Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena comprar Placas-Mãe x570 - PCIe 4.0


Posts recomendados

Algumas placas-mãe x570 já estão em pré-venda na Terabyte e também na Kabum (lançamento oficial na Terabyte só a partir do dia 15/07). Embora eu seja muito leigo no assunto, percebi que o principal diferencial que esse novo segmento está trazendo, mesmo nos modelos de entrada, é a expansão de memória RAM para 128GB e slots PCIe 4.0. Quero comprar uma RTX 2070 até o final do mês, só que o padrão dela, pelo que pesquisei, é 3.0, o que não traz nenhum problema de compatibilidade com as x570 mas também não usufrui da maior velocidade e ganho de performance (segundo as propagandas) que a 4.0 proporciona, e provavelmente apenas as novas placas de vídeo RTX Super e NAVI RX 5700 virão com o 4.0. Até agora, a mobo x570 mais barata tem preço mínimo na casa dos R$ 1.200,00... então me pergunto se faz sentido comprar uma delas pra usar uma 2070 PCIe 3.0, já que o preço das RTX Super creio que serão bem difíceis de digerir logo de cara!!! O PC que pretendo montar é voltado exclusivamente para jogos:

 

Processador: Ryzen 2700x (estou estudando se algum 3000 custo-benefício valerá mais a pena)

placa-mãe: (dúvida entre x570 e x470)

Placa de vídeo: RTX 2070 (vou torcer pra Super não vir tão cara... caso meu amigo vá pros EUA, aí sim compensa comprar fora)

RAM: Kingston HyperX Predator 1x16gb

Fonte: CX650w Corsair

HD 1tb

SSD: Samsung 970 EVO Plus 250gb 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo Silas PCI 4.0 é beneficial para SSDs, voce pode ter +15Gb/s com SSDs M.2 Gen4

 

 

Se for para jogos, um R5 3600 ganha do 2700X, e no que esta gastando em X570 + R7 2700X voce provavelmente pega uma B450 + R7 3700X

 

Se nao for comprar agora, a RX NAVI 5700XT empata com a RTX2070, mas nao tem ray tracing, mas, só recomendo se nao for comprar esse mes, porque os drivers iniciais estão um caos

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador o que sempre me deixa atribulado é se existe diferença significativa (na perspectiva de um leigo que não quer "fazer feio", mas também não quer sair jogando dinheiro fora) entre as mobos b450 e x470 dentro num orçamento de R$ 500,00 pra R$ 1.000,00 ou um pouco mais que isso. Vi em outro post você comentar que em termos de VRM's, essas placas tendem a ser praticamente a "mesma coisa" (me corrija se entendi errado), independentemente do valor. Ou seja, você paga mais caro pela marca, pelo design sofisticado e por luzes RGB? Se for pra "chegar chegando", então vale fazer um esforço maior pra pegar um R5 3600 com uma x570 de entrada, esperando o tempo apropriado pra investir num SSD e numa VGA do mesmo segmento x570, só que aí deve salgar muito o preço. Mas acredito que não tenha outro jeito...

 

E quanto ao benefício do 4.0 nas placas de vídeo do mesmo padrão, li nesse link que as vantagens não afetam apenas SSDs: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/06/pci-express-40-conheca-o-padrão-mais-rápido-para-placas-de-video-e-ssds.ghtml 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo Silas voce paga mais pela marca, pelo visu, pelo VRM, por refrigeração, mais portas USB, mais slots PCI, mais slots  M.2

 

Se voce nao for pegar um R9 3900X ou R9 3950X nao tem muita necessidade de pegar um VRM monstro.

O R7 3700X consome quase nada de energia, é um CPU super eficiente, um VRM 4+3 ja segura, só nao vai permitir OC, e voce nem vai querer fazer igual, ja que PBO + XFR é melhor que OC manual.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador considerando uso focado em jogos 1440p com RTX 2070, pra um R7 3700x em OC sensato (caso seja interessante fazê-lo), que placa-mãe seria mais viável? Acredito que qualquer marca das x570 sejam "boas" devido ao preço e aos recursos que você mencionou, mas e quanto às versões anteriores b450 e x470? você pode indicar alguma enviando algum link? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li a sua dúvida, e quero apenas tirar algumas para você sobre o PCIe 4.0 e os suportes esperados.

