Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ROG STRIX B350-F GAMING, Não Reconhece memória em 2666Mhz


Posts recomendados

Olá pessoal, boa noite!

 

Por favor, podem me ajudar com o problema abaixo?

Possuo a placa-mãe: ROG STRIX B350-F GAMING, https://www.asus.com/br/Motherboards/ROG-STRIX-B350-F-GAMING/.

Recentemente comprei um kit de memória da HYPERX FURY 4x8GB (HX426C16FB2/8, 2666MHZ).

 

O meu problema é que não consigo subir os quatro pentes em 2666Mhz, tenho que alterar na bios para 1333Mhz, somente assim consigo vídeo.

 

já atualizei a bios da placa para ultima versão, porém o problema persiste.

 

Anexo print com as configurações do PC, se alguém conseguir me ajudar agradeço muito.

 

CPU.png

Memoria.png

SPD.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Ao avaliar o manual, localizei a seguinte observação: *   Due to AMD Ryzen™ Processor limitation, More than DDR4-2666 is supported by one DIMM per channel only (
Devido à limitação do processador AMD Ryzen ™, mais do que DDR4-2666 é suportado apenas por um DIMM por canal.).

 

Fiquei confuso com essa informação, pois estou dentro do limite informado por channel.

 

Anexo imagem com a informação que localizei no manual.

 

Segue link do manual: https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/STRIX_B350-F_GAMING/E13031_ROG_STRIX_B350-F_GAMING_UM_V2_web_20170606.pdf

 

Desde já agradeço qualquer ajuda ou esclarecimento.

 

manual_b350.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Traduzi aqui e em nenhum momento fala que não é suportado, sim é para suportar até mais de 2666Mhz. Eu acho que sei o que está ocorrendo com sua máquina. Quantas memórias você tem? Independente disso faça esse teste: teste apenas uma memória por vez, todas tem que trabalhar na mesma frequência, caso encontre a memória que esta trabalhando com 1333Mhz remova ela coloque todas os outros pentes de memórias em sua máquina ligue o pc e vê se agora está trabalhando há 2666Mhz.  Isso ocorre porque a placa-mãe sempre vai trabalhar com a menor frequência caso você tenha memória diferentes com frequências diferentes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/07/2019 às 22:11, Cleidson Jardim disse:

Ao avaliar o manual, localizei a seguinte observação: *   Due to AMD Ryzen™ Processor limitation, More than DDR4-2666 is supported by one DIMM per channel only (
Devido à limitação do processador AMD Ryzen ™, mais do que DDR4-2666 é suportado apenas por um DIMM por canal.).

 

Fiquei confuso com essa informação, pois estou dentro do limite informado por channel.


O que isto está dizendo é que mais que 2666 (fica indeterminado se 2666 incluso ou não) só é suportado em 1 slot por canal. Ou seja, só vai funcionar com 2x8, mas não 4x8. Tente deixar 2x4 e vê se consegue manter 2666, se sim é isso mesmo.

Você fez OC nesse 2600x? 1.439 de Vcore está explodindo de alto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Shaman93 disse:


O que isto está dizendo é que mais que 2666 (fica indeterminado se 2666 incluso ou não) só é suportado em 1 slot por canal. Ou seja, só vai funcionar com 2x8, mas não 4x8. Tente deixar 2x4 e vê se consegue manter 2666, se sim é isso mesmo.

Você fez OC nesse 2600x? 1.439 de Vcore está explodindo de alto!

Exatamente! Nesse caso eu tentaria resolver esse problema na forma que eu expliquei lá em cima. Mas espero que ele post aqui a solução depois. Caso meu método não funcione é sempre bom aprender algo novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Shaman93 e Léo_Dias, muito obrigado por reservar um tempo para responder a minha dúvida. Hoje quando chegar em casa vou fazer os testes que me sugeriram.

 

Logo postarei os resultados.

 

Shaman93,

 

Não fiz OC no 2600x...

 

A única alteração que fiz foi baixar a frequências das memórias. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Pessoal,

 

Acabei de realizar os testes, segue resultados...

 

Os 4 pentes (8GB cada, total de 32GB) em 2666Mhz, não vai de jeito nenhum.

 

Léo_Dias,

 

Todos os pentes reconheceram a frequência de 2666Mhz, em todos os slots (Claro um por vez, rs).

 

Shaman93,

 

Utilizado 2 pentes funciona sem problemas em 2666Mhz (Total de 16GB).

 

Creio que deve ser alguma limitação do 2600x para trabalhar com os 4 em 2666Mhz.

 

Só reconhece os 4 em 1333Mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cleidson Jardim

 

Tenho exatamente esta placa-mãe, porém com um 2400G @ 4.1ghz.

