Ir ao conteúdo

Mini compressor de ar tem polaridade?

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Olá caros, possuo um compressor de ar daqueles de ligar na entrada 12v do carro, e fiz uma adaptação para também usá-lo na tomada de casa.

Meu problema é que não chequei a polaridade antes de cortar os fios, ambos pretos, e depois liguei-os no positivo e negativo da fonte, aparentemente está funcionando como deveria, porém estou incerto sobre a polaridade, e como não achei em nenhum lugar da web sobre isso, venho pedir a ajuda de vocês.

O compressor é o da foto abaixo.

.12238759198750.jpg

• Solução
Postado
3 horas atrás, Marcio.Filho disse:

Meu problema é que não chequei a polaridade antes de cortar os fios, ambos pretos, e depois liguei-os no positivo e negativo da fonte, aparentemente está funcionando como deveria, porém estou incerto sobre a polaridade, e como não achei em nenhum lugar da web sobre isso, venho pedir a ajuda de vocês.

Para este caso não tem polaridade.

O motor até inverte o sentido de rotação, mas como o movimento é entregue a uma biela tanto faz, temos o sobe e desce do mesmo jeito.

Importante que a sua fonte forneça corrente suficiente pra esse motor, que no caso chega a consumir uns 5 ou 6A em 12V.

• Curtir 2
Postado
18 minutos atrás, Renato.88 disse:

Para este caso não tem polaridade.

O motor até inverte o sentido de rotação, mas como o movimento é entregue a uma biela tanto faz, temos o sobe e desce do mesmo jeito.

Importante que a sua fonte forneça corrente suficiente pra esse motor, que no caso chega a consumir uns 5 ou 6A em 12V.

Ah sim, cheguei a imaginar isso, o sentido de rotação padrão nesse caso seria o sentido horário?

Em relação a corrente, fiz uma adaptação utilizando uma fonte de computador antiga, coloquei um conector fêmea na linha 12v da fonte e o macho como uma extensão no compressor, pra caso eu precise utilizar no carro. Na descrição de correntes da fonte diz oferecer até 25A na linha de 12v, por conta disso não cheguei a testar a corrente com multímetro, pois o meu só vai até 10A, e talvez seja só um efeito placebo, mas o motor parece estar mais potente também. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!