Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como conectar ao modem Vivo após mudar ele pra Bridge


Posts recomendados

Olá.

A vivo trocou o modem daqui de casa e o técnico disse que não tem autorização para colocá-lo em bridge. Ele queria resetar meu roteador TP-LINK e configurá-lo como um ponto de rede do modem deles. Obviamente mandei ele embora, entrei no modem da vivo pelo endereço 192.168.15.1, mudei o modem pra bridge, conectei o cabo de rede do modem no roteador wifi TP-link, e sem resetar nada tudo voltou a funcionar normalmente.

O problema é que não consigo mais acessar o modem da vivo para mexer nas configurações dele. Preciso, por exemplo, desativar a rede WIFI dele porque ficou na minha casa minha rede wifi do TP-link e as redes wifi do modem da vivo.

Tanto conectado no meu roteador TP-link quando conectado na rede wifi do MODEM (que não dá acesso a internet e está funcionando como uma rede sem saída nula), em nenhum dos dois casos consigo conectar ao modem pelo enreço citado acima 192.168.15.1.

 

Como resolvo isso?

 

Tentei até um ipconfig /all quando a rede wifi era a do modem vivo, mas ele não mostra nenhum servidor DHCP na lista, nenhuma dica de endereço IP que eu pudesse usar para acessar o modem novamente.

 

Alguém pode me ajudar?

 

Gostaria de 2 soluções:

 

1) Acessar o modem pela rede wireless do modem. Como?!

2) Após desabilitar a rede wireless do modem e voltar para a rede wireless do roteador TP-link, como eu volto a acessar o modem?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou usuária NET e tem uns modens da NET que mudam o IP de acesso depois de mudar pra bridge, pode ser que aconteça com esse tb, tem que ver pelo modelo. No caso da NET nem precisa mudar pra bridge pra funcionar direito e os técnicos não fazem nada, no máximo mudar nome e senha do wifi do modem, teve um que teve o disparate de me dizer q os modens da NET não permitem uso de roteadores de terceiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ciro-mota disse:

Os modems TP-Link de nova geração contam com a função de Secondary WAN, que permite exatamente esse tipo de função.

 

main-qimg-d8f92078b7c9a48148d5ea0a7e6746

 

Veja se ajuda.

@ciro-mota nem havia percebido que existia essa opção. Ela fica recolhida. Pode explicar o que significa conexão secundária? Pelo que vi numa pesquisa aqui seria pra ter 2 conexões WANs. Não parece se aplicar a situação aqui de como conectar ao modem vivo. Parece ser apenas conexão redundante pra quando cair uma internet você ter a secundária e não ficar sem sinal de Internet.

 

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao colocar o modem/roteador em modo bridge ele deveria desativar todas as funções exceto as do modem, que passa a funcionar como se pode imaginar, ponte ou "bridge" entre sua rede e a internet. 

 

Isso implica em desativar telefonia, TV e funções de roteamento e deveria incluir desativar as antenas e a rede wifi. Estranho continuar ativa a rede sem fio. Não é estanho que não funcione, claro. É importante voltar a acessar o modem só para desativar um recurso que não funciona na prática?

 

Se precisa mesmo disso apenas retorne o modem às configurações de fábrica e desative o wifi antes de colocar em modo bridge de novo. Para fazer isso você liga o modem e mantem apertado o botão de reset e tal....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, arfneto disse:

Ao colocar o modem/roteador em modo bridge ele deveria desativar todas as funções exceto as do modem, que passa a funcionar como se pode imaginar, ponte ou "bridge" entre sua rede e a internet. 

 

Isso implica em desativar telefonia, TV e funções de roteamento e deveria incluir desativar as antenas e a rede wifi. Estranho continuar ativa a rede sem fio. Não é estanho que não funcione, claro. É importante voltar a acessar o modem só para desativar um recurso que não funciona na prática?

 

Se precisa mesmo disso apenas retorne o modem às configurações de fábrica e desative o wifi antes de colocar em modo bridge de novo. Para fazer isso você liga o modem e mantem apertado o botão de reset e tal....

