquecendo. Até disseram que a fan extra que vem nas mobos X570 seria exigência da AMD já sabendo que com seus processadores as mobos aquecem um pouco além da conta. Depois de ver tudo isso, já me pergunto se nao fiz besteira em vir para a AMD. Mas agora nao tem jeito, já comprei tudo exceto a Mobo. Então por conta de todos os problemas que eu li e por todo dinheiro que já gastei, resolvi gastar um pouco mais na mobo e pegar uma GIGABYTE X570 AORUS ELITE. Talvez eu nem use tudo que ela oferece, talvez esteja pagando mais caro do que deveria, mas não quero me estressar com PC e também preciso dele funcionando 100% para trabalho. Até o Gabinete eu investi é um LIAN LI da Razer com 6 Fans justamente para não ter problema. Espero que a AMD me surpreenda positivamente, pois peguei peças boas justamente para não passar raiva.

 

Abraço.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Surto Entendo a sua preocupação é normal, mas isso tem muita coisa pra se analisar para falar de AMD e INTEL no passado.
Eu mesmo não tenho preferência entre processador de A ou de B. Aquele que me entregar o melhor custo x benefício eu vou dar preferência. Eu já passei pelo seguintes processadores na minha vida:

 - Intel - 486 MMX 100.

- AMD K6II 500.

- Intel Pentium 4 1.5HT.

- AMD Sempron 3200+

- AMD Athlon XP 64.

- AMD Athlon2 X2 64.

- Intel Core 2 Quad 9400

- Ryzen 5 2600 (ATUAL)

 

Em todos os períodos eu tive altos e baixos com todos os processadores citados e nenhum deles passou ileso de problemas.
Por exemplo, os que mais esquentaram e me deram dor de cabeça foram os seguintes:

Intel Pentium 4 1.5HT (o mais problemático em questão de temperatura)

AMD Sempron 3200+ (o mais fraco proporcionalmente, porém o mais frio)

Intel Core 2 Quad - (cooler box nunca deu conta, tive que adquirir um cooler bem mais potente pra segurar o bichinho frio)

 

Ou seja, independentemente de época e de fabricante, eu sempre tive problemas com as duas marcas, e isso inclui a plataforma como um todo. Em questão de compatibilidade de memórias, eu nunca passei tanta raiva quanto a minha experiência anterior com o Core 2 Quad. Havia uma limitação entre memórias compatíveis impressionante.
Hoje com o Ryzen, foi pegar um tipo de memória e instalar. O que aconteceu por exemplo na geração 1000 dos ryzen não ocorreram mais. Então são pontos de melhoria.
 

Cara quando os sites falaram do aquecimento dos Ryzen 3000 e a sua plataforma, tem muito a ver com o barramento PCIe 4.0 e por isso a alta demanda energética que requereu alterações nos padrões e requisitos das placas X570. Muitos reviews levam em consideração apenas questões como aquecimento, então se aquece muito não presta, o que na verdade não é bem isso que devemos procurar quando fazemos um investimento em componentes novos de um PC. O que queremos, o que nos atende e a nossa necessidade e criticidade. Tudo isso está acima de reviews e indicações. Tudo porque quem normalmente faz testes e tudo mais, deseja levar os componentes testados até o limite, o que felizmente não acontece com 95% dos usuários de desktops.

Bom não vou me estender.
Com essas suas escolhas foram ótimas, mas com certeza poderia ter poupado um pouco de dinheiros ai. Mas vai que você não vai sofrer tanto quanto alguns reviews e matérias por ai falam.

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, samagowy disse:

@Surto Entendo a sua preocupação é normal, mas isso tem muita coisa pra se analisar para falar de AMD e INTEL no passado.
Eu mesmo não tenho preferência entre processador de A ou de B. Aquele que me entregar o melhor custo x benefício eu vou dar preferência. Eu já passei pelo seguintes processadores na minha vida:

 - Intel - 486 MMX 100.

- AMD K6II 500.

- Intel Pentium 4 1.5HT.

- AMD Sempron 3200+

- AMD Athlon XP 64.

- AMD Athlon2 X2 64.

