Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Andei procurando alguns artigos na internet, sobre os shiftlevels... mas aparentemente este termo é usado para muitas coisas...

será que é muito difícil trabalhar com eles? (de 5v para 3.3v)?

conhecem algum artigo que eu possa ler para aprender sobre o assunto?

ou alguns componentes shiftlevel para indicar para que eu procure o datasheet?

obrigado.

• Membro VIP
Postado

de minha parte...

10-tens%C3%B5es-digitais-dividor-tens%C3

1 minuto atrás, BloodCeltics Lopes disse:

é muito difícil trabalhar com eles? (de 5v para 3.3v)?

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

de minha parte...

10-tens%C3%B5es-digitais-dividor-tens%C3

Obrigado pela resposta.

Estava lendo este artigo: https://db-electronics.ca/2017/07/05/the-dangers-of-3-3v-flash-in-retro-consoles/

Sempre pensei que seria suficiente usar reguladores de 5v ou de 3.3v, ví até casos onde usam resistores para baixar esta tensão.... ou mesmo diodos...

mas andei pesquisando e sempre falaram que não se deve usar diodos nem resistores para estes casos (trabalhar com estas memórias novas em aparelhos antigos).

Sempre falaram que o certo é usar estes circuitos shiftlevel... mas não encontrei muito sobre eles...

Postado

@BloodCeltics Lopes ,

ShiftLevel é exatamente isto : a mudança no nível de tensão de um sinal.

Pode ser aplicado até mesmo a uma simples saída de um comparador com open coletor, onde ligamos um resistor a uma fonte de tensão que seja necessário.

Atualmente é muito usado na conversão de um sinal de amplitude 0 - 5V para 0 - 3,3V , ou vice versa.

Dependendo do caso, podemos fazer isso como a @Isadora Ferraz citou acima, usando resistores, ou diodos, ou ambos, ou qqr tipo de circuito.

Um que eu utilizo muito é um que usa um Mosfet comum, e que é bidirecional :

image.png.cd1409de5b78f63a462f35ad913c6709.png

Paulo

• Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, aphawk disse:

@BloodCeltics Lopes ,

ShiftLevel é exatamente isto : a mudança no nível de tensão de um sinal.

Pode ser aplicado até mesmo a uma simples saída de um comparador com open coletor, onde ligamos um resistor a uma fonte de tensão que seja necessário.

Atualmente é muito usado na conversão de um sinal de amplitude 0 - 5V para 0 - 3,3V , ou vice versa.

Dependendo do caso, podemos fazer isso como a @Isadora Ferraz citou acima, usando resistores, ou diodos, ou ambos, ou qqr tipo de circuito.

Um que eu utilizo muito é um que usa um Mosfet comum, e que é bidirecional :

image.png.cd1409de5b78f63a462f35ad913c6709.png

Paulo

Valeu, muito obrigado pela dica, vou estudar também.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!