Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que fabricam HDDs grandes?


GM151

Posts recomendados

Seria porque os HDDs grandes permitem uma rotação maior de 7200 RPM (Rotações Por Minuto) tornando o acesso aos dados mais rápido enquanto os HDDs de notebook tem uma rotação 5400 RPM. Mais não tenho certeza, talvez também é mais fácil colocar altas capacidades de armazenamento nos HDs grandes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ricardo_br disse:

Seria porque os HDDs grandes permitem uma rotação maior de 7200 RPM (Rotações Por Minuto) tornando o acesso aos dados mais rápido enquanto os HDDs de notebook tem uma rotação 5400 RPM. Mais não tenho certeza, talvez também é mais fácil colocar altas capacidades de armazenamento nos HDs grandes.

Eu não creio que seja por questão da rotação pois meu notebook tem um HD de 7200... Mas a questão facilidade de capacidade faz sentido até

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ricardo_br É o conjunto de tudo isto que você falou. Mais discos internos, maior capacidade e maior rotação.
Antigamente, antes dos SSD, o sonho de consumo era comprar WD Velociraptor de 10000rpm e alto cache pra tacar em RAID-0 e deixá-los como master boot.

 

https://en.wikipedia.org/wiki/Western_Digital_Raptor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, GM151 disse:

HDDs minúsculos de notebook com a mesma capacidade, por que ainda fabricam os HDDs grandes

Tudo é questão de custos de processos de fabricação e mercado.A miniaturização de componentes custa caro e a necessidade de redução de peso e tamanho não é tão necessária no caso de desktops, servidores, etc  e então ainda existe a demanda por esses discos rígidos de 3,5".

Com o advento de novas interfaces como a M.2 e a novíssima M.2 NVME, mais rápidas e compactas é de se esperar que em algum momento mesmo os discos rígidos de 2,5"(os de note) e os de 3,5"(os de desktop) acabem, assim como SSD SATA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para as empresas, o custo por GB também é importante, nem todos os usuários domésticos prestam atenção a esse detalhe, mas em lugares onde a compra é em grande escala esse número realmente importa. Então, quanto mais dados puderem ser armazenados em espaços menores, sempre continuaremos a aumentar a densidade dos HDDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!