- Intel Core 2 Quad 9400

- Ryzen 5 2600 (ATUAL)

 

Em todos os períodos eu tive altos e baixos com todos os processadores citados e nenhum deles passou ileso de problemas.
Por exemplo, os que mais esquentaram e me deram dor de cabeça foram os seguintes:

Intel Pentium 4 1.5HT (o mais problemático em questão de temperatura)

AMD Sempron 3200+ (o mais fraco proporcionalmente, porém o mais frio)

Intel Core 2 Quad - (cooler box nunca deu conta, tive que adquirir um cooler bem mais potente pra segurar o bichinho frio)

 

Ou seja, independentemente de época e de fabricante, eu sempre tive problemas com as duas marcas, e isso inclui a plataforma como um todo. Em questão de compatibilidade de memórias, eu nunca passei tanta raiva quanto a minha experiência anterior com o Core 2 Quad. Havia uma limitação entre memórias compatíveis impressionante.
Hoje com o Ryzen, foi pegar um tipo de memória e instalar. O que aconteceu por exemplo na geração 1000 dos ryzen não ocorreram mais. Então são pontos de melhoria.
 

Cara quando os sites falaram do aquecimento dos Ryzen 3000 e a sua plataforma, tem muito a ver com o barramento PCIe 4.0 e por isso a alta demanda energética que requereu alterações nos padrões e requisitos das placas X570. Muitos reviews levam em consideração apenas questões como aquecimento, então se aquece muito não presta, o que na verdade não é bem isso que devemos procurar quando fazemos um investimento em componentes novos de um PC. O que queremos, o que nos atende e a nossa necessidade e criticidade. Tudo isso está acima de reviews e indicações. Tudo porque quem normalmente faz testes e tudo mais, deseja levar os componentes testados até o limite, o que felizmente não acontece com 95% dos usuários de desktops.

Bom não vou me estender.
Com essas suas escolhas foram ótimas, mas com certeza poderia ter poupado um pouco de dinheiros ai. Mas vai que você não vai sofrer tanto quanto alguns reviews e matérias por ai falam.

Um abraço!

 

Sua análises sempre muito pertinentes, parabéns. 

 

De fato daria sim para ter economizado. Mas eu começo ler Review e quando começam a descascar tal coisa já parto para uma acima para evitar dor de cabeça e uma 350 da Gigabyte que ia pegar barata acabei partindo para uma AORUS ELITE. Risos. 

 

Mas a ideia é ter o PC a longo prazo. Uso todos os dias para trabalho e nos momento de lazer gosto de rodas jogos com gráficos no HIGH, então acho que o investimento foi legal, tentei ao máximo conciliar as peças para não dar gargalo. Então peguei uma MOBO boa, com boa construção, memorias HyperX PREDATOR que estão na lista de compatíveis da MOBO ( também peguei a ELITE pensando no dissipador do M2, já que falam que aquece bastante e fica colado na VGA ), um gabinete bem avaliado no quesito refrigeração. E a princípio como não farei overclock, vou usar o cooler original da AMD. Se ver que está aquecendo além da conta vou partir para um WaterCooler. 

 

Valeu pelas mensagens.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Surto Suas colocações estão corretas, e o modo de pensar é importante também, como vai montar um equipamento para longo prazo, assim como eu faço, é importante sim levar em consideração todos os itens do conjunto. Só acho que a MOBO ficou um pouco exagerada, ainda mais não levando em consideração que você não deve fazer overclock. O Ryzen 7 3700X vai rodar em carga máxima e bem frio no coolerbox, mas já que investiu bem na config, se mais pra frente você tiver uma folguinha, trocar por um watercooler ao menos de entrada deve ser considerado.

O dissipador dos SSDs é legal ter sim, e ai posso dizer que não é exclusivo da plataforma AM4 ou do PCIe 4.0, esta questão afeta todos os M.2 já que por estar muito próximo da MoBo tem dificuldades de dissipar o calor, e o mesmo ocorre com a plataforma Intel. Vale o investimento na Mobo mais cara.

No mais, depois passa aqui pra retornar a opinião que você teve de forma imparcial e a experiencia que você estiver tendo.

