Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobreaquecimento faz Pc travar ?


Posts recomendados

Saudações!

Recentemente (em maio) montei um novo computador para ser utilizado com jogos, utilizei as seguintes peças:

  - Processador Intel Core i9-9900k Coffee Lake Refresh 9a Geração

  - Watercooler EVGA CL11 120mm Intel Cooling 400-HY-CL11-V1

  - Placa-Mãe Gigabyte Z370M Aorus Gaming, Intel LGA 1151, mATX, DDR4

  - Memória HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL16, Vermelho - HX426C16FR2/8

  - Fonte EVGA 650W 80 Plus Bronze Modular 220-B3-0650-V

  - Gabinete Sharkoon Night Shark RGB ATX

  - Placa de Vídeo Zotac NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB, GDDR5X - ZT-P10620A-10M

 

Depois de montado, funcionou e esta funcionando para coisas simples como navegar, ver vídeos e jogar alguns jogos que não exijam muito (Terrária, Roblox, etc), mas quando vou jogar um jogo mais exigente (GTA V, No Man's Sky, Fortnite, etc) ele roda alguns minutos e trava a tela (repetindo o ultimo som infinitamente).

 

Não tenho outras peças para ir trocando e testando o que pode estar causando este problema, conseguir testar a placa de vídeo troquei por outra GTX 1060 6GB e coloquei esta em outro computador, continuou travando a tela e no outro computador a placa esta funcionando normalmente.

 

A memória eu rodei o teste do Windows e não identificou nenhum problema.

 

Pensei que poderia ser o Watercooler que não esta dando conta de esfriar o processador, mas ele esta em stock, não fiz overclock nele.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser, ou seria o caso mesmo de acionar a garantia do processador ?

 

Obs: O Watercooler esta com o radiador instalado na parte traseira do gabinete, removendo o ar.

 

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ThiagoV11 obrigado pela indicação do aplicativo, estava tentando com outros mas não deram muito certo, vou baixar e testar este hoje a noite quando retornar para casa.

 

@Samuel SC obrigado pela informação, você saberia me dizer como consigo saber se um cooler vai conseguir resfriar um processador ?

Sei que no processador existe uma especificação de TDP, que no caso deste I9 é de 95w, dentro das especificações do processador também tem Especificação de solução térmica: PCG 2015D (130W).

 

Eu pesquisei durante esta manhã mas não conseguir encontrar nos coolers alguma característica que me informe que ele vai conseguir resfriar o necessário.

 

@Lucas Xavier Adrião obrigado!

 

Agradeço a todos pela atenção!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ThiagoV11  fiz o que disse, deixei o MSI aberto e rodei o jogo até travar.

Segue as imagens (fotos do celular) quando travou, e tb estou mandando o log.

São duas sessões, ambas travaram, foi assim:

A primeira abri o game e fiquei jogando até travar.

Depois de ter travado com o jogo, reiniciei e enquanto carregava os programas que inicializam juntos com o Windows, travou novamente, por isso o tempo tão curto.

 

P_20190718_233706_vHDR_On.jpg

P_20190718_233658_vHDR_On.jpg

HardwareMonitoring - Copia.zip

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, ThiagoV11 disse:

@Christiano R Soares Muito estranho nenhum de seus núcleos atingiu temperaturas muito altas , ficando abaixo dos 60° , Baixe o cristaldisk e teste seu HD ou SSD e veja qual estado ele esta  , e vai no Msi Afterburner e cria curva de fan personalizada para GPU 

Vou fazer isto (mas só a noite) e posto em seguida.

O que notei de comum foi a GPU que chega próximo 70 Cº nos 3 momentos.

Mas essa placa, eu peguei do outro computador e lá não ocorre esses travamentos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ThiagoV11 Fiz os testes, ativei a curva do fan da GPU e testei os discos com o Cristal Disk, mas existem 2 deles então usei os dois.

Segue as imagens e arquivos de Log.

 

Muito obrigado pela ajuda prestada!

 

Edit: A imagem do jogo segue as anteriores, foi feita no momento que travou. Note que existem dois novos valores para GPU que se referem a % de rotação dos fans e sua RPM.

 

 

2019-07-22 (10).png

2019-07-22 (9).png

2019-07-22 (8).png

2019-07-22 (6).png

2019-07-22 (4).png

2019-07-22 (3).png

Drive C - CDM_20190722195021.txt Drive D - CDM_20190722195929.txt Drive E - CDM_20190722211641.txt

 

P_20190722_214506_vHDR_On.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho como trocar a fonte. 

Eu até tenho uma de 550w, mas tive que comprar outra pois o cabo da CPU segue outro padrão de 8 pinos, diferente da placa-mãe.

Na placa-mãe tenho esse padrão de conectores:

image.png.4d26bf76c287e37129164525de496339.png


Já o  cabo de CPU da fonte este padrão:

1476_3_20170524112826.thumb.jpg.c74cc56e944dc0e137a7b8d691b0e444.jpg

Observe o exterior dos conectores, alguns são quadrados e outros chanfrados, o padrão não bate com o da placa-mãe.

(na verdade até o cabo de CPU que veio com a nova fonte veio em um padrão diferente da placa-mãe, tive que comprar um cabo extensor e transformar ele em um adaptador).

Tirando a fonte eu mando imagens do que fiz. 
Pelo monitoramento usando o software da placa-mãe, não tem oscilação de energia.

 

Eu vou dar um jeito de trocar a fonte e falo amanhã o resultado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ThiagoV11  não tenho nenhuma fonte compatível com a placa. Eu não fiz um adaptador para o cado do cabo de alimentação da CPU, eu mudei os conectores da fonte nova mesmo.

No final de semana vou tentar novamente, ver se encontro outra fonte e falo.

 

Obrigado a todos pela ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...