Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema para realizar o boot


marcotuliocnd

Posts recomendados

Consigo instalar o sistema no meu pc, porém, depois de algum tempo de uso, tente modificar algum arquivo no terminal e recebo uma mensagem falando que o sistema esta em modo de leitura apenas, ai, reinicio o pc e aparece somente o seguinte:
 

Citação

 

Couldn`t get size: 0x800000000000000e

MODSIGN: Couldn`t get UEFI db list

Kernel Panic - not syncing: VFS: Unable to mount root fs on unknown-block(0,0)

CPU: 1 PID: 1 Comm: swapper/0 Not tainted 4.15.0-30deepin-generic #31

Hardware name? MSI MS-7994/H110M GAMING (MS-7994), BIOS 5.B0 06/25/2018

Call Trace?

   dump_stack+0x63/0x8b

   panic+0xe3/0x244

   mount_block_root+8x1f0/0x2cf

   ? do_early_param+0x95/0x95

   mount_root+0x38/0x3a

   prepare_namespace+0x139/0x18e

   kernel_init_freeable+0x215/0x24

   ? rest_init+0xb0/0xb0

   kernel_init+0xe/0x11

   ret_from_fork+0x35/0x40

Kernel Offset? 0x37c00000 from 0xfffffffff81000000 (relocariam range? 0xfffffffff8000000000-0xfffffffffbfffffff)

—-[ end Kernel panic - not syncing: VFS: Unable to mount root fs on un knorr-block(0,0)

 

Alguém consegue me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcotuliocnd fiz uma pesquisa rápida porque estou com pouco tempo e encontrei várias sugestões de que o problema é com o secure boot e sugere mudar coisas lá, tipo mudar o modo do secure boot de personalizado para padrão ou mesmo desativar, ou se estiver desativado, ativar desse jeito, coloco a mensagem:

"I was able to stop the errors simply by changing a setting in the BIOS from [Customized] to [Standard] for Secure Boot Mode.
The Customized setting allows you to modify the secure boot keys manually. The Standard just sets the default keys.
Note: This fixed my error even though I previously had Secure Boot [Disabled] in BIOS settings.
Security -> Secure Boot -> Secure Boot Mode -> [Standard]"

 

O que você instalou foi o ubuntu?

Outra sugestão é atualizar o grub (procure no google ou aqui no fórum, são dois ou três comandos simples, mas de cabeça não lembro)

 

Por último, e me desculpe se é bobagem, mas o problema que você está enfrentando pode não ter a ver com a mensagem. Que tipo de arquivo você tenta modificar no terminal? você usa o comando sudo (de superusuário)? Porque se você tenta modificar um arquivo de sistema ou protegido sem usar o "sudo" o linux diz mesmo que está em modo leitura ou que você não tem permissão para realizar esse comando/operação...

 

abs
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arutha atualmente estou usando o Linux deepin, troquei do Ubuntu achando que o erro poderia ser nele. Porém deu problemas semelhantes tanto no Linux, quanto Windows. Logo, acho que pode ser problema com algum hardware.

 

tentei usar essa configuração de security boot, porém, não surtiu efeitos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcotuliocnd claro que pode ser algum problema de hardware, sempre pode rsss

Mas o que eu andei pesquisando no google não aponta pra isso não. Há uma menção a problemas com memória ram se você quiser checar as suas. De resto, todas as indicações são de que o sistema não consegue encontrar a partição root e, portanto, o sistema. Deu problema no windows igualzinho?

Uma ideia é tentar o procedimento sugerido aqui:

https://errodesyntax.wordpress.com/2014/10/31/solucao-kernel-panic-not-syncing-vfs-unable-to-mount-root-fs-on-unknown-block-00/

 

Então, opções:

1. teste a sua memória ram

2. Tente a sugestão do link.

3. Reinstale, prestando atenção em cada etapa. Um problema comum é instalar o grub na partição em vez de no disco, tipo no sda1 em vez de no sda.

 

Ainda não ficou claro pra mim se você consegue entrar no sistema ou não. Se consegue entrar no deepin, você pode abrir um terminal e tentar o seguinte:

# sudo update-grub e dê enter. Aí aparece o espaço para colocar sua senha, digite e dê enter.

Aí faça:

# sudo update-initramfs -u

 

não lembro se precisa reiniciar depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arutha @Arutha @Arutha

No momento vou ficar só com o windows por que tô precisando terminar umas pendências do trabalho e quero evitar erros. Mas quando tiver um tempo coloco Linux e posto o resultado aqui, pra se alguém tiver o mesmo problema que eu conseguir resolver mais fácil 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!