 

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@samagowy mano estou com uma duvida muito doida. Estou pra montar um PC , conf abaixo

R7 3700x

B450 tomahawk 

2x 16GB 3200mhz corsair 

Fonte 750w corsair 

Placa de vídeo 2070 super galax 

 

Eu já tenho o processador em mãos e a placa-mãe que chegou essa semana , porém estou meio arrependido sobre a placa-mãe, paguei 800 reais com frete e vi uma x570 tuf por 1050 reais. Eu escolhi a tomahawk por ver varias recomendações de que ela era muito boa e a melhor b450, porém apos comprar vi poucas portas USB e meu PC também sera voltado pra rgb ,  e também a placa tem poucos recursos , além de ser antiga .você acha que valeria a pena devolver a placa-mãe e pegar uma melhor , pois sou leigo sobre PCs e nem devo usar overclock, e essa tomahawk é muito voltada pra quem quer fazer isso. (Obs: quero que esse PC dure uns 4 a 6 anos e estou achando a placa-mãe ultrapassada. Se puder me ajudar por favor . O dinheiro para as outras peças ja tenho, so estou aguardando a black Friday para ver se economizo em algo 

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Cascarelli Vou dar uma olhada nas especificações de cada placa e ver se tenho alguma outra placa que atenda as suas necessidades e retorno aqui beleza?
Mas me adianta umas informações por favor? Você disse que a placa tem poucas USBs, mas quantos periféricos você vai querer utilizar para analisar que há poucas USBs? Já pensou qual monitor vai usar junto com esta configuração?

E sobre sistema RGB, pode me adiantar qual gabinete já possui, vai comprar ou tem em mente?

Tudo isso em mente ajuda muito a realizar boas escolhas.

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samagowy gabinete gamemax infinit m908, + 2 fans gamemax. A placa tem 5  portas se não me engano, fica mouse, teclado, fone, mousepad, ai me sobra apenas 1 para algum pendrive ou HD externo. O monitor pretendo pegar um de 165Hz ou 144Hz , 1ms. O PC não é só para jogos , vou usar pro curso de TI que começarei a fazer.

Se a placa-mãe aguentar nem o processador , e não me dar dor de cabeça , não tem problema eu ficar com ela, porém fiquei com um pé atrás sobre por ela ser meio antiga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Cascarelli dei uma olhada por cima nas duas placas que você mencionou. Minha consideração é que, bem no seu caso específico, a tuf vai te dar mais recursos pelo preço a mais, ponto. Se for só pensando em USBs o que você ganha na porta traseira é 1 porta 3.0 gen 2 a mais na TUF em comparação. Claro, a placas são de categorias diferentes e claro que a TUF vai te entregar mais recursos, mas eu honestamente só vejo, exclusivamente no seu caso, um benefício em pegar a TUF gaming X570 pelos recursos para controle de RGB que a placa possui.

Mas me permita um porém, os recursos que ambas as placas possuem são excelentes pra grande maioria dos usuários. As duas tem excelente construção, mas o preço a mais do TUF é refletido em mais recursos.

A placa B450 ser mais "antiga", neste caso não significa muita coisa se você não vai forçar overclock. No próprio site da MSI mostra que ela a possui BIOS atualizada com suporte para os Ryzen 3000. Se você quer durabilidade, você com certeza vai ter boa opção em mãos, seja na tuf seja na Tomahawk.

E voce está esquecendo de dois detalhes, um bom monitora hoje normalmente conta com USBs além da usbs frontais que as duas placas vão te entregar a mesma coisa.

 

Então vou listar os recursos extras que, segundo o que vi por alto, podem valer pra sua escolha pela TUF ou não.

 

Mais USBs na parte de trás. 1+

Pontos de controle de RGB aurasinc na própria placa.

Circuito de som ligeiramente mais potente, mas com um chip de áudio bem melhor. Usa um chip Realtek 1200.

(Mas o conjunto da MSI possui saídas de áudio banhados a ouro e a TUF não)

Mais pontos de ligação de fans com pwm.

1 porta M.2 a mais que a B450.

Dissipador próprio na placa para um SSD m.2

Pistas PCIe 4.0 para o slot de vídeo x16 e x4 para a primeira porta M.2

Enquanto a B450 possui o PCIe 3.0 para os SSDs e pro slot x16 da VGA.

 

O que ressalto é que por ser uma novidade, a durabilidade do Chipset x570 ainda não está totalmente garantido ou aprovado. Tem um sistema ativo de resfriamento aí pra ele, então não sei se vale o risco.