Sobre o PCIe 4.0 no momento somente as placas novas socket AM4 com chipset x570 vão oferecer as pistas PCIe 4.0 e se, e somente se, um processador Ryzen 3000 for utilizado (qualquer modelo lançado, excluindo os modelos com Video integrado Ryzen 5 3400G e Ryzen 3 3200G, que na verdade são parte da arquitetura Zen+). Qualquer outro CPU utilizado, mesmo numa X570, só vai suportar o PCIe 3.0.

Ou seja, mesmo que você compre um Ryzen 2700X e utilize uma placa-mãe X570, todos as pistas PCIe serão todas 3.0, não 4.0.
Outro ponto é que nenhuma fabricante, até o momento confirmou se alguma placa-mãe das séries anteriores, B350,X370,B450,X470 terão atualização para suportar o PCIe 4.0 e mesmo que tenha um processador da série 3000 instalado, isso não vai garantir o uso do PCIe 4.0.

Outra ponto é sobre a questão do consumo já mencionado. As novas mobo X570 são muito mais robusta além de possuir novos e mais recursos que outras anteriores, por isso o preço mais elevado. Se não for o caso de querer usar os novos Ryzen 7 3800X, Ryzen 9 3900X ou Ryzen 9 3950X, não vemos necessidade de se utilizar uma placa da nova plataforma.

Mesmo se for usar um Ryzen 3700X, tente procurar uma mobo B450 ou X370 ou X470 com algum bom VRM e de preferência com bons dissipadores no circuito. Isso vai te dar segurança para que todas as features novas da geração Zen2 possam ser exploradas ao máximo.

Quanto as placas de Vídeo, bom corrigir uma informação importante na sua decisão. A nVidia não trouxe as Super com suporte ao PCIe 4.0, até o momento, os cards Super são compatíveis somente com padrões 3.0.

 

Então a sua dúvida deva ser esclarecida nas próximas semanas com vários testes e reviews com exatamente os comparativos que você precisa acompanhar sobre se há ou não gargalo ao usar placas de vídeo com suporte ao PCIe 4.0 (leia-se as novas Radeon RX da AMD) em mobos somente com suporte ao PCIe 3.0.

Vale a pena esperar e se programar em cima dos próximos reviews que você vá encontrar.

 

Abraços!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samagowy Obrigado pelo ótimo comentário. Foi realmente esclarecedor. Vou esperar os reviews e acompanhar a repercussão dos preços das RTX 2070 Super no Brasil. Também me ajudou muito sua informação de que as RTX Super não terão PCIe 4.0, e sim 3.0. Bom, mesmo assim minha dúvida ainda permanece. Pra alguém que pretende focar o PC pra jogos em 1440p/Ultra Settings, ou em 4k (no caso dos jogos que rodem na casa dos 50fps+/Ultra Settings), a build com mobo x570 (algum modelo de entrada), a RTX 2070 Super (ou RTX 2070 se o preço cair de modo considerável) e o R7 3700x são um gasto "exagerado"? Pergunto isso porque pra quem está montando um PC do zero, que é o meu caso, fazer um certo esforço pra adquirir os componentes mais atuais soa muito, mas muito tentador

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo Silas Sobre a dúvida que ainda persiste, os testes iniciais que tenho acompanhado mostram que uma RTX 2070 Super vai aguentar bem um gameplay na casa dos 60FPS e até mais, em QuadHD e Ultra, e até 4K talvez em Alto.
Nos primeiros testes vistos, até um novo CPU Ryzen 3600 tem empurrado bem os games a altas taxas de quadros, o que joga o "gargalo" nos casos de resoluções mais altas como 4K e 2.5k para a VGA. Então quanto a CPU, um Ryzen 3700X vai segurar legal junto com um RTX 2070 ou até a versão Super.

Sobre o PCIe 4.0, enquanto os drivers não estiverem muito maduros, fica difícil ver se as novas RX 5700 da AMD vão realmente tirar proveito da maior largura de banda disponível numa nova mobo X570.

Até lá, não vale a pena o investimento, a não ser pensando num futuro upgrade de CPU e VGA com real uso e ganho do novo barramento PCIe 4.0.

No caso de compra pensando num futuro Upgrade, então investir numa VGA "menos" potente (RTX 2060 ou Super) e num Ryzen 3700X para depois dar um UP numa outra VGA bem mais forte.

