Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, como o título fala, a fonte do meu pc pegou fogo.

Estou fora de casa faz uma semana e quinta feira anoite minha namorada me avisa q estava usando o pc e se ausentou por 30 minutos, quando ela voltou o PC não ligava mais. Ela tentou ligar o PC, me contatou ,eu dei as instruções de retirar o cabo de energia e tal.

Sexta feira de manhã o técnico de informática foi lá e mostrou o cabo da energia, queimado e depois me falou que a fonte queimou, pegou fogo. 

Queria saber os prováveis motivos disto ter acontecido e como prevenir num futuro. Uso filtro de linha Clamper no Modem e na tomada do pc e do monitor, e ela falou que não observou nada na corrente elétrica. 

IMG-20190719-WA0000.jpg

Postado

Creio que pode ter sido tensão errada caso não tenha chaveamento automático ou foi super aquecimento... ou algum problema relacionado a fonte ser muito ruim...

(Recomenda-se fontes com certificação 80plus no minimo e PFC Ativo)

(Seria bom ter marca, modelo e componentes do computador)

• Amei 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Parece se tratar de uma avalanche térmica no terminal do plugue do cabo da fonte.

Um mau contato providencia o aquecimento do mesmo, faiscamento, que só piora o contato, tanto mais aquece tanto piora o contato, que faz aquecer mais ainda, culminando com fumaça, às vezes fogo e incondicionalmente a destruição de ambos os contatos, tanto macho quanto fêmea. Por isso se denomina avalanche térmica..

Porque do mau contato geralmente se deve a conector ruim ou cabo ruim, com pouca força prênsil e consequentemente mau contato. Material de baixa qualidade.

Não adianta trocar apenas um deles, plug ou conector, tem de substituir ambos, cabo e fonte...

• Amei 1
Postado

Oi pessoal boa noite. Primeiramente obrigado a todos por se importarem e responderem.

Aqui estão os nomes dos componentes do meu PC:

Memória 16gb ram crucial Ballistic (1x16) 2666 MHz

Placa de vídeo 1060 Galax 6gb

placa-mãe a320km Asus prime

Fonte KCAS 500W AEROCOOL

Não sei as especificações mais técnicas da fonte.. Hj recebi a notícia que o PC não foi danificado graças a Deus.

adicionado 8 minutos depois

Troquei a fonte e o cabo, porém tive q colocar uma genérica.. se puderem me recomendar uma fonte ideal para meu PC em custo benefício.. esse Pc é MT importante pra mim e eu não tenho condições de comprar outro tão cedo.

EDIT:

o técnico q consertou meu pc me falou que tem uma fonte mais em conta de 290 reais e uma melhor que é a SATELLITE 600W 80PLUS BRONZE

Vale a pena?

WhatsApp Image 2019-07-20 at 18.51.40.jpeg

WhatsApp Image 2019-07-20 at 18.51.02.jpeg

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, faller disse:

Esse cabo é de fiação 0,75

https://www.kabum.com.br/produto/66733/cabo-de-forca-md9-1-5m-3x0-75-7131

Os demais são 0,50. Comprei um desses da Empire e achei muito fino.

Mas não entendo nada e pergunto: podemos usar esses cabos de força finos de 3X0,50?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Mil desculpas... Cabo com fiação de diâmetro 3 x 0,5 serve mesmo para monitor e não para fonte do PC..

Prefira cabos com 3 x 1,0 de diâmetro, no mínimo..

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!