Se fosse na minha opinião, honesta, não iria nem de B450 e nem de X570 por agora. Apesar de ainda ser uma icognita a data de lançamento, a espera pelo Chipset B550 poderia chegar como uma opção mais interessante. Porém, como disse, não sei dizer quando efetivamente poderia chegar a.placa talvez até Tomahawk B550 ou TUF B550.

Depois com mais tempo eu posso te ajudar com mais informações. Desculpa pela falta de tempo pra ajudar com mais.

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samagowy está ótimo, foi de grande ajuda, deu pra entender bastante entre uma e outra, ficarei com a tomahawk pois além de já ter comprado, acredito que ela vai suprir bem minhas necessidades , você acha que esse conjunto que vou montar esta bom ? Ou não está tão equilibrado ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim eu acho que está bem equilibrado e vai te suprir bem a longo prazo. Hoje essa 2070 Super vai te dar gordura pra você suportar bem jogos em FULL HD e QHD Ultra e até um 4K alto ou médio, a depender do jogo, mas você vai conseguir jogar bem e até por uns 3 anos deve te atender sem maiores problemas. Normalmente é um tempo aceitável até porque a cada geração que os games mudam e seguem uma tendência. Já pra uso geral, sim você estará mais do que bem atendido, e fica a dica para ter o máximo de cuidado para que a durabilidade seja longa com a parte elétrica onde o PC vai ser plugado. Quanto maiores as proteções, mais seguro estará o seu sistema.

Vai de fé que se você não for hardcore, não vai sentir falta de novos recursos por algum tempo.

No mais, se surgir dúvidas, posta ai.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samagowy para eletricidade eu vou comprar um clamper que me indicaram e pretendo pegar um nobreak, porém vai sair caro pois um que suporte o PC não é tão barato. Sobre a fonte você acha que uma 650w aguenta de boa ? Estava pensando em pegar a tx650m Gold, que está por volta de 600 reais , ou uma cx 650m ou 750m, os 3 modelos da corsair. porém o modelo cx esta metade do preço da TX .O que você acha? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi CascarelliA diferença entre os modelos TX e CX é a eficiência e alguns componentes.
Se você não tiver interesse em fazer um overclock para a plataforma toda, além das memórias que vão ter que rodar em XMP-A mode para alcançar os 3200 que você mencionou, o modelo CX é mais do que indicado. Eu mesmo uso um modelo CX650 (não modular, o m acredito seja do modelo modular) e está super tranquilo e dentro da margem.
Usa a diferença de $$$ entre os modelos pra ajudar pra pegar o nobreak adequado e fica bem de olho nas especificações para que o nobreak atenda perfeitamente a sua configuração. Não sei indicar modelos de nobreak pois não tenho lá muita experiência com nobreaks.

No mais, o que eu puder ajudar só falar.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, decidi comentar aqui antes de abrir um novo tópico sobre o mesmo modelo de placa-mãe. 
comprei os seguintes itens 

Ryzen 7 3800x e GeForce 2070 super. 
Conversando com um amigo que viu bastante sobre, ele me falou que vale mais a pena pegar as X570 mais baratas. Mas como não somos especialistas, resolvi tirar essa dúvida com vocês. 
Estou disposto a gastar até uns 2500 na placa-mãe, mas claro que se tiver uma boa opção por 1000 que supra a necessidade, melhor. 
 

