Ir ao conteúdo

Upgrade de processador pra GTX 1060 3GB

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

tenho uma 1060 3gb EXOC da Galax e ando jogando alguns jogos mais pesados como Squad e tenho notado que o FPS andava baixo, rodei o after burner junto ao jogo e notei o processador em 100% e dando quedas de frame. Teria alguma solução para o processador para usa lo por enquanto?, e qual processador devo comprar?, estava dando uma olhada nos da AMD mas n entendo mt de AMD, gostaria de algo entre 900 reais e um config boa de MOB e Ram para acompanhar.

Config:

I5 4440

MOB:B85M-E

VIDEO: GTX 1060 3GB EXOC GALAX

FONTE:CORSAIR CX 450

8GB DE RAM HYPER X 1600MHZ

Postado

esse orçamento e para o processador.

adicionado 5 minutos depois

um I5 9400f seria bom, ou teria algo melhor?

• Coordenador
Postado

@JoãoGGP Não tem como trocar só o processador. Vai ter que trocar tudo. Plataformas modernas usam sockets diferentes da sua e memórias DDR4. 

O Core i5 4440 suporta a GTX 1060 muito bem. Vai ter algum gargalo em um ou outro jogo, mas o resultado geral é ótimo. Se você estiver tendo muito gargalo, melhor dar uma verificada nas temperaturas.

Postado
3 minutos atrás, KairanD disse:

@JoãoGGP Não tem como trocar só o processador. Vai ter que trocar tudo. Plataformas modernas usam sockets diferentes da sua e memórias DDR4. 

O Core i5 4440 suporta a GTX 1060 muito bem. Vai ter algum gargalo em um ou outro jogo, mas o resultado geral é ótimo. Se você estiver tendo muito gargalo, melhor dar uma verificada nas temperaturas.

Sim eu sabia que teria que trocar tudo, em jogos pesados ele anda batendo o 100% mas ainda n monitorei a temperatura irei fazer agora. Mas de qualquer forma penso em trocá-lo ja tenho este processador a 8 anos mais ou menos, e estava pensando num i5 9400f, ele e um processador bom para o preço? Ou teria algo melhor q ele no mesmo valor?

• Coordenador
Postado

@JoãoGGP Certo, essa temperatura está boa. Qual taxa de FPS você tem alcançado em ambos os jogos, especialmente o Squad? Experimente ativar o vertical sync: ele vai aliviar o processador e os drops podem desaparecer.

Por sinal, eu aqui uso um Core i5 4670K com uma GTX 1070Ti 8GB e dá para conviver numa boa com essa combinação.

Postado

No GTA V consigo entre 60-69 varia bastante tudo no ultra exceto em gráficos avançados que deixo tudo off.

No SQUAD tudo no medio com SAMPLING em 1.5 fico com  60-75 mas fica dando muitas quedas bruscas, ja experimentei o VSYNC e fica pior pois o fps trava em 60 e cai constantemente pra 47 e isso ocasiona as travadas, essas quedas ocorrem com o Vsync desligado também.

edit: o fps fica entre 65-60 no GTA V e o processador em 100% com a placa de video em 80, 90% (o processador também chegou a 68 graus, pois de dia fica mais quente)

• Coordenador
Postado

@JoãoGGP Faça diferente então: tente jogar com o vsync desligado e limite o jogo a 60 FPS através do Riva Tuner (o programa que vem junto com o MSI Afterburner, que você aparentemente já está usando).

Verificou se seu processador está atingindo normalmente a frequência máxima?

Sua fonte está ligada diretamente na tomada?

Postado

a fonte esta na toma diretamente.

em jogo normalmente fica em 3.10 ou 3.20 observei pelo rivatunner algumas vezes pega o 3.30 mas em geral e 3.10 e 3.20.

quis testar para ver se trocando o processador o desempenho seria superior, levei minha GTX 1060 3GB na casa de um amigo com um I3 8100 e o desempenho foi o mesmo no jogo SQUAD não consegui testa no GTA V, alguns minutos depois o processador dele ficava pegando 100% mas somente em alguns momentos, estou sem ideia do que e o problema.