 

A tabela de compatibilidade muda quando comparamos 2 e 4 módulos, veja a lista da Asus.

https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/STRIX_B350-F_GAMING/ROG_STRIX_B350-F_GAMING_SummitCPUDDR4_DRAM_QVL20170520.pdf 

 

O problema é que eles não atualizaram a lista depois de jun/2017...ou seja, não executaram mais testes de estabilidade para esta plataforma...o que não quer dizer que itens fora da lista sejam incompatíveis.

O problema é se eles usam isso para dizer que a sua HyperX não consta na lista, portanto não há garantia de desempenho...

 

Eu usava até a semana passada 2x4gb Ripjaws V 3200mhz  @3066mhz / 1,40v (não estabilizava a clocks maiores e nem a tensões menores)...agora estou com 2x8gb HyperX Fury 2400mhz @2800mhz/1,35v (vou tentar mexer um pouco mais).

 

Você tentou fazer contato no suporte da Asus para ver se eles se manifestam?

 

Ah, outra dúvida, você habilitou o DOCP na bios?

 

Na minha eu deixei delecionado no "Ai Overclock Tunner" a opção DOCP habilitado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DanRusso77

5 horas atrás, DanRusso77 disse:

@Cleidson Jardim

 

Tenho exatamente esta placa-mãe, porém com um 2400G @ 4.1ghz.

 

A tabela de compatibilidade muda quando comparamos 2 e 4 módulos, veja a lista da Asus.

https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/STRIX_B350-F_GAMING/ROG_STRIX_B350-F_GAMING_SummitCPUDDR4_DRAM_QVL20170520.pdf 

 

O problema é que eles não atualizaram a lista depois de jun/2017...ou seja, não executaram mais testes de estabilidade para esta plataforma...o que não quer dizer que itens fora da lista sejam incompatíveis.

O problema é se eles usam isso para dizer que a sua HyperX não consta na lista, portanto não há garantia de desempenho...

 

Eu usava até a semana passada 2x4gb Ripjaws V 3200mhz  @3066mhz / 1,40v (não estabilizava a clocks maiores e nem a tensões menores)...agora estou com 2x8gb HyperX Fury 2400mhz @2800mhz/1,35v (vou tentar mexer um pouco mais).

 

Você tentou fazer contato no suporte da Asus para ver se eles se manifestam?

 

Ah, outra dúvida, você habilitou o DOCP na bios?

 

Na minha eu deixei delecionado no "Ai Overclock Tunner" a opção DOCP habilitado.

 

 

Olá DanRusso77,

 

Realmente na lista (QVL) não consta essa memória.

Vou acionar o RMA da Asus.

 

Também deixei habilitado na minha o DOCP, porém o problema persiste.

 

Atualmente estou usando apenas 2 pentes em dual (16GB a 2666Mhz).

 

Surgindo novidades compartilho com vocês.

 

Obrigado a todos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Acabei de receber resposta do suporte da Asus.

 

Enfim, como a memória não consta na lista QVL, logo não é compatível, abaixo resposta:

 

"

 

Segue a lista QVL (Qualified Vendors List) de marcas/modelos de Memória RAM testados e certificados conforme slots instalados, chips utilizados (Chip Brand), números do Chip (Chip Nº), part numbers (Part Nº) e versões (Ver.), para total compatibilidade desde que marcadas nos slots (DIMM socket support ou 1 DIMM, 2 DIMM e 4 DIMM) que irá instalar. Note que alguns modelos mesmo sendo kits (2, 4, 6 ou 8 módulos), podem ser compatível apenas em 1 módulo (1 DIMM) ou em menor número que o kit em questão, sendo compatível parcialmente apenas. Lembrando que tal lista é presente no manual do produto (para alguns modelos) e atualizações (quando existentes), em nosso site:
 
https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/STRIX_B350-F_GAMING/ROG-STRIX-B350-F-GAMING_Memory_QVL_180125.pdf?_ga=2.33102270.1871066269.1564404137-1011033234.1563824715

Marcas/modelos ausentes da lista, não podemos afirmar quanto a compatibilidade.

O uso de memórias ausentes, misturadas, diferentes da lista, de diferentes chips, de diferentes números de chips, não marcadas como compatíveis em todos slots e de diferentes versões fica ao risco do usuário, podendo ser ou não compatíveis. Caso não seja, sempre é recomendado trocá-las no prazo determinado pela revenda da qual adquiriu o produto, de preferência por modelos presentes na lista QVL.
 

"

Aproveitando, vocês teriam indicação de placa mão compatível com 4 Pentes de memória KINGSTON / HYPERX FURY(HX426C16FB2/8) / 8GB 2666Mhz?

 

Desde já agradeço a ajuda de todos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!