Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, trabalho como TI e estou arrumando os computadores de todas as salas. Para vocês terem uma ideia, os processadores variam entre:

Intel Core 2 Quad CPU Q6600 @ 2.40GHz 2.39GHz;

Pentium Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz 2.60GHz;

Intel Core i5 CPU 650 @ 3.20GHz 3.20GHz;

Intel Core i3-2330M CPU @ 2.20GHz 2.20GHz

Intel Core i3-4170 CPU @ 3.70GHz 3.70GHz;

A maioria dos computadores são antigos, mas existem alguns com i3 e i5 mais atuais.

Placa-mãe antiga, nada muito atual.

As mudanças são os processadores, 2GB/4GB/6GB RAM e 500GB/1TB HD;

Nenhum deles tem placa de vídeo.

São utilizados para trabalho (navegador Chrome, LibreOffice, alguns programas mais leves).

Alguns setores contam com impressoras, o problema é que uma parte delas está ligada em um estabilizador junto do PC e o monitor (alguns já queimaram e outros oscilam e fazem muito barulho).

Um exemplo é o PC ( Pentium Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz 2.60GHz ) + monitor simples + impressora ( HP LaserJet M1212nf MFP ) que estavam ligados em um estabilizador de 300VA.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Então, estou comprando autotrafos conforme a necessidade das impressoras ( 1000VA - 1500VA ) e evitando que queimem ou algo pior aconteça. Também vou trocar os estabilizadores por nobreaks, pois li em alguns sites que é melhor não utiliza-los e a maioria aqui é de apenas 300VA.

A minha dúvida é em relação a colocar um nobreak em cada computador + monitor básico para trabalho. Pois pesquisando, encontrei um pessoal comentando que um PC + MONITOR básico em média utilizam no MÁXIMO 650VA.

Eu sei que quanto melhor for o processador ou mais periféricos existirem, maior será o consumo do computador, porém...

A minha pergunta é:

Em MÉDIA, monitores + computadores com processadores conforme eu citei e variando apenas a quantia de memória RAM e HD (SEM PLACA DE VÍDEO) precisam de um nobreak de quantos VA ? Sabendo que o nobreak possa ser utilizado tanto no melhor computador (placa-mãe básica, melhor processador, RAM e HD), como no pior computador e sem problema.

Desculpem o textão, porém acredito que assim seja possível entender um pouco melhor.

Obrigado.

Postado
8 minutos atrás, leNazca disse:

Também vou trocar os estabilizadores por nobreaks, pois li em alguns sites que é melhor não utiliza-los

Correto.

O que você não viu é que nobreaks baratos (os chamados 'shortbreaks') são basicamente um estabilizador com bateria e igualmente também não devem ser usados, pelos mesmos motivos.

Postado
9 minutos atrás, Shaman93 disse:

Correto.
https://www.clubedohardware.com.br/artigos/energia/vídeo-por-que-não-devemos-usar-estabilizadores-de-tensão-r36346/
O que você não viu é que nobreaks baratos (os chamados 'shortbreaks') são basicamente um estabilizador com bateria e igualmente também não devem ser usados, pelos mesmos motivos.

Entendo, o nobreak que solicitei para comprarem foi o seguinte:

Nobreak SMS 1200va Bivolt - Station II - 27392

https://www.kabum.com.br/produto/25298/nobreak-sms-1200va-bivolt-station-ii-27392-

O nobreak seria utilizado para computadores mais novos que também ainda serão adquiridos. Porém também estava pensando em compra-los para trocar com os estabilizadores ou buscar por um com 1000VA no mínimo para os PC mais antigos.

Obs: Toda a informação foi adquirida por buscas em sites e me baseando nos equipamentos mais antigos que encontro no trabalho.

Obrigado pela resposta, vou pesquisar sobre "shortbreaks".

Postado

@leNazcaÉ um shortbreak, não serve. Nobreaks adequados pra uso em PCs custam de 1500 pra mais. Veja a página 4 do manual desse nobreakimage.png.7a6d73f1a273b4ff36f9175f8441e7a1.png

Algumas fontes também vem com um adesivo na caixa, dizendo que a validade é anulada se ela for usada com estabilizadores (o que inclui shortbreaks).

