Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comprei a fonte do computador, mas onde conectar a tomada?


Posts recomendados

Olá pessoal, hoje venho tirar uma dúvida que está me encucando e muito, comprei uma fonte para minha maquina, mas tenho muitas dúvidas em questão a onde ligar o computador para evitar qualquer problema (visando que dizem que não se deve conectar um computador no estabilizador por estragar a fonte).

 

A questão em si é que comprei uma Fonte Gigabyte 750w 80 Plus Gold Semi-Modular  Modelo G750h e na mesa onde tenho o computador há apenas uma tomada, gostaria de saber o que devo comprar para expandir a quantidade de tomadas para ligar o computador, monitor e alguns aparelhos básicos como carregador de celular e etc... e quais dicas vocês me dão na hora de escolher o que comprar...

 

Especificações da Maquina:

Spoiler

 

MOBA: GIGABYTE Z370 ULTRA GAMING 2.0

CPU: Core i5 9600K

GPU: GIGABYTE RTX 2070 SUPER

ARMAZENAMENTO: 2X SSD M2 NVME 480GB 3500L 2000G - 2X HDD 2TB BARRACUDA

REFRIGERAÇÃO: 1X WATER COOLER PCYES NIX RGB 360MM + 4X COOLER GAMEMAX RGB

GABINETE: GAMEMAX ONIX II M910

FONTE: GIGABYTE 750W 80 PLUS GOLD SEMI-MODULAR G750H

 

 

Especificações da Fonte:

Spoiler

 

ATENÇÃO: ESPECIFICAÇÕES FORNECIDAS PELO VENDEDOR NO MERCADO LIVRE

Fonte Gigabyte 750w 80 Plus Gold Semi Modular G750h

 

Características:
- Marca: Gigabyte
- Modelo: G750H

Especificações:
- Tipo: Intel Form Factor ATX 12V v2.31
- PFC: PFC ativo (> 0,9 típico)
- Tensão de entrada: 100-240 Vac (alcance completo)
- Corrente de entrada: 10A
- Frequência de entrada: 47-63 Hz
- Capacidade de saída: 750W
- Dimensões: 160 x 150 x 86 mm
- Tipo de ventilador: 140mm ventilador de rolamento
- Eficiência: 90% a carga típica
- MTBF: > 100,000 horas
- Proteção: OVP / OPP / SCP / UVP

Conectores:
- MB 20+4 Pin x1
- CPU 4+4 Pin x1
- PCI-e 6+2 Pin x2
- SATA x7
- 4Pin Peripheral x3
- 4Pin Floopy x1

Conteúdo da embalagem:
- Fonte Gigabyte
- Cabo de forção padrão brasileiro

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, J.Augusto F disse:

Use um bom filtro de linha como os da marca Clamper. JAMAIS use estabilizador.

 

Bacana, então como eu suspeitava um filtro de linha resolveria o problema certo? Agora a dúvida que fica, filtros de linha tem uma potência máxima? Qual modelo recomenda dessa marca Clamper?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Dragonpg disse:

 

Bacana, então como eu suspeitava um filtro de linha resolveria o problema certo? Agora a dúvida que fica, filtros de linha tem uma potência máxima? Qual modelo recomenda dessa marca Clamper?

Sim, eles tem uma potência máxima, que depende da corrente e da tensão da tomada. Um filtro de 10A numa tomada 220v terá como potência máxima 2200watts.

 

Se puder, compre a proteção individual mais completa deles: https://www.lojaclamper.com.br/dps-clamper-multiprotecao-8/p

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, braconius disse:

Sim, eles tem uma potência máxima, que depende da corrente e da tensão da tomada. Um filtro de 10A numa tomada 220v terá como potência máxima 2200watts.

 

Se puder, compre a proteção individual mais completa deles: https://www.lojaclamper.com.br/dps-clamper-multiprotecao-8/p

 

 

 

Porque essa se torna a mais completa? Conhece alguma loja confiável na Santa para pegar ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Dragonpg Santil. Eu pegaria o iClamper Energia 5, custa uns ~50 mangos.
O outro mais caro lá é pra você tacar cabo RF da NET por exemplo, e telefone. Se não vai utilizar estes itens é desnecessário. 

Então man, vou usar apenas para computador com a spec citada no post + monitor + alguns carregadores de celular por exemplo...

 

Qual seria o melhor modelo? Gostaria de um que tivesse uma excelente qualidade para não ter problemas com minha maquina...

No máximo do máximo conectar + um note e outro monitor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Dragonpg Já deixei lá em cima minha opinião.
Se precisar de mais do que 5 tomadas pega o iClamper Energia 8.

 

Beleza, brigadão man... Conhece alguma loja confiável na Santa Efigênia que eu possa comprar esse filtro? Pois só consigo montar o PC no final de semana e esse será meu único livre pois o próximo vou viajar... Então fica osso pegar na internet que não chega até amanha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, braconius disse:


Já que foi mencionado "CLAMPER"...
Não é uma indicação de loja nem de modelo do produto de minha parte, pois não tenho experiência com o mesmo e muito menos com os revendedores e/ou fabricante, mas tem revendedor do produto com preço mais em conta que o site do próprio fabricante...
Fica a dica para quem conhece e confia na loja "https://www.oficinadosbits.com.br/filtro-de-linha-8-tomadas-clamper-multiprotecao-8-protetor-de-surto-e-raios-protecao-para-cabo-e-telefone-bivolt-transparente-dps-9433-p2366/?utm_medium=cpc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

1 hora atrás, Dragonpg disse:

 

Porque essa se torna a mais completa? Conhece alguma loja confiável na Santa para pegar ele?

