Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

UPGRADE - placa-mãe e memória: quais comprar?


Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

Pretendo comprar um Ryzen 5 3600X muito em breve para fazer uso conjunto com minha GTX 1060 6GB, e a dúvida que tem me matado é: qual placa-mãe e, quais memórias escolher?


Andei olhando alguns modelos B450 da ASUS, e eu não encontrei um que tenha 4 conectores para ventoinha (3 do gabinete e 1 do processador) por menos de 700 reais. Isto porque o gabinete que eu vou usar é um que eu já tenho aqui, e ele possui 3 coolers (o traseiro, o da lateral e o de cima - foto: Strike X Red Edition).
Observem que, eu vou fazer uso de 1 SSD e 2 HDs (que já tenho aqui também) e que o gabinete suporta placa-mãe ATX.

Além do mais, ainda não faço ideia de quais memórias RAM escolher (que deverão ser 2x8). Só sei que deverão ser DDR4. Não sei qual seria a frequência mais indicada pra trabalhar com esse Ryzen 5 3600X.
Eu ouvi falar que a própria AMD tem uma lista de algumas memórias RAM recomendadas.

A fonte que tenho aqui é antiga mas vai dar conta do recado: uma CORSAIR GS700

Dito isto, gostaria que me ajudassem a escolher uma placa-mãe e as memórias, para casar com o Ryzen 5 3600X + GTX 1060 6GB.
Quero uma placa-mãe que tenha uma boa reputação de vida útil, com boa proteção. Não quero pagar mais que 500 reais, mas estou disposto a ir até uns 700, na placa-mãe.
Já as memórias, quero as mais indicadas. Não quero pagar mais que 800 reais no kit 2x8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@0BL0OD0 Boa tarde! Você pretende trocar de placa de vídeo num futuro próximo? Se não, o custo por performance do Ryzen 5 1600 é muito melhor que do 3600X. O único uso justificável do 3600X (ou mesmo do 3600) é pro caso de jogar a 1080p (ou menos) em baixa qualidade, porém com altíssima taxa de quadros, num monitor de 144Hz no mínimo.

 

Com relação a placa-mãe, não precisa ter todos os conectores pros coolers. E tenho 4 fans 120mm no gabinete (2 laterais e 2 frontais) e nenhum deles é conectado na placa-mãe. Utilizo os conectores da fonte e dois adaptadores que custaram 70 centavos cada.

 

Pra finalizar, a AMD divulgou (desculpe, não lembro a fonte pra citar) que o "sweet spot" de custo x benefício pra casar com os Ryzen 3000 é 3200MHz. Mas acredito que você já consiga performance excelente comprando esse kit de 3000MHz: link

Isto, considerando que você insista no 3600(X). Caso opte pelo 1600 (reforço minha recomendação aqui) pode pegar qualquer kit 2400MHz ou 2666MHz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LuizMito  Mas qual marca/modelo da B450 você recomenda? Tem vários, e eu tô perdido aqui.
Vou dar uma olhada nessas Hyper X Predator, mas qual frequência tu indica?

adicionado 6 minutos depois

@Hanner  Pretendo trocar de placa de vídeo no futuro sim, por isso estou pegando o 3600X. Além do mais, gosto de emuladores também e me parece que o 3600X está bom pra essa finalidade (não igual aos da intel, mas parece que tá legal).
Sim, eu só jogo em 1080p aqui, em um monitor de 60Hz mesmo. Costumo usar DSR da nvidia em alguns jogos pra colocar eles em 4K quando não oferecem opção satisfatória de anti aliasing.

 

7 minutos atrás, Hanner disse:

Com relação a placa-mãe, não precisa ter todos os conectores pros coolers. E tenho 4 fans 120mm no gabinete (2 laterais e 2 frontais) e nenhum deles é conectado na placa-mãe. Utilizo os conectores da fonte e dois adaptadores que custaram 70 centavos cada.


Rapaz, eu tô totalmente por fora disso! Como eu teria que fazer então? O que eu tenho que comprar?
 

7 minutos atrás, Hanner disse:

Pra finalizar, a AMD divulgou (desculpe, não lembro a fonte pra citar) que o "sweet spot" de custo x benefício pra casar com os Ryzen 3000 é 3200MHz. Mas acredito que você já consiga performance excelente comprando esse kit de 3000MHz: link

Isto, considerando que você insista no 3600(X). Caso opte pelo 1600 (reforço minha recomendação aqui) pode pegar qualquer kit 2400MHz ou 2666MHz.


Ah beleza! Vou dar uma olhada aqui no seu link.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, LuizMito disse:

@0BL0OD0 Mano pega a asus prime gaming am4 e a frequencia pega de 3000mhz


Essa aqui?
Eu vi uma review dela e não senti muita firmeza... Como será a vida útil dela? E será que casa bem com o 3600X?

Além do mais, ela é micro ATX. Não sei se vai ficar legal esteticamente, aqui no gabinete ATX... mas isso é o de menos. Se ela for boa, eu pego sim.

adicionado 18 minutos depois
35 minutos atrás, Hanner disse:

Mas acredito que você já consiga performance excelente comprando esse kit de 3000MHz: link

 

@Hanner Eu encontrei mais barato AQUI
Por 279,00 (1x8) e é da mesma marca e frequência. 2 unidades sai por 558,00 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, 0BL0OD0 disse:

Rapaz, eu tô totalmente por fora disso! Como eu teria que fazer então? O que eu tenho que comprar?

Tua fonte deve ter aqueles conectores molex 4 pinos macho (n consigo abrir imagem aqui, bota "molex 4 pin" no google). Muitos fans 120mm já possuem esse conector. Caso não possua, qualquer lojinha de cabos/adaptadores vende o conversor pra 3-pin (google: "molex to 3 pin").

