Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde amigos,
Será que poderiam me tirar uma dúvida sobre carregamento de baterias?
Se eu conectar 3 baterias de 1,2V/ 1000mA em Paralelo, vou ter 1,2V/ 3000mA. Para carregar este conjunto vou precisar de pelo menos uns 2V e 3A, certo?
Se ligar este mesmo conjunto em série. Vou ter 3,6V/1000mA. para carrega-las preciso de uns 6V/1A?
Uma corrente de 100mAh com uns 6V da fonte vai levar aproximadamente 10 horas para carregar as baterias em série, e, estando elas ligadas em paralelo devo levar 30 horas para carrega-las?
Desde já agradeço se puderem me explicar.
Abraços

• Curtir 1
Postado

@wainstock

O tempo que demora para carregar é calculado da seguinte forma:

Tempo = (Capacidade da bateria / saída do carregador) * 1.2

Normalmente pra carregar uma bateria, usa-se desde a tensão dela até a tensão dela + 5% da própria tensão.

Para carregar as 3 baterias de 1.2V e 1000mAh em série, use uma tensão acima ou igual a 3.6V e a corrente que quiser, desde que não extrapole, a única diferença é o tempo que irá demorar pra carregar, eu diria que poderia usar 3.6V e 1000mA tranquilamente.

Já para carregá-las em paralelo, é possível usar 1.2V e 3000mA, mas novamente poderá utilizar a corrente que quiser, lembrando que isso implicará no tempo de carga.

Em série, carregando com 3.6V e 1000mA, irá demorar aproximadamente 1 hora e 12 minutos.

Em paralelo, carregando com 1.2V e 3000mA, também irá demorar 1 hora e 12 minutos aproximadamente.

Não sei se irá achar fontes de 3.6V e de 1.2V, use no máximo 1.5V para carregamento em paralelo e 4.2V em série.

E a respeito das correntes, normalmente usam-se fontes de 500mA ou 1000mA, use a que preferir.

• Curtir 2
Postado

As 3 baterias em paralelo é 1.4V para carregar, e em série é no máximo 4.2V...

Não é preciso tudo isso não, acredito que uma fonte de 4V e 500mA já é suficiente, é meio difícil encontrar uma fonte de 4.2V, então, use um carregador de celular com 1 diodo 1N4007 em série com a bateria, ligado com a faixinha branca no positivo da bateria e o lado sem faixa no positivo do carregador.

"mAh" é usado para baterias (capacidade), e não para fontes, exemplo, se uma bateria tem 1000mAh, significa que ela pode fornecer 1000mA (1A) durante 1 hora.

• Curtir 3
Postado

@Lucca Rodrigues @Gu1426 Obrigado pelos esclarecimentos.

Estou indo para um lugar sem rede elétrica. Minha fonte será através de baterias, carregadas por meios alternativos (solar, eólica, hidrelétrica...).

Como tenho diversos tipos de baterias, estou procurando reunir informações para ajustar às condições.

@Lucca Rodrigues Mencionei 100mA em se tratando de NiCd e NiMh, mas já estudei que estes tipos de baterias têm uma taxa de eficiência maior, quando carregadas em 1C (91%)[carga rápida] contra os 0,1C (71%)[carga lenta]. Entretanto, não sei como reagiram diante dos diferentes modos de carga e meios.

@Gu1426 Estarei usando como fonte principal bateria 12V/12Ah e reguladores de tensão e corrente, steps up-down etc...

Se tiverem mais alguma informação ou indicação de conteúdo será bem apreciado.

Vleu

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, wainstock disse:

Mencionei 100mA em se tratando de NiCd e NiMh, mas já estudei que estes tipos de baterias têm uma taxa de eficiência maior, quando carregadas em 1C (91%)[carga rápida] contra os 0,1C (71%)[carga lenta]. Entretanto, não sei como reagiram diante dos diferentes modos de carga e meios.

Estarei usando como fonte principal bateria 12V/12Ah e reguladores de tensão e corrente, steps up-down etc...

Com 100mA é o mesmo esquema, para série temos ((1000/100)*1.2)=12h, e paralelo ((3000/100)*1.2)=36h, mas como você vai usar 12Ah, aí já é outra história, o carregamento vai ser bem rápido, certifique-se de usar um step-down para baixar a tensão.

• Curtir 1
Postado

@Lucca Rodrigues A dúvida mesmo veio em decorrência dos painéis solares. Como tenho alguns de baixa potência (6V/ 1W e 6V/ 3W), estava analisando quais seriam os melhores arranjos (série ou paralelo) para otimização dos carregamentos destas baterias, e, das 18650 com TP4056. Para a estacionária de 12Ah tenho um painel de 12V/ 20W.

Vou estudar mais sobre tensão e corrente, mas já me ajudou muito seus esclarecimentos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...