Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WC ou Air cooler para i7-8700 (non-k)


Posts recomendados

Boa tarde, pessoal!

 

Primeiramente queria pedir desculpas se fizer algo errado na postagem, esse é meu primeiro tópico.

 

Tenho um pc com:

i7-8700 (non-k)

Cooler box da Intel

Placa-mãe Asus b360-tuf 

Gabinete Sharkoon Sgc1 com 2 fans, um puxando ar de fora(frente) e outro de exaustor(atrás), os cabos estão bem arrumadinhos na parte de trás.

 

Enfim, em jogos um mais pesados o i7 fica com a temperatura de 65º até 75º, por hora eu acredito estar mais ou menos ok, não tenho problemas com ele, minha preocupação é que agora o tempo na minha região está frio/inverno, quando chegar o verão e esquentar novamente vou precisar de um cooler melhor.

 

Gostaria de alguma indicação de Air cooler ou WC para manter uma melhor refrigeração, a principio não gostaria de gastar muito, algo até uns R$ 200,00 ou um pouco mais se a qualidade for boa mesmo.

 

Eu pesquisei e achei alguns modelos como Gammaxx 400 / Lucifer k2 / Maelstrom 120 / Pcyes 120, alguns desses seria bom ou teria algum melhorzinho nessa faixa de preço?

(O lucifer k2 não tenho certeza se daria certo no soquete 1151)

 

Obrigado!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa faixa de preço você consegue comprar tanto um WC de entrada quanto um Air cooler parrudo. Em regra geral, ambos conseguem o mesmo desempenho (procure reviews). Eu, pessoalmente, prefiro os WC que são menores (em cima da CPU) e mais adequados ao meu gabinete.

Eu relatei aqui minha experiência com o Maelstrom 120mm e adianto que foi muito positiva.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que já vi temperaturas mais altas, as suas parecem boas.

Concordo com o que foi dito, qualquer um desses deve suprir as necessidades.
A melhor opção vai de cada um.

 

Vou postar a minha opinião com base nos testes que achei.
Os reviews geralmente aplicam testes de stress que exigem muito do processador, atingindo temperaturas mais altas do que o comum.
No uso cotidiano as temperaturas geralmente ficam mais baixas do que esses testes costumam mostrar.

 

1) Gammaxx 400 ou o Hyper 212 Black

 


O Gammaxx tem bom custo benefício, mas seu sistema de montagem usa presilhas.
Particularmente prefiro o sistema de montagem do 212.

 

Veja testes aqui e aqui.
Nesse review, o 212 apresentou melhor capacidade de refrigeração para over.

 

2) Deepcool K2

 

É compatível sim, pois os sockets 115X possuem a mesma furação e encaixe para os coolers.
Porém recomendo assistir algum tutorial de instalação e checar as dimensões desse cooler!
O porte e espaço que vai ocupar sob a placa pode não agradar a todos.


Vou compartilhar um teste feito no 8700:

 

 


Clique aqui para ver um teste feito com a configuração abaixo:

 

Processador: Core i7-8700
placa-mãe: ASUS Prime Z370-A
Cooler: DeepCool Lucifer V2
GPU: ASUS ROG STRIX GeForce GTX 1060 OC 6GB
Windows 10, 64 Bit

O desempenho do cooler foi satisfatório.
Porém alguns podem se decepcionar um pouco, que pelo tamanho o desempenho pudesse ser um pouco melhor.

 

 

3) Maelstrom 120T

 


Se comparar com o Gammaxx, as duas fans são idênticas, basicamente o que muda é a rotação nominal.

Achei o nível de ruído dessa fan bem aceitável, em comparação com outras que já tive.
O ruído é baixo até 1200 rpm - 1300 rpm.

Se fosse fazer uma crítica, é o sistema de montagem.
É mais fácil instalar o bloco com a placa-mãe fora do gabinete, pois o apoio da mesa seguraria o backplate no lugar.
Para fazer dentro do gabinete precisaria da ajuda de outra pessoa, para não deixar o backplate sair do lugar.

Não vi teste com o 120T para esse processador, mas creio que seu desempenho deva ser próximo do H60.
Tem um teste do H60 aqui.


 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hanner  muito obrigado, acho que vou optar pelo maelstrom 120t mesmo, ou se eu achar o 240t em promoção, porque no meu gabinete cabe tranquilo.

 

 

@EdsonSM muito obrigado pelas informações, são bem interessantes, eu gostei do K2 só que me parece muitoooo grande, tenho medo do peso/tamanho acabar atrapalhando a placa-mãe no futuro, vi que ele pesa 1kg, estou pensando em ir pelo maelstrom 120t ou o 240t se eu achar promoção, vi na terabyte esses dias por 220,00 o com led branco, mas acabei não pegando 😭

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei como é, já aconteceu comigo também de perder promoção haha

 

O 240T é wc com bom custo benefício.
Pelo preço é como se estivesse pagando por um de 120 e recebendo o de 240.
 

Vou deixar algumas dicas:

 

A embalagem é uma caixa de papelão e não vem lacrado de fábrica.
Assim que receber verifique o conteúdo para em caso de problema não deixar passar o prazo para reclamação.
Digo isso pois já tive problemas com produtos em promoçãoe que não vem lacrados de fábrica.

 

A pasta vem pré-aplicada.
Acho recomendável ter um tubo de pasta de reserva para o caso de precisar refazer a instalação.
Dependendo da loja, a Deepcool tem boas opções com bom custo benefício: Z3, Z5 e Z9.

Particularmente recomendo o Z5.
 

Acompanha esse hub aqui que permite ligar a bomba e as 2 fans no conector cpu fan.
Caso a placa-mãe não especifique o limite máximo para o conector, considere o padrão de 1A (12W).
Se conferir as especificações, a bomba e as fans podem ser ligadas com segurança, pois o consumo total fica abaixo desse limite.

 

Mas se porventura preferir usar fans diferentes se atente ao consumo total do conjunto.

É possível também deixar somente as duas fans ligadas no cpu fan e a bomba ser ligada em qualquer outro conector da placa.
Nesse caso só precisaria garantia que a bomba funcione com o controle de rotação desativado.

Dependendo da placa e do conector, o controle de rotação precisa ser desligado manualmente na bios.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!