Testei a 1060 de 6gb dele no meu PC e o desempenho foi o mesmo também. 

adicionado 4 minutos depois

sera que seria uma limitação de memoria grafica ? os 3gb não estariam dando conta?

adicionado 12 minutos depois

ps: se fosse limitação grafica acho que a placa do meu amigo em meu pc iria dar conta, mas isso não aconteceu.

Postado

Sim fiz o teste agora, aconteceu o mesmo com o processador batendo 100% e dando lag, mudei a resolução e parece ter aliviado a queda de frames. Mas o limitador n ajudou em nada.

Postado

estava jogando em FULL HD 1920x1080, mudei para umas menores 1600x900 e dai pra baixo, mas o lag continua em alguns mapas. Percebi um consumo de RAM bem alto, 7534mb sendo que tenho 8gb ddr3 1600mhz

• Coordenador
Postado

@JoãoGGP Quando o processador está gargalando, reduzir a resolução não altera a taxa de FPS. Apenas piora o aproveitamento da placa de vídeo. Tem algo estranho aí. E, sim, as travadas podem ter a ver com a memória ram.

Postado
Em 14/07/2019 às 18:35, KairanD disse:

@JoãoGGP Quando o processador está gargalando, reduzir a resolução não altera a taxa de FPS. Apenas piora o aproveitamento da placa de vídeo. Tem algo estranho aí. E, sim, as travadas podem ter a ver com a memória ram.

sera que não e a memoria gráfica da placa?

• Coordenador
Postado

@JoãoGGP Também poderia provocar stutter, mas apenas em casos extremos. Contudo, como você disse que o resultado é o mesmo com a placa do seu amigo que tem 6GB... O problema é outro. O computador dele tem apenas 8GB de memória ram também?

E é certo que o Core i5 4440 pode gargalar a GTX 1060 em momentos pesados nos jogos de mundo aberto, mas daí a provocar stutter pesado é outra história. Eu limito a taxa de FPS para a de atualização do monitor (até porque não tem razão para passar disso) e não tenho problemas.

Postado

sim meu amigo também possui 8 gb de RAM, porém com ele não acontece esses travamentos, eu estou rodando tudo no baixo e o frame rate parece ter dado uma melhorada, mas tem quedas bruscas ex: de 90-100 frames vai para 52.

não sei explicar, pois tudo esta no limite, memoria RAM, memoria gráfica, ta complicado de dizer o que é

Postado

@KairanD veja se essa config fica bom.

I5-9400F

H310m

8GB ddr4 2400mhz, no futuro pretendo por mais 8gb ou no dia comprarei os 16gb estou indeciso ainda.

vou continuar minha placa de vide.

• Coordenador
Postado
Em 13/07/2019 às 22:10, JoãoGGP disse:

a quis testar para ver se trocando o processador o desempenho seria superior, levei minha GTX 1060 3GB na casa de um amigo com um I3 8100 e o desempenho foi o mesmo no jogo SQUAD...

Em 16/07/2019 às 20:15, JoãoGGP disse:

sim meu amigo também possui 8 gb de RAM, porém com ele não acontece esses travamentos...

Fiquei confuso. Afinal, o problema acontece com ele ou não? 

30 minutos atrás, JoãoGGP disse:

I5-9400F

H310m

8GB ddr4 2400mhz, no futuro pretendo por mais 8gb ou no dia comprarei os 16gb estou indeciso ainda.

Eu não compraria kit Intel nessa altura do campeonato:

Os próximos Core i5 terão HT, já que a Intel não está dando conta de concorrer. O Core i5 9400F de hoje (que é um chip inferior ao Ryzen 5 2600) será o Core i3 de amanhã.

Postado

@KairanD meu amigo não tem travamentos.

certo, em relação ao kit o que me recomendaria de ryzen em um preço proximo ao i5 9400f e uma placa-mãe boa para esse kit.

quando levei minha 1060 de 3gb e coloquei no PC de meu amigo os travamentos persistiram e o frame rate ficou baixo.