O ideal, se a empresa não trabalha com informações sensíveis e/ou não tem essa grana pra investir, é não usar nobreak. Coloca só um bom filtro de linha, por exemplo os da marca Clamper.

Postado
5 minutos atrás, leNazca disse:

https://www.kabum.com.br/produto/25298/nobreak-sms-1200va-bivolt-station-ii-27392-

Alguns computadores aqui utilizam o seguinte nobreak:

Nobreak NHS Mini III 600VA/300W Bivolt (E.Bivolt / S.120V ou 220V / 1x Bateria 7Ah)

https://www.extra.com.br/informatica/protecaoeletrica/nobreaks/nobreak-nhs-mini-iii-600va-300w-bivolt-ebivolt-s120v-ou-220v-1x-bateria-7ah-2303109.html

Não tenho certeza se 600VA já seja o suficiente, porém como seriam utilizados nos computadores mais antigos é uma opção.

Postado
8 minutos atrás, leNazca disse:

O nobreak seria utilizado para computadores mais novos que também ainda serão adquiridos. Porém também estava pensando em compra-los para trocar com os estabilizadores ou buscar por um com 1000VA no mínimo para os PC mais antigos.

Obs: Toda a informação foi adquirida por buscas em sites e me baseando nos equipamentos mais antigos que encontro no trabalho.

Obrigado pela resposta, vou pesquisar sobre "shortbreaks".

Só obteve informação de péssima qualidade...

Pra que precisa de nobreak? Não é melhor comprar um protetor de verdade da Clamper, por exemplo, que custa uns 100 reais cada?

Postado

Eu não te respondi, mas é porque pergunta que você está se fazendo é "qual a potência necessária pra usar num PC este equipamento que não deve ser usado em um PC?". Entendo que já usem, mas pode ficar certo que a parte de "alguns já queimaram e outros oscilam e fazem muito barulho" tem a ver com isso.

Postado
3 minutos atrás, Shaman93 disse:

@leNazcaÉ um shortbreak, não serve. Nobreaks adequados pra uso em PCs custam de 1500 pra mais. Veja a página 4 do manual desse nobreakimage.png.7a6d73f1a273b4ff36f9175f8441e7a1.png

Algumas fontes também vem com um adesivo na caixa, dizendo que a validade é anulada se ela for usada com estabilizadores (o que inclui shortbreaks).

O ideal, se a empresa não trabalha com informações sensíveis e/ou não tem essa grana pra investir, é não usar nobreak. Coloca só um bom filtro de linha, por exemplo os da marca Clamper.

Cara, muito obrigado. 

Vou conversar com o outro técnico a respeito da troca por um filtro de linha.

Postado
1 minuto atrás, leNazca disse:

Alguns computadores aqui utilizam o seguinte nobreak:

Nobreak NHS Mini III 600VA/300W Bivolt (E.Bivolt / S.120V ou 220V / 1x Bateria 7Ah)

https://www.extra.com.br/informatica/protecaoeletrica/nobreaks/nobreak-nhs-mini-iii-600va-300w-bivolt-ebivolt-s120v-ou-220v-1x-bateria-7ah-2303109.html

Não tenho certeza se 600VA já seja o suficiente, porém como seriam utilizados nos computadores mais antigos é uma opção.

Pra definir a potência correta necessária, é preciso saber qual é a fonte do PC (marca e modelo).

Como já foi dito, qualquer "nobreak" que custe menos de 1500 reais é porcaria, como esse aí também é.

Postado
1 minuto atrás, braconius disse:

Só obteve informação de péssima qualidade...

Pra que precisa de nobreak? Não é melhor comprar um protetor de verdade da Clamper, por exemplo, que custa uns 100 reais cada?

Pois é, pelo visto não.

Mas já entendi e vou buscar outra opção, muito obrigado.

adicionado 1 minuto depois
2 minutos atrás, Shaman93 disse:

Eu não te respondi, mas é porque pergunta que você está se fazendo é "qual a potência necessária pra usar num PC este equipamento que não deve ser usado em um PC?"