 

Entendi perfeitamente tudo que falou. É o que vou fazer e faz sentido, mas a dúvida que levantei é se não seria possível acessar o modem depois que ele foi colocado em modo bridge. Não era para ter um IP de acesso a ele?! O WIFI do modem eu consigo inclusive conectar. Não funciona internet, nem nada, mas consigo conexão. Não parece estar habilitado nenhum servidor DHCP na conexão wifi com o modem que seria uma forma de eu conseguir acesso as configurações do modem em modo bridge! Mas não deu certo. O problema de resetar o modem é que sempre que eu tiver vontade de ver as configurações dele e alterar uma ou outra coisa eu vou ter de resetá-lo! Era pra existir uma alternativa. Desabilitar o WIFI por exemplo será algo necessário pra eu fazer, até pra evitar perda de pacotes e conflitos com 2 transmissores 2.4GHz próximos. A questão toda seria essa. Acessar o modem sem ter de resetá-lo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, doraimom disse:

questão toda seria essa. Acessar o modem sem ter de resetá-lo

 

Pois é: ao colocar o modem em modo bridge ele deixa de ser um roteador, então não teria sentido ter IP ou servidor DHCP. Ele serve apenas como uma caixa preta que trás o acesso a internet até sua rede local. O que acontece lá dentro do modem é problema da operadora, desde que você tenha acesso à internet no dispositivo que você ligar nele. 

E aí você liga nele o que você quiser ou precisar, e tem a segurança de que está tudo como você quer. Por isso em empresas se procura algo assim: apenas um cabo de rede, de fibra, de isopor, qualquer coisa que você conecta nos seus roteadores e tudo funciona, de modo que você pode trocar de operadora ou de modem e não ter que se preocupar com nada. E você pode controlar segurança e acesso e DHCP e tudo que precisa.

 

Você coloca o modem em bridge justamente para colocar seus roteadores e servidores como você quer. O modem só trás o sinal. O que está estranho no seu caso é que o processo de colocar o modem em modo bridge deveria ter desligado automaticamente o wifi, como desligaria seus telefones e TV e todos os servicós de rede rodando no seu modem/roteador.

 

Em geral você coloca o modem em modo bridge justamente para não ter que acessá-lo. Em geral quando se faz isso é porque não se quer ter qualquer possível influência entre o que acontece no modem e o que acontece na sua rede, exceto o óbvio: acesso a internet. A configuração do aparelho enquanto modem em geral etá muito fora do conhecimento do usuário comum e inclui parâmetros específicos para o modem operar na rede da operadora e não na sua rede local.

 

Os roteadores oferecidos pelas operadoras evoluiram para um conceito de set-top box hoje em dia, com um grande número de funções e um mínimo de configuração, visando diminuir os custos de suporte e a chance de problemas, então isso rapidamente escala para uma situação de risco para redes de empresas ou mesmo domésticas um pouco mais sofisticadas, e por isso a possibilidade de usar o modo bridge se torna às vezes obrigatória. E às vezes impossível. :( 

 

vou te dar um exemplo curto, citando um aparelho ao qual tive acesso hoje. trata-se de uma conexão via fibra ótica da operadora VIVO via um modem roteador que tem uma porta WAN e tres portas LAN todas gigabit, duas portas RJ11 para telefone, e saída coaxial e rádio dual-band 2.4 e 5 Ghz, na minha cidade, São Paulo.  Muito comum aqui.

 

O aparelho usa o endereço IP 192.168.15.1 e até onde eu sei não da pra alterar. Ele permite o redirecionamento de portas, mas tem um limite: a tabela tem apenas oito entradas, se não estou enganado. Até onde eu sei, não tem sequer uma opção para backup de sua configuração em disco. Bom candidato a ser colocado em modo bridge só por essas razões. Estou certo de que tem outras se continuar usando.