 

Detalhe que quero compartilhar é que, na minha opinião, a AMD ainda não lançou as placas topo de gama como muitos acham que as RX 5700 e RX 5700 XT são, e novas, ainda não improváveis, RX 5800 ou 5900 podem surgir nos próximos meses, talvez empurrando mais pressão em cima do PCIe 3.0, e ai sim, obrigando um uso do barramento 4.0 para tirar proveito da maior banda disponível.

 

No mais, se houver mais dados que eu puder compartilhar no futuro, eu adiciono aqui.

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Ricardo, como disse que faria, segue link de uma matéria onde sugere que a AMD ainda tem cartas na manga, e como eu havia descrito, a AMD ainda não lançou as suas top de linha.

https://www.techpowerup.com/257872/amd-could-launch-new-navi-gpus-soon

 

Vamos seguir acompanhando pra ver o que é real ou não né.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samagowy , obrigado pela atenção. Desde a última vez que postei neste tópico, fiz algumas mudanças na escolha das peças. Preferi deixar o Ryzen 7 3700x de lado e já comprei o R5 3600. Também comprei um SSD Samsung 970 EVO de 1tb e um kit de memória ram 2x8 da corsair (vengeance RGB) 3200mhz. A mãe de um amigo está vindo dos EUA com esses três itens que adquiri. Quanto as placas mãe x570, pesquisei bastante sobre elas e realmente cheguei à conclusão de que NO MOMENTO estarei mais do que satisfeito com uma x470. Agora só me resta escolher qual comprar. A que mais me tem me atraído é a Gigabyte x470 Aorus Gaming 7 Wifi, tanto pelo recurso de wifi integrado, que me interessa muito, quanto também pelo design estético. Na Kabum essa placa está por 1600 reais, bem acima do preço que estou disposto a pagar, mas encontrei alguém que está interessado em vender uma novíssima, nunca usada, por 1300 reais. Você acha que vale a pena? A placa de vídeo já foi decidida: RTX 2070 Super para jogar em QuadHD no ultra ou em 4k no alto. Pelo que pesquisei sobre a x470 Gaming 7 Wifi, ela parece ser uma das topo de linha do segmento x470, perdendo apenas pra x470 CrossHero VII e pra Taichi Ultimate. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo Silas, gostei de saber das suas escolhas. A configuração vai ficar boa, e o equilibro está bem interessante, contudo, eu acho que você estará investindo muito na placa-mãe enquanto o processador não é tão poderoso ao ponto de explorar todo o potencial da placa.
Neste caso, ou investiria numa placa-mãe X470 um pouco mais barata mas com todos os recursos que você deseja, se você não estiver pensando em fazer um upgrade de CPU tão cedo

ou

Investiria num modelo B450 dos melhores, se não estiver pensando num Upgrade de CPU futuro.

ou

Manteria a escolha desta mobo, se você estiver pensando num futuro upgrade do processador entre os mais potentes.
 

A placa-mãe Gigabyte Aorus Gaming 7 Wi-fi realmente é um modelo topo de linhas, mas ela seria mais indicada para um processador como os novos Ryzen 7 pra cima.

Um indicação em caso de não querer perder muitos recursos, manter a qualidade e estilo, e se não estiver pensando num futuro upgrade bom de CPU, indico uma placa como esta:

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-PRO-WIFI-rev-10#kf

 

O preço que você mencionou está legal, mas como esta placa chegou no lançamento a 1500 reais, vale a pena correr atrás de um bom preço. A 1300 reais esta legal se estiver nova com todos os itens dela, mas usada não vejo como bom sinal o investimento de mais do que uns 1100 ou menos.

 

Outro ponto é que se optar por uma mobo B450, vai ter uma grana extra pra investir ou na Placa de Vídeo, quem sabe subindo para um 2080 ou 2080 super, se a diferença não for grande demais, ou em outros componentes.

Nos dois casos, os circuitos de tensão são muitos bons, topo de linha na X470, o circuito de som é top de linha em ambas e trazem muitos recursos.

No mais, a configuração escolhida ficou muito boa. O monitor que você usa ou vai usar já é um modelo 4k?

 

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, samagowy disse:

Manteria a escolha desta mobo, se você estiver pensando num futuro upgrade do processador entre os mais potentes.