Na verdade eu gostaria de saber o consumo médio em VA de um PC e monitor bem básicos. 

Mesmo não respondendo diretamente a pergunta, já solucionou o meu problema.

Obrigado.

Postado
7 minutos atrás, leNazca disse:

Pois é, pelo visto não.

Proteção individual para um computador com acesso à internet via rede cabeada: https://www.lojaclamper.com.br/dps-clamper-energia-ethernet-poe/p

adicionado 4 minutos depois
7 minutos atrás, leNazca disse:

Pois é, pelo visto não.

adicionado 1 minuto depois

Na verdade eu gostaria de saber o consumo médio em VA de um PC e monitor bem básicos. 

Mesmo não respondendo diretamente a pergunta, já solucionou o meu problema.

Obrigado.

Se ainda estiver curioso, o dimensionamento de um nobreak deve ser feito em cima da potêcia da fonte e não da potência que o computador consome. Se você, por exemplo, tiver uma fonte de 650w num computador que consome 200w, o nobreak precisa ser adequadamente dimensionado para 650w e não 200w. Por isso eu disse que era necessário informar o modelo da fonte.

A conta é feita da seguinte forma:

Potência da fonte x Eficiência da mesma (exemplo, para uma fonte com 80% de eficiência, multiplica-se por 0,8) = Resultador em Watts (essa é a potência em Watts que o nobreak precisa possuir).

Para saber a potencia em Watts de um nobreak, multiplique sua potência em VA pelo seu fator de Potência.

Postado
19 minutos atrás, braconius disse:

Se ainda estiver curioso, o dimensionamento de um nobreak deve ser feito em cima da potêcia da fonte e não da potência que o computador consome. Se você, por exemplo, tiver uma fonte de 650w num computador que consome 200w, o nobreak precisa ser adequadamente dimensionado para 650w e não 200w. Por isso eu disse que era necessário informar o modelo da fonte.

Faz sentido, na verdade é meio que óbvio mesmo.

Como sou leigo sobre energia, nobreaks e derivados (na verdade é medo de explodir tudo), transformo as coisas simples em algo mais complicado.

adicionado 4 minutos depois
19 minutos atrás, braconius disse:

A conta é feita da seguinte forma:

Potência da fonte x Eficiência da mesma (exemplo, para uma fonte com 80% de eficiência, multiplica-se por 0,8) = Resultador em Watts (essa é a potência em Watts que o nobreak precisa possuir).

Para saber a potencia em Watts de um nobreak, multiplique sua potência em VA pelo seu fator de Potência.

A fonte que estou utilizando nos computadores é da Fortrek Power Supply PWS 2003 ATX 200W REAL (na caixa mostra 450W máximos), que segundo o vendedor era a melhor que ele tinha.

Postado

Se você quiser utilizar no-break's ou estabilizadores, você precisa procurar modelos que geram ondas senoidais puras. A maioria dos modelos baratos produzem ondas quadradas porque são mais simples e mais baratas de se fazer partindo de uma corrente contínua fornecida pela bateria. Para se produzir ondas senoidais puras precisa-se de um processo muito complexo e caro que produtos baratos não podem oferecer.

Para dimensionar o produto para os computadores, é importante conhecer bem o tipo de fonte, ou testando os componentes ou comprando de marcas confiáveis que cumprem o que está na etiqueta, pois tem a questão da eficiência energética da fonte. Fontes baratas geralmente possuem uma eficiência muito baixa (abaixo de 80%), o que aumenta o gasto de energia.

Postado

Buscando pelo filtro de linha... Vocês acham que um iCLAMPER Energia 5 (https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-energia-5/p) é suficiente (proteção) para eu utilizar nos seguintes equipamentos:

Fonte Aerocool 350W, VX-350

Processador: Intel Core i5-8400

Memória RAM: 8GB DDR4 3000MHz

Disco Rígido (HD): 1TB

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9062/computador-t-home-intel-Core-i5-8gb-ddr4-hd-1tb

MONITOR AOC 18.5 POL, HD, 60HZ, E970SWNL

https://www.terabyteshop.com.br/produto/5614/monitor-aoc-e970swnl-led-185-pol

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...