Saberiam me informar e indicar algum modelo? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bilyuskis Vou ter que discordar de seu amigo. Eu passei pela mesma dúvida que você. Decidi que, no meu caso e no cenário atual, é melhor comprar uma placa-mãe top de linha do segmento x470 do que uma x570 de nível de entrada ou mediana. Eu tinha até uns 2000 reais pra placa-mãe. Comprei uma gigabyte x470 aorus gaming 7 wifi por 1400 reais, completíssima, com mais recursos do que uma placa x570 "mais barata". Atualizei a bios para torná-la compatível com os ryzen 3000 e pronto. Não fico devendo nada a nenhuma mobo x570 da mesma faixa de preço. Sendo bem sincero, mesmo que você queira uma placa com PCIe 4.0 pra futuros hardwares do mesmo padrão, o ganho de velocidade provavelmente vai ser imperceptível pra maioria dos usuários, pois o PCIe 3.0 já é capaz de ser rápido muito além do suficiente. Dependendo da máquina que você esteja montando, 2500 reais é muito pra torrar na placa-mãe. Me dei conta disso quando escolhi a minha. Comprar uma x470 high-end, na minha opinião, vale mais a pena do que uma x570 low ou mid-end. Digo isso sem medo de errar. Não me sinto nem um pouco "atrasado" frente aos novos lançamentos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samagowy Devo os créditos a você pela sua ajuda. E por falar nisso, o PC está aqui, todo montado. O Watercooler chega terça feira Kraken x72 chega terça feira. Fim de novembro compro a placa de vídeo, mas antes deixa eu postar aqui mais uma observação. Surgiram rumores de que no ano que vem a Nvidia pretende lançar a nova geração denominada Ampere, as RTX 3000, prometendo preços muito mais "acessíveis". A AMD vai chegar com as novas NAVI, provavelmente superando boa parte dos modelos atuais. Sei que isso tudo é imprevisível neste momento, mas eu recuei da minha certeza de comprar a RTX 2070 Super agora. Enquanto a 2070S está custando cerca de 3 mil reais, a RX 5700xt está na casa dos 2500 reais oferecendo uma performance praticamente igual, inferior aqui e ali de modo bastante equilibrado, e obviamente sem ray tracing.

 

Resumindo o baile: estou pensando em comprar a RX 5700 XT agora e economizar algo em torno de 700 reais que eu daria a mais numa RTX 2070 Super, e ir aproveitando até o lançamento das RTX 3000... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo Silas então, eu acho que precisa ser muito cauteloso. A escolha tanto pela 2070S ou pela 5700 XT são boas escolhas e o preço de uma compensa o extra da outra, mas não sei se basear somente em rumores seria o caso mas se você realmente quiser dar uma economizada eu indicaria nem a 5700XT, mas o modelo Sem XT porque, na minha opinião a revenda do modelo não XT será maior que a versão XT mas isso também é especulativo e imprevisível. Se fosse eu seguiria a sua linha de pensamento e economizaria um bom dinheiro numa versão da Radeon e guardaria esse dinheiro para uma futura ampére ou RX 6000.

Mas devo dizer uma coisa, se a RTX 3000 vierem mesmo com o que a nVidia promete, os valores prometem ainda ser altos, a julgar pelo histórico da empresa.

No mais podemos discutir mais sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bilyuskis Primeiro que bom que ajudamos.

Segundo, normalmente o flashupdate de bios é simples de usar, mas depende de cada placa-mãe. Você vai precisar baixar a bios do site e salvar num pendrive para fazer a atualização. Recomendo para todo processo de atualização de bios, deixar somente a bios baixada no pendrive, sem nenhum outro arquivo.

Mais informações, acredito ser melhor ler o manual pra entender exatamente como fazer. O manual está disponível online, então não precisa nem esperar a placa chegar, em caso de ter comprado online.

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samagowy Talvez a Nvidia seja forçada a baixar alguns preços. Primeiro porque o Ray Tracing também vai estar disponível nas próximas placas high-end da AMD (Navi 21). Segundo porque a Intel também vai estar presente nesse cenário de placas de vídeo em 2020. A própria Nvidia falou em disponibilizar os novos produtos com preços "mais acessíveis". Tudo bem, eu sei que não tem como prever isso agora, mas vamos ver no que dá. 

O modelo RX 5300 chega ao mercado em dezembro pra competir com as gtx 1660 super e ti da Nvidia, mudando algumas coisas no patamar mid/low-end. 

E meu caro samagowy, realmente não podemos nos basear 100% em especulações, mas estou quase aceitando sua sugestão de comprar a 5700 não-XT (ou outro modelo econômico que você queira sugerir) provisoriamente, enquanto espero o resultado desses lançamentos. Gastei muito em outros hardwwares pra comprar uma placa de vídeo barata agora... sei que é loucura, mas quero enfatizar que é provisório mesmo. Não sinto que devo gastar 3 ou 4 mil reais numa placa de vídeo atual sabendo que placas superiores podem vir antes do segundo semestre de 2020 custando a mesma coisa ou quem sabe até menos. e seja como for, já estamos quase no fim de 2019... Se estivéssemos no início de 2019, eu não daria a menor importância a "lançamentos do ano que vem", mas estamos no final do ano, e isso muda um pouco as coisas. Acho que vale a pena esperar pra que eu termine de vez meu setup 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!