@samagowy Faz muito sentido o que você disse. E sim, eu escolhi o Ryzen 5 3600 porque fora o fato de ele ser o melhor custo/benefício atualmente, já pretendo evoluir para algum Ryzen 7 de 3ª geração num futuro de médio prazo. Claro que outro motivo importante foi o preço dele nos EUA. Comprei sem ter nenhum custo com frete, totalizando 850 reais aproximadamente. Não comprei o Ryzen 7 3700x porque mesmo em dólar sairia muito caro, algo em torno de 1400 pra 1500 reais (conversão dólar turismo a 4 reais + taxa 7% cobrada pela Amazon). 

Eu cogitei a B450 Aorus PRO Wifi, no entanto lendo alguns reviews eu vi que ela não é uma boa opção para Overclock. Seria o bastante pra uso em Stock, sem dúvida. Eu nunca overclockei nada, mas tenho vontade de aprender. Então acredito que seja mais "seguro" optar por algo um pouco mais superior. 

5 horas atrás, samagowy disse:

A 1300 reais esta legal se estiver nova com todos os itens dela, mas usada não vejo como bom sinal o investimento de mais do que uns 1100 ou menos.

Voltando pra x470 Gaming 7, por 1300 consigo ela na caixa lacrada, nunca usada, com 3 meses de garantia mas sem NF. É um preço alto, realmente. Outra saída seria recorrer à importação, mas somando o preço + frete via redirecionador em dólar, em reais me custaria 1200 reais. Por 100 reais de diferença é melhor comprar no Brasil mesmo. 

 

5 horas atrás, samagowy disse:

Outro ponto é que se optar por uma mobo B450, vai ter uma grana extra pra investir ou na Placa de Vídeo, quem sabe subindo para um 2080 ou 2080 super, se a diferença não for grande demais, ou em outros componentes.

A b450 Pro custa 850 com frete, e a Gaming 7 por 1300 com frete. Diferença de 450 reais... A RTX 2070 Super sai por mais ou menos 2500 reais, e a RTX 2080 (não super) mais barata que vi custa 3600 reais sem frete. Ou seja, os 450 "economizados" não me ajudaria a comprar uma placa de vídeo superior à 2070 Super. No máximo eu compraria um WaterCooler de 240mm pra substituir o aircooler da AMD, algo que já estava incluído em meu orçamento.

 

5 horas atrás, samagowy disse:

O monitor que você usa ou vai usar já é um modelo 4k?

Inicialmente, pretendo comprar um monitor Full HD pra uso corriqueiro. Já para jogos, eu vou utilizar uma TV Samsung QLed  4k Q7FN de 55 polegadas, pra jogatinas em 1440p ou em 4k. Futuramente talvez eu compre um monitor 4k, mas no momento acho que essa TV dará conta do recado em resoluções superiores. Por isso também minha necessidade de Wifi integrado. A TV fica na sala e o PC ficará em meu quarto. Acho que por enquanto é isso. Pela minha inexperiência, só preciso ter certeza de que não estou exagerando no gasto da x470 aorus gaming 7, mesmo por 1300 reais NOVA, pros objetivos e propósitos de uso que especifiquei. Agradeço a você novamente pela paciência e pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Inicialmente, pretendo comprar um monitor Full HD pra uso corriqueiro. Já para jogos, eu vou utilizar uma TV Samsung QLed  4k Q7FN de 55 polegadas, pra jogatinas em 1440p ou em 4k. Futuramente talvez eu compre um monitor 4k, mas no momento acho que essa TV dará conta do recado em resoluções superiores. Por isso também minha necessidade de Wifi integrado. A TV fica na sala e o PC ficará em meu quarto. Acho que por enquanto é isso. Pela minha inexperiência, só preciso ter certeza de que não estou exagerando no gasto da x470 aorus gaming 7, mesmo por 1300 reais NOVA, pros objetivos e propósitos de uso que especifiquei. Agradeço a você novamente pela paciência e pela ajuda.

Quanto ao monitor, está bem servido e as escolhas estão de acordo. Usando a TV não terá nenhum problema, pode seguir o plano. Indico apenas pesquisar para usar um bom cabo HDMI para evitar qualquer tipo de perda de qualidade na transmissão dos dados. De resto, tudo certo, fez boas escolhas.

Nos demais pontos citados, fez boas escolhas, e realmente a diferença no brasil economizado na troca entre mobos não faria tanta diferença assim para se investir numa VGA superior a RTX 2070 Super.

