Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações!

Recentemente (em maio) montei um novo computador para ser utilizado com jogos, utilizei as seguintes peças:

- Processador Intel Core i9-9900k Coffee Lake Refresh 9a Geração

- Watercooler EVGA CL11 120mm Intel Cooling 400-HY-CL11-V1

- Placa-Mãe Gigabyte Z370M Aorus Gaming, Intel LGA 1151, mATX, DDR4

- Memória HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL16, Vermelho - HX426C16FR2/8

- Fonte EVGA 650W 80 Plus Bronze Modular 220-B3-0650-V

- Gabinete Sharkoon Night Shark RGB ATX

- Placa de Vídeo Zotac NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB, GDDR5X - ZT-P10620A-10M

Depois de montado, funcionou e esta funcionando para coisas simples como navegar, ver vídeos e jogar alguns jogos que não exijam muito (Terrária, Roblox, etc), mas quando vou jogar um jogo mais exigente (GTA V, No Man's Sky, Fortnite, etc) ele roda alguns minutos e trava a tela (repetindo o ultimo som infinitamente).

Não tenho outras peças para ir trocando e testando o que pode estar causando este problema, conseguir testar a placa de vídeo troquei por outra GTX 1060 6GB e coloquei esta em outro computador, continuou travando a tela e no outro computador a placa esta funcionando normalmente.

A memória eu rodei o teste do Windows e não identificou nenhum problema.

Pensei que poderia ser o Watercooler que não esta dando conta de esfriar o processador, mas ele esta em stock, não fiz overclock nele.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser, ou seria o caso mesmo de acionar a garantia do processador ?

Obs: O Watercooler esta com o radiador instalado na parte traseira do gabinete, removendo o ar.

Obrigado pela atenção!

Postado

@ThiagoV11 obrigado pela indicação do aplicativo, estava tentando com outros mas não deram muito certo, vou baixar e testar este hoje a noite quando retornar para casa.

@Samuel SC obrigado pela informação, você saberia me dizer como consigo saber se um cooler vai conseguir resfriar um processador ?

Sei que no processador existe uma especificação de TDP, que no caso deste I9 é de 95w, dentro das especificações do processador também tem Especificação de solução térmica: PCG 2015D (130W).

Eu pesquisei durante esta manhã mas não conseguir encontrar nos coolers alguma característica que me informe que ele vai conseguir resfriar o necessário.

@Lucas Xavier Adrião obrigado!

Agradeço a todos pela atenção!

• Curtir 1
Postado

@ThiagoV11  fiz o que disse, deixei o MSI aberto e rodei o jogo até travar.

Segue as imagens (fotos do celular) quando travou, e tb estou mandando o log.

São duas sessões, ambas travaram, foi assim:

A primeira abri o game e fiquei jogando até travar.

Depois de ter travado com o jogo, reiniciei e enquanto carregava os programas que inicializam juntos com o Windows, travou novamente, por isso o tempo tão curto.

P_20190718_233706_vHDR_On.jpg

P_20190718_233658_vHDR_On.jpg

HardwareMonitoring - Copia.zip

• Curtir 1
Postado
45 minutos atrás, ThiagoV11 disse:

@Christiano R Soares Muito estranho nenhum de seus núcleos atingiu temperaturas muito altas , ficando abaixo dos 60° , Baixe o cristaldisk e teste seu HD ou SSD e veja qual estado ele esta  , e vai no Msi Afterburner e cria curva de fan personalizada para GPU 

Vou fazer isto (mas só a noite) e posto em seguida.

O que notei de comum foi a GPU que chega próximo 70 Cº nos 3 momentos.

Mas essa placa, eu peguei do outro computador e lá não ocorre esses travamentos.

• Curtir 1
Postado

@ThiagoV11 Fiz os testes, ativei a curva do fan da GPU e testei os discos com o Cristal Disk, mas existem 2 deles então usei os dois.

Segue as imagens e arquivos de Log.

Muito obrigado pela ajuda prestada!

Edit: A imagem do jogo segue as anteriores, foi feita no momento que travou. Note que existem dois novos valores para GPU que se referem a % de rotação dos fans e sua RPM.

2019-07-22 (10).png

2019-07-22 (9).png

2019-07-22 (8).png

2019-07-22 (6).png

2019-07-22 (4).png

2019-07-22 (3).png

Drive C - CDM_20190722195021.txt Drive D - CDM_20190722195929.txt Drive E - CDM_20190722211641.txt

P_20190722_214506_vHDR_On.jpg

• Curtir 1
Postado

Não tenho como trocar a fonte. 

Eu até tenho uma de 550w, mas tive que comprar outra pois o cabo da CPU segue outro padrão de 8 pinos, diferente da placa-mãe.

Na placa-mãe tenho esse padrão de conectores:

image.png.4d26bf76c287e37129164525de496339.png

Já o  cabo de CPU da fonte este padrão:

1476_3_20170524112826.thumb.jpg.c74cc56e944dc0e137a7b8d691b0e444.jpg

Observe o exterior dos conectores, alguns são quadrados e outros chanfrados, o padrão não bate com o da placa-mãe.

(na verdade até o cabo de CPU que veio com a nova fonte veio em um padrão diferente da placa-mãe, tive que comprar um cabo extensor e transformar ele em um adaptador).

Tirando a fonte eu mando imagens do que fiz. 
Pelo monitoramento usando o software da placa-mãe, não tem oscilação de energia.

Eu vou dar um jeito de trocar a fonte e falo amanhã o resultado.

• Curtir 1
Postado

@ThiagoV11  não tenho nenhuma fonte compatível com a placa. Eu não fiz um adaptador para o cado do cabo de alimentação da CPU, eu mudei os conectores da fonte nova mesmo.

No final de semana vou tentar novamente, ver se encontro outra fonte e falo.

Obrigado a todos pela ajuda!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!