Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

pc novo com telas azuis - irql not less or equal


Posts recomendados

Olá, pessoal. É meu primeiro post aqui no Clube do Hardware. E é sobre um problema que está me atormentando há cerca de um mês.

 

Meu computador (recém montado) está dando tela azul constantemente - quase sempre com o código IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL. Costuma acontecer durante jogos, downloads , instalações e já ocorreu até quando eu estava navegando normalmente na internet.

Já fiz várias instalações limpas do Windows 10. Já atualizei drivers, a RAM foi retirada dos slots, os pentes foram limpos, etc. Testei tanto o SSD (que tem a instalação do OS) quanto o HD no HDTune, sem erros. Rodei o MemTest86 para testar a RAM, e não foram encontrados erros na memória (porém usei a versão free, que só faz 4 passes). Já chequei a CPU com a ferramenta de diagnóstico da Intel, nenhum erro encontrado também.

Já atualizei todos os meus drivers - tanto manualmente quanto usando o driver booster (foram várias reinstalações do Windows). Já até troquei a fonte do PC por uma Corsair CX750W de 750W, e o problema persistiu. Destaco que meus jogos (GTA V, X-Plane 11) são originais, e o Windows é original também.

Já usei todos os comandos possíveis e imagináveis inúmeras vezes: DISM, SFC /SCANNOW, CHKDSK, tudo, absolutamente tudo. Já usei o Driver Verifier (selecionando apenas os drivers de terceiros) e não obtive nenhuma tela azul para gerar dump. Quase todas as ocorrências tem a ver com o ntoskrnl.exe, ou seja, o kernel. Já rodei a internet inteira em busca de soluções, mas os tópicos sempre são inconclusivos.

 

Tenho alguns dumps que o Windows gerou quando da ocorrência das telas azuis. Seguem:

https://1drv.ms/u/s!AnZznFv0oDokh3bcgZ4Tl-AjpABT?e=5vod9Y
https://1drv.ms/u/s!AnZznFv0oDokh3r-rTVYwxVhzgRm?e=sHOxka (este último está relacionado ao CLASSPNP.SYS)

Eis as minhas especificações. Quase todas as peças tem menos de 2 meses de uso, exceto o leitor de CD/DVD (que é bem antigo) e o HD, que está destacado. Uso o computador conectado em uma régua comum de tomadas, onde está ligado o modem da internet e a tomada do monitor.

Processador I7-8700 non K
Motherboard Gigabyte AORUS B360M Gaming 3
16 GB RAM (2x HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL16, black - HX426C16FB2/8)
GTX 1060 6GB Gigabyte
SSD 500 GB Seagate Barracuda
HD 1 TB Toshiba (Mais de 4 anos de uso)
Fonte Corsair CX750W 750W

Qualquer ajuda será bem vinda. Obrigado, amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Dowglas Lima Barbosa Sousa Certo, você ainda pode fazer a outra parte da sugestão. Veja se o problema persiste dessa forma. Sugiro até não ligar o cabo de rede no PC enquanto testa porque já perdi os cabelos uma vez e era algum problema relacionado com a rede que estava causando minhas telas azuis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei ontem o PC sem placa de vídeo, sem um dos pentes de RAM (alternei os dois pentes de 8 gb), dei clear CMOS, resetei BIOS e nada, o problema continuou.

 

Suspeito que seja a placa-mãe. No momento o PC está numa assistência Ibyte para que os componentes sejam testados em outra mobo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um usuário do Tom's Hardware sugeriu que eu tente usar só um módulo de RAM e resete o perfil XMP da memória. Segundo ele, memórias vendidas separadamente podem não ser compatíveis, mesmo sendo iguais. 😲
 
Minha RAM é 2666, CL(IDD): 16-18-18, e tensão 1.2V (típico). 

Será que isso pode resolver? O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!