Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações.

Tenho uma evga 850w, uso um cooler da cooler master também. Uma Mobo da gigabyte h97 gaming 3. Processedor i7 4790k e uma GTX 970. Fora isso tenho 3 pentes de ram totalizando 16gb, 1ssd e 1hd.

Bom, até semana passada meu computador ligava, acendia o led azul, o meu cooler começava a girar e depois de 2 ou 3 segundos morria, não beepava. Ele fazia isso centenas de vezes até que depois de uns 30min ele finalmente dava o próximo passo e conseguia ligar k led da placa-mãe, mas morria também depois de alguns segundos e ainda sem beepar. Depois de muito muito tempo ele finalmente conseguia beepar e bootava 100%.
E funcionava 100%. Até reiniciar normalmente ele ia.

Só que agora tive uma viagem e passei uns dias sem usar. Agora não liga mais nada. Quando cheguei ele ligava o led da Mobo, mas nem beepava, tentei muito e não deu.

Já tentei:
Trocar cabo e trocar cabo de força.
Tirar ram, inverter, usar só uma.
Tirei a bateria, resetei o CMOS pelo jumper.
Já coloquei em outra tomada.
Tirar placa de vídeo.
Me parece que os capacitores da placa-mãe estão bons.

Vou tentar agora: 
Limpar Pc todo, tirar poeira.
Tentar outra placa-mãe
Tentar outra fonte.

Eu tinha uma teoria que podia ser tensão, a parte elétrica aqui parece meio zoada, não sei.

O que vocês acham que pode ser?
Lembrando que ele funciona perfeitamente, só demorava a ligar.

Postado

Olá amigo, só para eu satisfazer meu lado cômico: "Quantas vezes você insistiu em tentar ligar ele?"

Lembro-lhe que funcionar perfeitamente significa apertar o botão e sucesso, e não apertar o botão mais que 1 vez para ter sucesso.

Agora vamos as possibilidades, defeitos intermitentes normalmente são fora dos circuitos integrados, se os capacitores estão visivelmente bem vamos as conexões, verifique todos os cabos e conexões (soquetes, memórias, VGA, processador, etc) lembrando de um detalhe muito importante: "pontos de solda na placa-mãe também são conexões", tenha uma atenção especial ao inspecionar estes pontos, utilize uma lanterna e atente-se principalmente a manchas na placa, bolinhas de poeira e pequenos (minúsculos) pontos de oxidação (ainda que seja um equipamento relativamente novo ele pode apresentar corrosão galvânica se exposto a umidade (viva nosso clima tropical).

Não tome ações, apresente os sintomas para auxiliarmos qual será a melhor solução (para não correr o risco de danificar seu equipamento)

Postado

@dare111  Olha pelo seu relato, parece ou fase falhando ou BIOS, como resetou a BIOS (sim bateria velha pode provocar mudança de frequência e até overclock sem sua autorização, ja aconteceu comigo) descarta em partes essa possibilidade mas esta bateria velha pode ter causado o desgaste das fases por um over acidental.

Então parece que a fase queimou mesmo, ela já vinha falando e queimou. Leva num técnico em placa-mãe pra ve se tem conserto ou compra uma nova da China no AliExpress, acredito que compensa compra uma placa-mãe pois seu processador ainda é muito bom e assim evitas o upgrade de memória também (DDR3 pra DDR4) no caso de compra uma plataforma nova.

Postado
5 horas atrás, LNPott disse:

@dare111 Usa estabilizador ?

Ele está ligado num filtro de linha da clamper.

Mas testei outras tomadas também. Não usei estabilizador em momento algum.

5 horas atrás, Eder Neumann disse:

Olá amigo, só para eu satisfazer meu lado cômico: "Quantas vezes você insistiu em tentar ligar ele?"

Lembro-lhe que funcionar perfeitamente significa apertar o botão e sucesso, e não apertar o botão mais que 1 vez para ter sucesso.

Mas aí que tá... Eu aperto uma vez só.

Ele liga e morre sozinho, agora ele fica horas fazendo esse ciclo e eu só apertei botão uma vez.

Postado

Não consegui medir as tensões hoje.
Amanhã irei medir e também vou fazer uma análise melhor nos componentes, não entendo muito bem dessa parte muito minuciosa, mas farei meu melhor e irei tirar fotos.

Enquanto isso eu tirei tudo e limpei bastante meu case. Mas continua o problema.

Tirei a vga e a ram. E o problema continua.

Eu ligo, a luz de led azul liga, o cooler do CPU começa a girar, da fonte também. Aí morre tudo. 3 segundos depois mesma coisa.

Troquei cabo que liga fonte --> processador. Nada.

Tirei todos os HDs (as conexões de força que vem da fonte, esqueci o nome). Mesmo problema.

Tentei ligar em outros pontos da casa. Variações de tomada, mesmo problema...

Testei sem memória ram também. Mesma coisa, nem beepa, só morre. Testei com 1 slot só ou sem nada. Parece

Por fim eu tirei o coolerbox pra limpar pasta termina e limpei do CPU. Por curiosidade eu tentei ligar o PC sem o coolerbox e sem o processador (meu i7). O problema ficou igualzinho quando tava montado. Ele liga e morre segundos depois.

Aí fica minha dúvida. A placa-mãe nem chega a beepar. Ela liga, roda as ventoinhas e morre, automaticamente depois de 5 segs ela liga de novo e tenta. Ele tá praticamente pelado. Só placa-mãe, processador e os cabos do gabinete.

Será que é meu processador que morreu?
ou será que não tá nem "chegando energia a ponto de ligar o processador"?

ou será que "antes do processador, ele tenta ligar outra coisa e morre antes"?

quando que deveria dar o beep de erro? Porque ele sem memória e sem processador não tá acontecendo nada. Eu queria fazer um checklist pra ver qual componentes estaria com defeito, mas nem isso consigo.

Postado

@dare111  Bom quando testei aqui em casa com minha placa-mãe ela tem display de erro e ficou travada no erro 05 toda vida após apresentar o erro não ligava por nada, e olha que tinha tudo pra trocar tenho até 2 fontes de alimentação de qualidade e nada funcionava, troquei até a placa de vídeo e nada continuava o erro, até lavei placa toda com álcool isopropílico e nada resolveu estou pra leva-la num técnico a 3 meses.

Ou seja é sua placa-mãe, tem 2 possibilidades, ou ser na Fase o defeito ou ser no Chipset, são as 2 coisas que costumam fazer a placa não ligar, mas tem uma 3º possibilidade, ela está em curto. e se for a possibilidade de curto então melhor seria ligar o mínimo possível pra não estragar mais, procura colocar a mão sobre todos os componente, pra sentir o calor, se tiver muito quente em certos lugares pode ser ai a área do curto.

Postado

Provavelmente aconteceu alguma coisa na sua placa-mãe que corrompeu a bios.

Por sorte a Gigabyte é dual bios, então tem como recuperar.

Siga o método 3 desse link:

https://www.overclockers.com/forums/showthread.php/697533-GUIDE-Forcing-backup-BIOS-on-Gigabyte-motherboards

Não se esqueça de desconectar tudo da placa-mãe, deixe apenas o necessário (processador, memória, teclado e fonte)

Você pode usar um clips pra jumpear os pinos 1 e 6, geralmente é necessário ficar mais tempo depois de ligar segurando ele.

Se nada disso funcionar, infelizmente sua placa-mãe morreu.

Se precisar, tenho uma Gigabyte Z97 a venda.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!