Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Consumo médio PC + MONITOR em VA (nobreak)


Posts recomendados

Boa tarde, trabalho como TI e estou arrumando os computadores de todas as salas. Para vocês terem uma ideia, os processadores variam entre:

 

Intel Core 2 Quad CPU Q6600 @ 2.40GHz 2.39GHz;

Pentium Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz 2.60GHz;

Intel Core i5 CPU 650 @ 3.20GHz 3.20GHz;

Intel Core i3-2330M CPU @ 2.20GHz 2.20GHz

Intel Core i3-4170 CPU @ 3.70GHz 3.70GHz;

 

A maioria dos computadores são antigos, mas existem alguns com i3 e i5 mais atuais.

Placa-mãe antiga, nada muito atual.

As mudanças são os processadores, 2GB/4GB/6GB RAM e 500GB/1TB HD;

Nenhum deles tem placa de vídeo.

São utilizados para trabalho (navegador Chrome, LibreOffice, alguns programas mais leves).

 

Alguns setores contam com impressoras, o problema é que uma parte delas está ligada em um estabilizador junto do PC e o monitor (alguns já queimaram e outros oscilam e fazem muito barulho).

Um exemplo é o PC ( Pentium Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz 2.60GHz ) + monitor simples + impressora ( HP LaserJet M1212nf MFP ) que estavam ligados em um estabilizador de 300VA.

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Então, estou comprando autotrafos conforme a necessidade das impressoras ( 1000VA - 1500VA ) e evitando que queimem ou algo pior aconteça. Também vou trocar os estabilizadores por nobreaks, pois li em alguns sites que é melhor não utiliza-los e a maioria aqui é de apenas 300VA.

 

A minha dúvida é em relação a colocar um nobreak em cada computador + monitor básico para trabalho. Pois pesquisando, encontrei um pessoal comentando que um PC + MONITOR básico em média utilizam no MÁXIMO 650VA.

Eu sei que quanto melhor for o processador ou mais periféricos existirem, maior será o consumo do computador, porém...

 

A minha pergunta é:

Em MÉDIA, monitores + computadores com processadores conforme eu citei e variando apenas a quantia de memória RAM e HD (SEM PLACA DE VÍDEO) precisam de um nobreak de quantos VA ? Sabendo que o nobreak possa ser utilizado tanto no melhor computador (placa-mãe básica, melhor processador, RAM e HD), como no pior computador e sem problema.

 

Desculpem o textão, porém acredito que assim seja possível entender um pouco melhor.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, leNazca disse:

Também vou trocar os estabilizadores por nobreaks, pois li em alguns sites que é melhor não utiliza-los

Correto.


O que você não viu é que nobreaks baratos (os chamados 'shortbreaks') são basicamente um estabilizador com bateria e igualmente também não devem ser usados, pelos mesmos motivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Shaman93 disse:

Correto.
https://www.clubedohardware.com.br/artigos/energia/vídeo-por-que-não-devemos-usar-estabilizadores-de-tensão-r36346/
O que você não viu é que nobreaks baratos (os chamados 'shortbreaks') são basicamente um estabilizador com bateria e igualmente também não devem ser usados, pelos mesmos motivos.

Entendo, o nobreak que solicitei para comprarem foi o seguinte:

 

Nobreak SMS 1200va Bivolt - Station II - 27392

https://www.kabum.com.br/produto/25298/nobreak-sms-1200va-bivolt-station-ii-27392-

 

O nobreak seria utilizado para computadores mais novos que também ainda serão adquiridos. Porém também estava pensando em compra-los para trocar com os estabilizadores ou buscar por um com 1000VA no mínimo para os PC mais antigos.

 

Obs: Toda a informação foi adquirida por buscas em sites e me baseando nos equipamentos mais antigos que encontro no trabalho.

 

Obrigado pela resposta, vou pesquisar sobre "shortbreaks".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leNazcaÉ um shortbreak, não serve. Nobreaks adequados pra uso em PCs custam de 1500 pra mais. Veja a página 4 do manual desse nobreakimage.png.7a6d73f1a273b4ff36f9175f8441e7a1.png

Algumas fontes também vem com um adesivo na caixa, dizendo que a validade é anulada se ela for usada com estabilizadores (o que inclui shortbreaks).