 

Por outro lado, ao ser colocado em bridge lá se vão TODOS os outros recursos. Não tem opção de desligar tudo que envolve roteamento e TCP/IP e simplesmente conectar o infeliz a uma porta no patch-panel e daí pra minha rede, MAS continuar usando as duas linhas telefônicas que estão ligadas no PABX, a TV na recepção e na sala de reuniões... Tudo ou nada. Se passar pra brigge precisa fazer outro contrato para os outros serviços.

 

Em resumo, voltando ao tópico: você coloca o modem em modo bridge em geral para esquecer dele, simplesmente por razões de performance, de configuração, de segurança ou em geral por todas essas: você pode precisar  de vários servidores DHCP com tempos de lease variáveis, redes wifi distintas, um grande número de redirecionamentos, uma tabela de rotas sofisticada, suporte 24x7 em minutos e não "até o proximo dia útil" e coisas assim. Pode precisar de mais de um provedor de acesso a internet para manter seu negócio rodando, e vai descobrir que esses aparelhos de operadoras não foram feitos para conviver na mesma rede...

 

:)  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única maneira de acessa-lo é como o @ciro-mota disse, se o seu roteador tiver a "double wan". Quando se coloca em modo bridge você não consegue mais acessa-lo porque ele passa a não ter mais um endereço de ip local.

 

Edit: A propósito. O wifi não desliga mesmo ao colocar em modo bridge. Tem que desativar o wifi antes de colocar em modo bridge.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 02/08/2019 às 16:59, doraimom disse:

Olá.

A vivo trocou o modem daqui de casa e o técnico disse que não tem autorização para colocá-lo em bridge. Ele queria resetar meu roteador TP-LINK e configurá-lo como um ponto de rede do modem deles. Obviamente mandei ele embora, entrei no modem da vivo pelo endereço 192.168.15.1, mudei o modem pra bridge, conectei o cabo de rede do modem no roteador wifi TP-link, e sem resetar nada tudo voltou a funcionar normalmente.

O problema é que não consigo mais acessar o modem da vivo para mexer nas configurações dele. Preciso, por exemplo, desativar a rede WIFI dele porque ficou na minha casa minha rede wifi do TP-link e as redes wifi do modem da vivo.

Tanto conectado no meu roteador TP-link quando conectado na rede wifi do MODEM (que não dá acesso a internet e está funcionando como uma rede sem saída nula), em nenhum dos dois casos consigo conectar ao modem pelo enreço citado acima 192.168.15.1.

 

Como resolvo isso?

 

Tentei até um ipconfig /all quando a rede wifi era a do modem vivo, mas ele não mostra nenhum servidor DHCP na lista, nenhuma dica de endereço IP que eu pudesse usar para acessar o modem novamente.

 

Alguém pode me ajudar?

 

Gostaria de 2 soluções:

 

1) Acessar o modem pela rede wireless do modem. Como?!

2) Após desabilitar a rede wireless do modem e voltar para a rede wireless do roteador TP-link, como eu volto a acessar o modem?

 

Obrigado

 

Você não vai conseguir acessar o modem pelo wifi depois de configurá-lo como bridge. Você pode tentar fazer um acesso por meio de um cabo de rede. Se não der certo, só poderá fazê-lo resetando o modem para as configuração padrão de fábrica e aí tentar novamente o acesso pelo wifi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, angelus911 disse:

O problema é que não consigo mais acessar o modem da vivo para mexer nas configurações dele. Preciso, por exemplo, desativar a rede WIFI dele porque ficou na minha casa minha rede wifi do TP-link e as redes wifi do modem da vivo

 

Essa é precisamente a noção de bridge.

 

O problema com esses aparelhos tipo caixa-preta é esse: ao colocar o aparelho em modo bridge você perde acesso ao resto, e isso pode incluir os telefones, a TV e os pontos de acesso wifi 2.4 e 5 ghz.

 

Se o seu problema é só o wifi apenas volte o modem para a configuração de fábrica, desative as antenas e coloque em modo bridge de novo.

 

Ao colocar em modo bridge, sem surpresas, ele passa a ser uma ponte entre o seu provedor e o que você ligar em uma das saídas LAN dele, como os MODEM DSL dos '90.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!