Se vai ter mesmo um futuro upgrade na CPU, ai recomendaria até aguardar no próximo ano os resultados da futura linha Ryzen 4000 que provavelmente devem trazer melhorias pequenas mas relevantes, e ai ter a noção exata se um  futuro Ryzen 7 4700X seria ou não uma melhor opção ao 3700X.

 

No mais, sinto feliz de ter ajudado.

Se houver algo mais que possa colaborar, só me avisar.

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samagowy Olá, meu caro. Até o momento acredito que o setup progrediu bastante. Comprei hoje a mobo x470 aorus gaming 7 wifi por 1400 reais. Infelizmente não consegui por menos, mas espero não me arrepender. Como eu disse antes, considerei recursos como design estético, RGB, wifi integrado, bom suporte pra overclock e recursos de sobra que nem sei se um dia irei precisar rsrs. O preço médio dela é de 1600/1700 reais. Então atualizando os itens que já adquiri:

 

Processador Ryzen 5 3600

placa-mãe X470 aorus gigabyte gaming 7 wifi

Armazenamento Ssd nvme m.2 Samsung 970 EVO 1tb

Memória ram corsair vengeance RGB 2x8 3200mhz

 

Faltam:

 

Fonte corsair RM650x full modular 650w

Placa de vídeo RTX 2070 Super

Watercooler Cooler Master MasterLiquid 240mm RGB

Gabinete a definir, mas quase escolhendo o NZXT H700 branco 

 

Setup está bom mesmo? Exagerei em alguma coisa? Falta também monitor, teclado e mouse, mas isso é capítulo de outra novela. Grato mais uma vez.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo Silas Fala ae, tudo beleza? Rapaz, eu achei a configuração muito boa, de verdade, não vejo exageros nenhum ai.

O que não tinha visto antes e agora notei foi a fonte. Apesar de ser uma fonte muito boa, eu iria te perguntar e recomendar o seguinte:

Você tem no curto ou médio prazo a intenção de trocar a sua VGA por um mais potente?

Se a resposta for não, então está tudo certo.

Se a resposta for sim, e o alvo seja uma top como a RTX 2080ti por exemplo, ou uma concorrente da AMD (se esta lançar uma), eu indicaria logo a busca por uma fonte, de mesmo nível mas de potencia mais alta, no caso, de uns 750W.
Isso porque com o conjunto que você está montando, os 650W vão segurar legal, mas ai se acrescentando alguns itens extras, como HDDs de maior capacidade, outros periféricos e a (possivel) troca da VGA o consumo da sua configuração que hoje, foi calculado a algo próximo dos 500W, ficaria mais acima e muito próximo do limite, e saindo na margem ideal de eficiência. Ai se coloca o overclock que você possivelmente vá tentar, talvez em algum momento, a fonte pode sentir um pouco.

Não quer dizer que vá dar problema, o que acredito que não vá, mas se a diferença $$$$ entre os modelos de 650W e 750W for pequena, eu indicaria a compra da 750W.

 

Não seria problema algum de limitação, seria mais uma questão de margem de segurança.

Exemplo de setup usando RTX 2070 Super = https://outervision.com/b/6nRimX

Exemplo de setup usando RTX 2080 ti = https://outervision.com/b/Y8CT2f

 

Quando essa máquina estiver pronta, posta aqui algumas fotos da monstrinha montada.

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 07/07/2019 às 20:26, Ricardo Silas disse:

Vi em outro post você comentar que em termos de VRM's, essas placas tendem a ser praticamente a "mesma coisa" (me corrija se entendi errado), independentemente do valor.

 

E quanto ao benefício do 4.0 nas placas de vídeo do mesmo padrão, li nesse link que as vantagens não afetam apenas SSDs: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/06/pci-express-40-conheca-o-padrão-mais-rápido-para-placas-de-video-e-ssds.ghtml 

Na verdade sim. Está errado. As X470 tendem a ter VRMs bem superiores. Mas existem umas B450 malucas com bons VRM, mas custando quase o preço de uma X470.