O ideal, se a empresa não trabalha com informações sensíveis e/ou não tem essa grana pra investir, é não usar nobreak. Coloca só um bom filtro de linha, por exemplo os da marca Clamper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, leNazca disse:

Entendo, o nobreak que solicitei para comprarem foi o seguinte:

 

Nobreak SMS 1200va Bivolt - Station II - 27392

https://www.kabum.com.br/produto/25298/nobreak-sms-1200va-bivolt-station-ii-27392-

Alguns computadores aqui utilizam o seguinte nobreak:

 

Nobreak NHS Mini III 600VA/300W Bivolt (E.Bivolt / S.120V ou 220V / 1x Bateria 7Ah)

https://www.extra.com.br/informatica/protecaoeletrica/nobreaks/nobreak-nhs-mini-iii-600va-300w-bivolt-ebivolt-s120v-ou-220v-1x-bateria-7ah-2303109.html

 

Não tenho certeza se 600VA já seja o suficiente, porém como seriam utilizados nos computadores mais antigos é uma opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, leNazca disse:

Entendo, o nobreak que solicitei para comprarem foi o seguinte:

 

Nobreak SMS 1200va Bivolt - Station II - 27392

https://www.kabum.com.br/produto/25298/nobreak-sms-1200va-bivolt-station-ii-27392-

 

O nobreak seria utilizado para computadores mais novos que também ainda serão adquiridos. Porém também estava pensando em compra-los para trocar com os estabilizadores ou buscar por um com 1000VA no mínimo para os PC mais antigos.

 

Obs: Toda a informação foi adquirida por buscas em sites e me baseando nos equipamentos mais antigos que encontro no trabalho.

 

Obrigado pela resposta, vou pesquisar sobre "shortbreaks".

Só obteve informação de péssima qualidade...

 

Pra que precisa de nobreak? Não é melhor comprar um protetor de verdade da Clamper, por exemplo, que custa uns 100 reais cada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não te respondi, mas é porque pergunta que você está se fazendo é "qual a potência necessária pra usar num PC este equipamento que não deve ser usado em um PC?". Entendo que já usem, mas pode ficar certo que a parte de "alguns já queimaram e outros oscilam e fazem muito barulho" tem a ver com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Shaman93 disse:

@leNazcaÉ um shortbreak, não serve. Nobreaks adequados pra uso em PCs custam de 1500 pra mais. Veja a página 4 do manual desse nobreakimage.png.7a6d73f1a273b4ff36f9175f8441e7a1.png

Algumas fontes também vem com um adesivo na caixa, dizendo que a validade é anulada se ela for usada com estabilizadores (o que inclui shortbreaks).

O ideal, se a empresa não trabalha com informações sensíveis e/ou não tem essa grana pra investir, é não usar nobreak. Coloca só um bom filtro de linha, por exemplo os da marca Clamper.

Cara, muito obrigado. 

Vou conversar com o outro técnico a respeito da troca por um filtro de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, leNazca disse:

Alguns computadores aqui utilizam o seguinte nobreak:

 

Nobreak NHS Mini III 600VA/300W Bivolt (E.Bivolt / S.120V ou 220V / 1x Bateria 7Ah)

https://www.extra.com.br/informatica/protecaoeletrica/nobreaks/nobreak-nhs-mini-iii-600va-300w-bivolt-ebivolt-s120v-ou-220v-1x-bateria-7ah-2303109.html

 

Não tenho certeza se 600VA já seja o suficiente, porém como seriam utilizados nos computadores mais antigos é uma opção.

Pra definir a potência correta necessária, é preciso saber qual é a fonte do PC (marca e modelo).

 

Como já foi dito, qualquer "nobreak" que custe menos de 1500 reais é porcaria, como esse aí também é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, braconius disse:

Só obteve informação de péssima qualidade...

 

Pra que precisa de nobreak? Não é melhor comprar um protetor de verdade da Clamper, por exemplo, que custa uns 100 reais cada?

Pois é, pelo visto não.

Mas já entendi e vou buscar outra opção, muito obrigado.

adicionado 1 minuto depois
2 minutos atrás, Shaman93 disse:

Eu não te respondi, mas é porque pergunta que você está se fazendo é "qual a potência necessária pra usar num PC este equipamento que não deve ser usado em um PC?"

Na verdade eu gostaria de saber o consumo médio em VA de um PC e monitor bem básicos. 

Mesmo não respondendo diretamente a pergunta, já solucionou o meu problema.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, leNazca disse:

Pois é, pelo visto não.