 

27 minutos atrás, 0BL0OD0 disse:

@Hanner Eu encontrei mais barato AQUI

Ótimo! Cai dentro!

 

Recomendo essa placa-mãe aqui:

ASRock B450 Pro4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@0BL0OD0  Cara, na real, ninguém precisa mais do que um,a B450 Pro4, ou uma B450 Steel Legends. Eu recomendo fortemente estas duas ara um custo/benefício. de RAM tú pode pegar uma Ballistx Sport 2933MHz, a versão acinzentada, vai combinar com o teu PC. e Olha, tú não precisa pegar um 3600X, um 3600 já serve, a diferença é são apenas as frequências ( 3.6-44 x 3.8-4.2) na qual o 3600x tem mais frequência.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Hanner disse:

Tua fonte deve ter aqueles conectores molex 4 pinos macho (n consigo abrir imagem aqui, bota "molex 4 pin" no google). Muitos fans 120mm já possuem esse conector. Caso não possua, qualquer lojinha de cabos/adaptadores vende o conversor pra 3-pin (google: "molex to 3 pin").

 

Vou dar uma olhada aqui.

 

3 minutos atrás, Hanner disse:

Recomendo essa placa-mãe aqui:

ASRock B450 Pro4


Rapaz, nunca usei dessa marca aí. Na verdade, a vida inteira usei ASUS justamente porque nunca me deu problema ou qualquer dor de cabeça.
Sabe dizer se ASRock tem boa reputação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, 0BL0OD0 disse:

 

Vou dar uma olhada aqui.

 


Rapaz, nunca usei dessa marca aí. Na verdade, a vida inteira usei ASUS justamente porque nunca me deu problema ou qualquer dor de cabeça.
Sabe dizer se ASRock tem boa reputação?

@0BL0OD0  A Asrock tem uma das melhores reputações do mercado, é indicado para se ter uma base de qual placa-mãe escolher, sem dúvidas ela é perfeita. Só leia meu coment logo acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Hanner disse:

Só pra complementar, verifique com o vendedor se a placa está com a BIOS atualizada pra receber os Ryzen 3000. Caso não esteja você precisaria de um processador da primeira ou segunda geração pra fazer o update. Geralmente o lojista faz isso pra adiantar nossa vida rs

@Hanner Ah valeu pela observação! vou perguntar isso sim.
 

 

3 minutos atrás, StomperKH disse:

pegar a B450 ASUS Gaming não dá ,._. 


Por que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, 0BL0OD0 disse:

 Sabe dizer se ASRock tem boa reputação?

Sim. Taxa de retorno até 2016:

image.thumb.png.b21e8e1b0c486bb7e742765158237653.png

Fonte (FR)

 

Recomendo a leitura (ainda não foi atualizado com a terceira geração, mas dá pra ter uma ideia)

https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/amd-zen-informações-tecnicas.610541/

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, 0BL0OD0 disse:

@Hanner Ah valeu pela observação! vou perguntar isso sim.
 

 


Por que?

@0BL0OD0  ela só tem 4 Fases para alimentação Vcore ( do processador ), não recomendo para um 3600x. 

adicionado 4 minutos depois

Cara, na real, ninguém precisa mais do que um,a B450 Pro4, ou uma B450 Steel Legends. Eu recomendo fortemente estas duas ara um custo/benefício. de RAM tú pode pegar uma Ballistx Sport 2933MHz, a versão acinzentada, vai combinar com o teu PC. e Olha, tú não precisa pegar um 3600X, um 3600 já serve, a diferença é são apenas as frequências ( 3.6-44 x 3.8-4.2) na qual o 3600x tem mais frequência.@0BL0OD0

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, StomperKH disse:

Olha, tú não precisa pegar um 3600X, um 3600 já serve, a diferença é são apenas as frequências ( 3.6-44 x 3.8-42) na qual o 3600x tem mais frequência.


Mas pra emuladores, esse 0.2 de clock deve fazer a diferença. Em todo caso, vou pensar entre o 3600 ou 3600X. valeu pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, 0BL0OD0 disse:


Mas pra emuladores, esse 0.2 de clock deve fazer a diferença. Em todo caso, vou pensar entre o 3600 ou 3600X. valeu pela dica.

@0BL0OD0 Não, não faz, e por mais que faça, será mínima.

 

adicionado 1 minuto depois

e sem falar que você pode fazer um leve OC nele, a B450 Pro4 vai aguentar sem problemas @0BL0OD0

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, StomperKH disse:

@LuizMito pegar a B450 ASUS Gaming não dá ,._. 

 

Se estão falando da  Asus PRIME B450M-GAMING/BR, realmente ela se mostrou de baixa qualidade no teste do Peperaio. 


Não possui dissipador no vrm, e nos testes de stress usando o Ryzen 7 2700x o vrm ficou muito quente. Já com um simples over com mesmo Ryzen 7 a placa não aguentou e desligou.
Eu não compraria depois de ver esse teste, possui apenas preço.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@StomperKH @Hanner @LuizMito

 

Orçamento:
- 2x Memória DDR4 Crucial Ballistix Sport 8GB 3000MHz
- 1x Ryzen 5 3600
- 1x placa-mãe ASRock B450 PRO4

 

1800099125_oramento.thumb.jpg.7a6b9669efd3c8c66790db102dcce69d.jpg

 

Tenho uma dúvida: porque diabos eles vendem kits de 2x8 que saem mais caros do que se você comprar um 1x8 + 1x8 adicionando no carrinho? kkkk
 

@Crixus Champion  Foi esse teste aí mesmo que eu vi!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!