 

Sobre o PCI-E 4.0. Não sei a quanto tempo você acompanha o mundo da informática, mas na época que passamos do PCI-e 2.0 para o 3.0 levou um bom tempo até que as placas de video realmente conseguissem tirar proveito da banda extra. E como as placas de vídeo eram retrocompatíveis, as 3.0 funcionavam em placas mae 2.0 com tipo 3% de diferença. No caso dos SSDs, tenho visto testes aí que mostram uma baita diferença em benchmarks, mas na vida real também não se tem lá um ganho real notável.

 

Com uma 2070 ou 5700XT, vale mais a pena voce investir no Ryzen mais parrudo que achar e escolher uma placa-mãe com um bom VRM independente do chipset. Não vai ter diferença de desempenho muito grande entre uma boa B450 ou X570 ***** das galáxias. E quando esse kit ficar obsoleto, bem vai ter mudado socket de processador e provavelmente ja vai ser padrão usar DDR5 ou outro tipo de memoria RAM.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sdriver Acompanho essas coisas há pouco tempo. Não peguei nenhuma transição relevante ou irrelevante. Na verdade esse PC que estou montando é o meu primeiro depois de quase 10 anos de abstinência. Meu último PC foi da época em que o core 2 duo era um dos melhores disponíveis. Quando criei este tópico, pensei que as mobos x570 valeriam a pena pra mim, mas depois de pesquisar com paciência e ir aprendendo o básico sobre certos recursos, concluí que uma x470 me atenderia totalmente sem qualquer prejuízo, desde que eu investisse um pouco mais e fizesse a "escolha certa". Um ssd 4.0, por exemplo, seria absurdamente desnecessário pra mim, porque todos os testes que vi dos 3.0 já me transmitiram total satisfação. 

 

Sobre investir num processador mais potente, pretendo fazer isso em breve. Comprei o ryzen 3600 nos EUA pensando em economizar num bom custo benefício pra poder comprar uma placa-mãe mais potente aqui no Brasil. Talvez eu vá pro 3700x ou quem sabe 3900x, mas isso ainda é incerto. Só quero curtir por uns bons anos o PC que tô montando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/08/2019 às 16:56, samagowy disse:

Você tem no curto ou médio prazo a intenção de trocar a sua VGA por um mais potente?

Cara, foi muito bom você me perguntar isso. Tem um amigo indo pros EUA em novembro e ele disse que pode trazer algumas coisas pra mim. Pensei em pedir uma 2080 Ti, mas acho que na prática isso não passa de capricho. Em conversão do dólar turismo pro real, com base nas cotações mais recentes, eu teria que desembolsar uns 4200 reais numa 2080 ti (sem taxação da alfândega, pois obviamente não quero ser taxado) com risco de não ter direito a garantia internacional e tudo mais. Se não estou enganado, acho que só MSI e EVGA oferecem suporte no Brasil pra produtos comprados no exterior. Aqui no Brasil eu também pretendo comprar a 2070 Super por 2580 reais na Pichau (com frete). Ou seja, eu gastaria 1700 reais a mais na VGA e alguns tostões a mais numa fonte de 750w. É uma grana que vai exigir de mim muito sacrifício, pois praticamente irei torrar meu dinheiro caso eu embarque nessa. Até lá ainda tenho tempo pra decidir. Se de repente eu receber alguma grana extra, aí quem sabe. Mas no momento sem previsão disso acontecer.

 

Em 06/08/2019 às 16:56, samagowy disse:

Exemplo de setup usando RTX 2080 ti = https://outervision.com/b/Y8CT2f

Valeu pela dica. 

Próximas peças que pretendo adquirir: fonte e gabinete juntas e placa de vídeo por último. Enquanto não decido se vou de 2080 ti importada por 1700 reais A MAIS, mantenho a RM650x mesmo... Qualquer alteração eu postarei aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo Silas Perfeitamente Sillas. O sistema vai ficar bastante suave para jogatinas, mas eu, honestamente não vejo grandes vantagens na subida entre a 2070 e a 2080 ti, já que apesar de ser uma super placa, e entregar um 4K legal, pelo preço investido neste ano, é capaz de ter uma grana bem legal e as placas da próxima geração da nVidia RTX devem ser bem superiores a dessa geração, além claro das Placas da AMD.

Recomendação seria, manter a 2070 e aguardar os próximo lançamentos das duas empresas, além claro do que vem por ai com as placas da Intel. Isso tudo vai te dar uma margem legal para num futuro próximo comprar até mesmo a 2080 ti a preços bem mais baratos.