Mas já entendi e vou buscar outra opção, muito obrigado.

Proteção individual para um computador com acesso à internet via rede cabeada: https://www.lojaclamper.com.br/dps-clamper-energia-ethernet-poe/p

adicionado 4 minutos depois
7 minutos atrás, leNazca disse:

Pois é, pelo visto não.

Mas já entendi e vou buscar outra opção, muito obrigado.

adicionado 1 minuto depois

Na verdade eu gostaria de saber o consumo médio em VA de um PC e monitor bem básicos. 

Mesmo não respondendo diretamente a pergunta, já solucionou o meu problema.

Obrigado.

Se ainda estiver curioso, o dimensionamento de um nobreak deve ser feito em cima da potêcia da fonte e não da potência que o computador consome. Se você, por exemplo, tiver uma fonte de 650w num computador que consome 200w, o nobreak precisa ser adequadamente dimensionado para 650w e não 200w. Por isso eu disse que era necessário informar o modelo da fonte.

 

A conta é feita da seguinte forma:

Potência da fonte x Eficiência da mesma (exemplo, para uma fonte com 80% de eficiência, multiplica-se por 0,8) = Resultador em Watts (essa é a potência em Watts que o nobreak precisa possuir).

 

Para saber a potencia em Watts de um nobreak, multiplique sua potência em VA pelo seu fator de Potência.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, braconius disse:

Se ainda estiver curioso, o dimensionamento de um nobreak deve ser feito em cima da potêcia da fonte e não da potência que o computador consome. Se você, por exemplo, tiver uma fonte de 650w num computador que consome 200w, o nobreak precisa ser adequadamente dimensionado para 650w e não 200w. Por isso eu disse que era necessário informar o modelo da fonte.

Faz sentido, na verdade é meio que óbvio mesmo.

Como sou leigo sobre energia, nobreaks e derivados (na verdade é medo de explodir tudo), transformo as coisas simples em algo mais complicado.

adicionado 4 minutos depois
19 minutos atrás, braconius disse:

Se ainda estiver curioso, o dimensionamento de um nobreak deve ser feito em cima da potêcia da fonte e não da potência que o computador consome. Se você, por exemplo, tiver uma fonte de 650w num computador que consome 200w, o nobreak precisa ser adequadamente dimensionado para 650w e não 200w. Por isso eu disse que era necessário informar o modelo da fonte.

 

A conta é feita da seguinte forma:

Potência da fonte x Eficiência da mesma (exemplo, para uma fonte com 80% de eficiência, multiplica-se por 0,8) = Resultador em Watts (essa é a potência em Watts que o nobreak precisa possuir).

 

Para saber a potencia em Watts de um nobreak, multiplique sua potência em VA pelo seu fator de Potência.

 

 

A fonte que estou utilizando nos computadores é da Fortrek Power Supply PWS 2003 ATX 200W REAL (na caixa mostra 450W máximos), que segundo o vendedor era a melhor que ele tinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quiser utilizar no-break's ou estabilizadores, você precisa procurar modelos que geram ondas senoidais puras. A maioria dos modelos baratos produzem ondas quadradas porque são mais simples e mais baratas de se fazer partindo de uma corrente contínua fornecida pela bateria. Para se produzir ondas senoidais puras precisa-se de um processo muito complexo e caro que produtos baratos não podem oferecer.

 

Para dimensionar o produto para os computadores, é importante conhecer bem o tipo de fonte, ou testando os componentes ou comprando de marcas confiáveis que cumprem o que está na etiqueta, pois tem a questão da eficiência energética da fonte. Fontes baratas geralmente possuem uma eficiência muito baixa (abaixo de 80%), o que aumenta o gasto de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buscando pelo filtro de linha... Vocês acham que um iCLAMPER Energia 5 (https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-energia-5/p) é suficiente (proteção) para eu utilizar nos seguintes equipamentos:

 

Fonte Aerocool 350W, VX-350

Processador: Intel Core i5-8400

Memória RAM: 8GB DDR4 3000MHz

Disco Rígido (HD): 1TB

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9062/computador-t-home-intel-Core-i5-8gb-ddr4-hd-1tb

 

MONITOR AOC 18.5 POL, HD, 60HZ, E970SWNL

https://www.terabyteshop.com.br/produto/5614/monitor-aoc-e970swnl-led-185-pol

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!