• Coordenador
Postado
3 minutos atrás, JoãoGGP disse:

meu amigo não tem travamentos.

quando levei minha 1060 de 3gb e coloquei no PC de meu amigo os travamentos persistiram e o frame rate ficou baixo.

Então ele não tem travamentos com a placa dele, mas tem com a sua? Bem, isso indica que a memória gráfica é o problema mesmo. E, por conta disso, a memória ram pode se tornar um problema.

Acontece o seguinte: quando a memória da placa de vídeo estoura, ela começa automaticamente a utilizar a memória ram, que é muito mais lenta. Isso em si já é um problema, podendo provocar perda de desempenho considerável. E daí que você e seu amigo têm apenas 8GB de memória ram, algo que já está no limite para alguns jogos modernos. Nessa situação, um jogo pesado que já esteja rodando "daquele jeito" devido à limitação de memória ram é obrigado a dividir espaço com o que a placa de vídeo precisar usar. O resultado são travadinhas - grandes drops de FPS - quando há acesso ao disco porque a memória ram lotou... Se o computador não tiver SSD e sim apenas HD, a coisa fica mais feia ainda.

Experimente reduzir a qualidade das texturas nos jogos e acompanhar o uso de VRAM e memória ram pelo MSI Afterburner.

4 minutos atrás, JoãoGGP disse:

Certo, em relação ao kit o que me recomendaria de ryzen em um preço proximo ao i5 9400f e uma placa-mãe boa para esse kit.

Ryzen 5 2600 + placa-mãe robusta com chipset B450. 

Postado

@KairanD a VRAM esta em 2953 quase os 3gb e a ram em 7953 quase os 8gb, o jogo esta no SSD e as texturas no LOW.

adicionado 1 minuto depois

então, em relação ao VRAM eu fiz o teste colocando a 1060 de meu amigo que tambem e de 6gb e ficou do mesmo jeito lagando e travando, com o fps baixo (em meu pc eu coloquei a 1060 dele)

adicionado 4 minutos depois

vi alguns testes com o I5 9400F vs esse ryzen, e na maioria o I5 pega uma melhor performance em FPS sejam 10 ou 15 fps a mais 

• Coordenador
Postado
31 minutos atrás, JoãoGGP disse:

@KairanD a VRAM esta em 2953 quase os 3gb e a ram em 7953 quase os 8gb, o jogo esta no SSD e as texturas no LOW.

Então estourou mesmo. Ambas as memórias. E está ocorrendo exatamente o problema que eu descrevi. 

32 minutos atrás, JoãoGGP disse:

então, em relação ao VRAM eu fiz o teste colocando a 1060 de meu amigo que tambem e de 6gb e ficou do mesmo jeito lagando e travando, com o fps baixo (em meu pc eu coloquei a 1060 dele)

Cada sistema se comporta de forma diferente. Isso depende de muita coisa. Com o consumo de VRAM e memória ram que você descreveu, está claro que passou do limite e o problema está ocorrendo. Mas seu kit pode também estar limitando a placa ao mesmo tempo em que ocorre o problema da memória. Por sinal, as memórias mais rápidas de kits DDR4 ajudam a minimizar isso e, por isso, seu amigo pode não estar sofrendo o problema com a placa dele. 

34 minutos atrás, JoãoGGP disse:

vi alguns testes com o I5 9400F vs esse ryzen, e na maioria o I5 pega uma melhor performance em FPS sejam 10 ou 15 fps a mais 

Você não leu o tópico que mencionei acima... Porque lá constam dezenas de motivos para contra-argumentar isso. Essa diferença na média em jogos muito CPU bound - que só aparece para placas de vídeo topo de linha, que nem seriam combinadas com esse tipo de processador a princípio - não é relevante. Recomendo a leitura do tópico...

Postado

Bom voltando aqui para mais uma pergunta, valeria a pena pegar o ryzen 5 3600 ou o 5 2600 consegue um desempenho igual? 

Obs: me indique uma placa-mãe para ambos.

adicionado 5 minutos depois

@KairanD

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...