Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! recentemente troquei o meu athlon II por um fx-6300 e estou tendo problemas com o desempenho, o processador em determinados momentos simplesmente reduz o clock sozinho, eu havia tido o mesmo problema com um phenom II porém foi por causa da incompatibilidade da MOBO, mas este FX teoricamente é compatível com a placa-mãe.

A minha teoria é de que apesar da placa-mãe ser compatível ela não suporta 100% os FX, por isso não é capaz de mante-lo, outra coisa, pelos meus testes a temperatura e o TDP do processador nunca sobem a níveis altos.

Eu acredito que se eu fizer um downclock eu talvez consiga parar essas quedas, gostaria de saber a opinião de vocês.

Segue abaixo minha config e os testes que eu fiz usando o MSI combustor e o benchmark do cpu-z:

*placa-mãe: Asrock N68-GS4 FX

*placa de vídeo: gtx 960 GALAX

*memoria ram: 8GB

*fonte: corsair 750w 80plus bronze se não me engane

benchmark.png

NA benchmark.png

Postado

@hugo laura sim sim eu já sabia que o fx não era uma boa escolha mas era as melhores opções que se adequavam a minha configuração sem que eu tivesse que trocar tudo, eu pretendo trocar em breve o kit inteiro mais agora eu estou sem dinheiro para investir em outro hardware

Postado
3 minutos atrás, Pr0j3ct65 disse:

@hugo laura sim sim eu já sabia que o fx não era uma boa escolha mas era as melhores opções que se adequavam a minha configuração sem que eu tivesse que trocar tudo, eu pretendo trocar em breve o kit inteiro mais agora eu estou sem dinheiro para investir em outro hardware

show, logo logo vou sair desse i5 pra um ryzen 5 3600 que ta batendo de frente com os i7 =D

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Pr0j3ct65 os FX são processadores decentes, o problema do seu sistema é a placa-mãe inapropriada. Sua hipótese está certa porém quem esquenta aqui é o VRM (circuito regulador de tensão) da placa-mãe que não aguenta a demanda do processador, superaquece e diminui o clock para abaixar as temperaturas.

Infelizmente a única solução 100% seria trocar a placa-mãe por uma adequada, de chipset 970/980/990, com VRM com umas 6 fases e um bom dissipador de calor em cima.

Você pode fazer algumas coisas entretanto:
1 - Atualizar a BIOS para a última versão.

2 - Desativar o Turbo Core na BIOS para aliviar um pouco o VRM.

3 - Setar manualmente as tensões do processador

4 - Colocar dissipadores adesivos nos mosfets do VRM

5 - Colocar uma ventoinha jogando ar no VRM também ajuda

Qual cooler do seu processador? 

• Curtir 1
Postado

@grievous então o cooler eu não te dizer exatamente qual é mas é um zalmann com dispador vertical e se não me engane 2 ou 4 heat pipes, vou ver se consigo fazer algumas de sua sugestões...

adicionado 1 minuto depois

@RS Faria vou tentar pegar uma placa-mãe nova o mais breve possível, mas talvez venha a demorar... 

• Membro VIP
Postado

@Pr0j3ct65 É tipo torre então? Coolers assim pioram um pouco sua situação porque não jogam ar na placa-mãe. Os coolers stock normalmente são do tipo top-down e parte do ar passa pelos componentes da placa-mãe, ajudando a resfriar o VRM, memórias, etc.

images?q=tbn:ANd9GcQ01za_cTlYWXCw0BtShUp

• Membro VIP
Postado

@Pr0j3ct65 Faça algumas das sugestões primeiro (atualizar a BIOS e desativar o Turbo Core) e veja se consegue algum progresso. Caso continue do mesmo jeito aí seria legal trocar para o stock.

O maior problema é encontrar placas-mãe decentes, eu precisava de uma pra um FX6300 que eu tinha e só encontrei por um preço decente no Aliexpress (Não sei porque não envia mais para o BR). Comprei de lá, demorou 1 mês mas chegou bem conservada e funciona normalmente.

Postado

@grievous certo eu vou ir testando algumas sugestões aqui e se não der mesmo o jeito é esperar pra eu pegar outra placa-mãe, muito obrigado pelo menos agora tenho uma luz para este pc

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!