Só pra constar: se você for usar internet via cabo (RJ11/Coaxial) e esta se conectar ao seu PC via RJ45 (cabo de rede), essa proteção mais "simples" (como a Iclamper 5) não irá proteger seu equipamento adequadamente. Se você for usar o PC conectado à uma Wifi, aí sim, ela atende perfeitamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, braconius disse:

Só pra constar: se você for usar internet via cabo (RJ11/Coaxial) e esta se conectar ao seu PC via RJ45 (cabo de rede), essa proteção mais "simples" (como a Iclamper 5) não irá proteger seu equipamento adequadamente

 

Nesse caso, o que tu recomenda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gabriel_Caldeira disse:

 

Nesse caso, o que tu recomenda?

Já recomendei: 

 

1 hora atrás, braconius disse:

Sim, eles tem uma potência máxima, que depende da corrente e da tensão da tomada. Um filtro de 10A numa tomada 220v terá como potência máxima 2200watts.

 

Se puder, compre a proteção individual mais completa deles: https://www.lojaclamper.com.br/dps-clamper-multiprotecao-8/p

 

 

 

Se quiser economizar, pode comprar uma de 1x tomada (DPSs idividuais), mas daí vai depender de como você vai se conectar à internet.

 

 

Conexão cabeada via RJ11: https://www.lojaclamper.com.br/dps-clamper-energia-tel/p

Conexão cabeada via Coaxial: https://www.lojaclamper.com.br/dps-clamper-energia-cabo/p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius Ah, foi mal, não tinha notado, mas valeuzão! 

 

agora, braconius disse:

Se quiser economizar, pode comprar uma de 1x tomada (DPSs idividuais), mas daí vai depender de como você vai se conectar à internet.

 

Pra mim vale mais comprar o completinho mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, braconius disse:

 

Só pra constar: se você for usar internet via cabo (RJ11/Coaxial) e esta se conectar ao seu PC via RJ45 (cabo de rede), essa proteção mais "simples" (como a Iclamper 5) não irá proteger seu equipamento adequadamente. Se você for usar o PC conectado à uma Wifi, aí sim, ela atende perfeitamente

Não vai proteger o computador ou o modem/roteador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Dragonpg Essa conexão RF e RJ11 de telefone só vão te proteger se você tiver aterramento.

Se você tem aterramento e possuir um modem da NET cabeado, seria interessante. Se você possuir internet ADSL, ou seja, que vem pelo cabo de telefone, seria interessante.

Isto é para proteger as descargas que podem vir por estas conexões, não importando se o cabo de energia do modem está ligado no DPS ou não.

Ou seja, o que está ligado no DPS está seguro contra sobretensão ou curto, mas você pode ter surtos vindos destes outros locais.
Por exemplo, caiu um raio no poste, o DPS segurou a bronca, mas sua internet a cabo sofreu tmb, a descarga vai chegar no modem, queimá-lo, ou passar pelo modem e queimar sua porta ethernet, ou placa-mãe.

 

Enfim, acho que deu pra entender.

E novamente, pra estas conexões é preciso de aterramento, senão vão estar lá só de enfeite. O DPS é presente apenas nas tomadas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

@Dragonpg Essa conexão RF e RJ11 de telefone só vão te proteger se você tiver aterramento.

Se você tem aterramento e possuir um modem da NET cabeado, seria interessante. Se você possuir internet ADSL, ou seja, que vem pelo cabo de telefone, seria interessante.

Isto é para proteger as descargas que podem vir por estas conexões, não importando se o cabo de energia do modem está ligado no DPS ou não.

Ou seja, o que está ligado no DPS está seguro contra sobretensão ou curto, mas você pode ter surtos vindos destes outros locais.
Por exemplo, caiu um raio no poste, o DPS segurou a bronca, mas sua internet a cabo sofreu tmb, a descarga vai chegar no modem, queimá-lo, ou passar pelo modem e queimar sua porta ethernet, ou placa-mãe.

 

Enfim, acho que deu pra entender.

E novamente, pra estas conexões é preciso de aterramento, senão vão estar lá só de enfeite. O DPS é presente apenas nas tomadas.

Putz então não vai ter jeito, vou ter que pegar o mais caro de R$100 😕

 

Seria esse aqui certo?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1205947464-clamper-multi-proteco-8-tomadas-contra-raios-e-surtos-dps-_JM?matt_tool=17674455&matt_word&gclid=EAIaIQobChMIqcvgiv7w4wIVR4CRCh2iKw2jEAQYAiABEgLjmfD_BwE&quantity=1

 

Una última dúvida, e o PFC ativo? O que ele auxilia em tudo isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde colega, depois dessa discussão toda acima sobre usar ou não o filtro de linha, uma consideração: se essa única tomada for comum, protegida por um disjuntor de 10A veja bem: seu PC não consumirá os 10A, mas se precisar usar algum outro eletrodomestico(por exemplo um aspirador ou um aparelho de som desses potentes) não poderá evidentemente usar esse filtro.

voce está investindo pesado nesse PC e por segurança deveria dar uma geral na rede eletrica, verificar se tem aterramento e colocar um fio com bitola suficiente para pelo menos 3 tomadas(deve caber nesse conduite, mesmo que o espelho seja de 2X4).

Outra observação é que para sua configuração eu acredito que esse gabinete GAMEMAX ONIX II M910 vai dar problema de ventilação nos meses quentes:esse frontal é totalmente fechado! se ainda estiver cotando veja um gabinete mais decente porque sua configuração esquentará como um forno nesse aí.

adicionado 2 minutos depois

Quanto ao PFC é um detalhe técnico do fonte que resumindo torna a eficiencia dele mais estável em várias faixas diferentes de consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!