Lembrando que a sua configuração já é muito boa, bem acima da média dos gamers em geral e vai te dar bastante tempo (em anos) de jogatina com altas taxas e qualidade gráfica.

Então, salva um dinheiro ai, investi somente no que já tem por agora, e aproveita bastante essa máquina que é um monstro.

 

Exemplo próprio. Quando na época investi na minha primeira máquina gamer, em 2009, eu levei pelo menos 3 anos de jogatina para sentir alguma necessidade de upgrade, e mesmo assim, segurei mais alguns anos, até realmente ter necessidade de trocar a VGA para uma com um pouco mais de VRAM. O resto da configuração se manteve a mesma.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samagowy Entendi. Com a 2070 Super em torno de no máximo 2500 reais aqui no Brasil, vou conseguir manter os jogos em qualidade 1440p com altas taxas de fps. Em 4k a coisa muda de figura, pois a 2070 não suporta tudo tão bem, a menos que eu jogue no alto e desligue alguns filtros e tal. No momento estou analisando se o salto de 1440p/ultra (com a 2070 Super) pro 4k/ultra (com a 2080 ti) valem os 1700 reais a mais de investimento. E lembrando que a possível compra da 2080 ti será nos EUA, uma da marca MSI (que já confirmei que fornece garantia de 3 anos no Brasil pra placas importadas). Se a diferença em termos visuais for ínfima (e aqui peço sua opinião a respeito), aí eu desencano disso e me contento com a 2070 super mesmo, independentemente do que lançarem no ano que vem. 

 

Em 12/08/2019 às 11:57, samagowy disse:

Isso tudo vai te dar uma margem legal para num futuro próximo comprar até mesmo a 2080 ti a preços bem mais baratos.

Depende. Digamos que eu compre uma MSI RTX 2080 Ti Gaming Trio na BlackFriday norte-americana por 4200 reais sem custo com frete pro Brasil, já que meu amigo faria o favor de trazê-la pra mim na mala. Essa mesma placa no Brasil custa 7 mil reais. Não acredito que com os lançamentos de 2020 os preços dela caiam tanto assim a ponto transformarem os 4200 num mau negócio. É claro que ambos os preços continuam CARÍSSIMOS, mas 4200 é muito melhor do que 7 mil hehehe.

 

Em fevereiro deste ano eu comprei uma TV 4k da Samsung muito boa, uma das topo de linha de 2018, a Q7FN de 55pol. Nunca usufruí dela em nenhum jogo além do 1080p de um velho e cansado xbox one fat que tenho aqui comigo. Meu maior "sonho de consumo" no momento, por mais estranho que possa parecer, é explorar toda capacidade dela em jogos no limite do limite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo Silas Vamos lá, vou tentar explicar melhor o conceito da espera e troca.

Quando mencionei que você poderia esperar para a troca é sobre o seguinte fator. Tanto a nVidia quanto a AMD estão pressionadas para apresentar produtos realmente bons para 4K a partir do próximo ano. Lembrando que a AMD vai equipar os consoles novos da Sony e Microsoft e que as empresas estão prometendo competentes 4K60FPS. Então vejamos como o mercado deve ser comportar.

A nVidia apesar de hoje entregar uma VGA super competente como a RTX 2080 Ti ela ainda não é a placa do momento que pode cumprir tudo o que realmente promete. Já que, em 4K com o Raytracing ligado ela ainda chora para manter tudo no máximo e segurar os 60FPS. Ou seja, as duas empresas vão apresentar com certeza, uma placa mais competente para entregar tanto o Raytracing quanto o 4K com alta fluidez. Logo essa placa deverá ter um desempenho superior a 2080ti, o que deve logicamente, permitirá que outras placas surjam no futuro com o mesmo/próximo desempenho da hoje muito competente 2080ti a preços menores. Ou seja, é arriscado pensar nisso, mas é possível sim que este cenário se cumpra no curto prazo, (~1 ano) quando os novos lançamentos devem balançar o mercado de placas.

Por isso que disse que a troca hoje da 2070 super para a 2080ti não seria uma boa ideia, mas me baseando nesses fatores que citei acima.

 

Outro ponto que você perguntou sobre a diferença do 2.5k para o 4k, se você me falasse de um monitor de até umas 32", a diferença visual é pequena entre as duas resoluções, quase imperceptível, mais por conta do tamanho da tela aqui usada de exemplo. Já na sua TV de 55", sim a diferença pode ser sim sentida entre as duas resoluções, e vale a vantagem de subir a resolução para 4K. Contudo, vou ressaltar o seguinte. Em muitas situações, em reviews aos montes na internet, quando se sobe muito a resolução, alguns filtros nos jogos acabam não sendo muito necessários, como o caso de alguns filtros AA, além de que, em muitos jogos, a diferença de desempenho gráfico entre o Alto e Ultra são praticamente nulos, com mínimas diferenças que acabam não sendo perceptíveis enquanto se joga. Outro ponto é que em 4K Ultra alguns jogos tem problemas de desempenho não pela placa em si não conseguir processar tudo, mas na quantidade de memória presente na placa. O fator que, acredito eu, diferencia mais a 2080ti da sua mais próximo 2080 Super hoje sejam a quantidade de memória, pois quanto maior a qualidade gráfica, mais VRAM é necessária.

 

Dito tudo isto, na minha humilde opinião, não compensa o investimento entre uma 2070 Super para uma 2080ti, sabendo que em até 1 ano teremos novidades que vão forçar não só a queda de preços, como também, devemos ter disputas interessantes entre as grandes rivais, além claro da Intel chegando. Mas se você ainda quiser aproveitar e investir logo na 2080ti, não vejo problema algum.

 

Não vou colocar ou sitar o canal que vi a informação, mas existe alguns mitos que é bom a gente sempre lembrar, como o famoso gargalo Infinito. Sempre teremos um ponto do hardware que montarmos que será nosso "limitador". Se não for a CPU, vai ser a memória, quando não for a memória, vai ser a GPU, e por ai vai. Eu prefiro viver no meio termo onde, quando eu encontro o equilíbrio entre CPU/GPU/Desempenho x Gameplay agradável.

 

Se ainda tiver ficado confuso me avisa que tento melhorar.

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samagowy Esse artigo foi muito útil. Dê uma olhada: 

 Acho que se for pra agir racionalmente, não devo desembolsar mais de 4 mil reais numa 2080 ti como você comentou antes. Ninguém discorda que atualmente ela é a placa topo de linha e tal, mas a 2070 Super conseguiu me convencer depois dos testes que vi por aí. Acho que nos jogos que a 2070 Super não conseguir rodar em 4k no ultra, diminuindo pro alto já vai ser suficiente, como você mesmo disse, pois do ultra pro alto a perda de qualidade gráfica muitas vezes é imperceptível. Enfim, vou apostar nesse argumento, que além de ser mais razoável, é também mais econômico. Em breve volto aqui pra mostrar o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa @Ricardo Silas tudo beleza? Eu já li o arquivo e iria vir aqui reportar, mas você já o fez então fica até mais fácil.
O artigo parece que foi feito pra essa thread sua mesmo. O Rafael Coelho deve ter lido aqui e resolvido fazer o artigo só pra ajudar a gente (brincadeirinha), e ficou fácil de ver qual a real diferença que os +R$4000 vão ter no seu gameplay.

Cara, só pra concluir, a RTX 2070 Super ainda vai ser uma excelente placa daqui uns 2 anos, e você ainda vai ter o benefício de poder fazer uma boa venda dela no futuro para emplacar a compra de uma placa superior. Já no caso da RTX 2080 ti eu imagino que não será tão fácil passar pra frente num futuro.

Sim retorna sim pra mostrar o resultado e postar a sua opinião por favor.

Até lá então.

Um grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

A maior verdade do universo sempre foi essa: Comprar o modelo topo de linha de qualquer coisa não compensa.

Seja a placa de vídeo ou o processador ou uma placa-mãe. Qualquer um destes itens tem uma relação custo / beneficio terríveis. E não importa se estamos falando da Nvidia, Intel ou AMD.

É claro que se você é uma pessoa que ganha bem e esse dinheiro não vai fazer a menor falta, então montar um pc assim é tranquilo e vai trazer um desempenho excelente.

Mas se a ideia é rodar 4K com ray tracing. Mesmo a 2080TI vai rodar sofrido.

A melhor compra hoje para quem quer jogar com alta qualidade figura mesmo entre a 2070 TI e a RX5700 XT. Essas são placas que vão funcionar muito bem e com um custo de desvalorização aceitável

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!