Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quantos fans para esse setup?


Ir à solução Resolvido por grievous,

Posts recomendados

Bom dia, gente.

 

Tô montando um PC com as seguintes configurações:

 

R5 2600

MSI B450M Pro VDH-Plus

GTX 1660 6GB

2x Memórias de 8GB e 2666mhz

Fonte CX 450W

SSD Kingston 480GB

Gabinete Cougar MX 330-G

 

Quantas ventoinhas eu preciso pra manter esse sistema numa temperatura segura? Lembrando que esse gabinete já vem com uma fan na parte traseira, com capacidade pra mais duas frontais e duas na parte superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser manter um funcionamento silencioso recomendo adquirir FAN com PWM tipo AKASA Apache e conectá-la ás SYS_FAN na MB. O sistema controla a RPM das FAN conforme a necessidade de resfriamento e além do mais esses modelo tem maior fluxo de ar que FAN de gabinete convencionais. Aí no RJ no verão passando dos 40 pode pensar em colocar todos os FAN possíveis.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, PedraX disse:

Se quiser manter um funcionamento silencioso recomendo adquirir FAN com PWM tipo AKASA Apache e conectá-la ás SYS_FAN na MB. O sistema controla a RPM das FAN conforme a necessidade de resfriamento e além do mais esses modelo tem maior fluxo de ar que FAN de gabinete convencionais. Aí no RJ no verão passando dos 40 pode pensar em colocar todos os FAN possíveis.

 

Valeu pela dica, amigo! Na verdade sou de Guarulhos, SP hehe, aqui no verão chega num 30° e poucos, mas meu quarto não bate muito sol então costuma ser mais frio.

 

Desse tipo de ventoinha, tu recomenda algum modelo em específico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Gabriel_Caldeira disse:

Valeu pela dica, amigo! Na verdade sou de Guarulhos, SP hehe, aqui no verão chega num 30° e poucos, mas meu quarto não bate muito sol então costuma ser mais frio.

Putz, confundí com a cidade do colega Math_Pi.

Bom, depende de seu orçamento, mas considero que os AKASA são bem tradicionais e els tem 3 modelos: o Viper, o Piranha e o Apache. O modelo Apache costuma ser mais barato e é bem eficiente. O Piranha é mais silencioso e quase o mesmo fluxo, só que mais caro.O mais potente é o Viper. O que muita gente não gosta é das FAN amarelas.

adicionado 1 minuto depois

Mas se é Guarulhos então uns 3 ou 4 podem resolver nessa configuração sua.

adicionado 2 minutos depois

Já contando com o FAN incluso.

adicionado 7 minutos depois

Olhando os AKASA Viper ví que agora tem o Black. Os modelos amarelos parece que sairam de linha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

2 fans de 12cm são suficientes. Um na frente jogando ar frio para dentro do gabinete e outro fora tirando o ar quente. Adicionar mais ventoinhas depois de 2 diminui muito pouco a temperatura e na minha opininão acaba criando um fluxo de ar muito grande que consequentemente fará com que mais poeira acumule dentro do sistema.

 

312.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, grievous disse:

2 fans de 12cm são suficientes. Um na frente jogando ar frio para dentro do gabinete e outro fora tirando o ar quente. Adicionar mais ventoinhas depois de 2 diminui muito pouco a temperatura e na minha opininão acaba criando um fluxo de ar muito grande que consequentemente fará com que mais poeira acumule dentro do sistema.

 

Caramba, boa dica.

Tu acha que vale a pena eu investir numa ventoinha com PWM para a frente?

adicionado 1 minuto depois
15 minutos atrás, PedraX disse:

Olhando os AKASA Viper ví que agora tem o Black.

 

Achei num preço que dá pra bancar tranquilo.

https://www.submarino.com.br/produto/51636159/cooler-akasa-12x12-viper-black-pwm?DCSext.recom=RR_item_page.rr1-CategorySiloedViewCP&nm_origem=rec_item_page.rr1-CategorySiloedViewCP&nm_ranking_rec=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa loja é boa, comprei meus FAN lá.

se bem que achei um pouco mais barato nessa:

https://www.guerradigital.com.br/fan-akasa-viper-black-120mm-ak-fn065?utm_source=SmartHint&utm_campaign=SmartHint-Recs&utm_medium=LikeSimilar

Veja o frete porque pode fazer diferença.

Honestamente, sua configuração não esquenta muito, então eu colocaria pelo menos o seguinte:

1FAN frontal baixo entrando ar, 1Traseiro(já está instalado) e mais 1 FAN de topo tirando ar.

O FAN frontal mais acima realmente não trabalha nada e precisa só de um de topo(mais para trás)

No meu gabinete tenho 5 FAN instalados, mas é porque tenho CPU+VGA que somados dão quase 280W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gabriel_Caldeira Sinceramente eu não sei, acho que depende do seu gosto (e orçamento) no final das contas.

 

Eu gosto de um design mais industrial e simples, tenho umas ventoinhas da Deepcool Super Silent de 12cm no meu PC, custam só R$18,90 e são bem silenciosas:

275941deepcool.jpg

 

Elas não são PWM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, PedraX disse:

Honestamente, sua configuração não esquenta muito, então eu colocaria pelo menos o seguinte:

1FAN frontal baixo entrando ar, 1Traseiro(já está instalado) e mais 1 FAN de topo tirando ar.

 

Beleza, vou trabalhar então nessa de mais um ou dois fans pro gabinete. Segundo o teste que o amigo griveous postou, uma já basta, mas quando eu estiver mais próximo de comprar as peças vejo melhor o que eu faço.

adicionado 3 minutos depois
agora, grievous disse:

Sinceramente eu não sei, acho que depende do seu gosto (e orçamento) no final das contas.

 

Justo. Acho que vou me guiar pelo meu orçamento mesmo, no fim ver quanto deu tudo e comprar a que me couber no bolso.

Como você, eu prefiro um design mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, grievous disse:

@Gabriel_Caldeira Só lembrando que sua placa-mãe possui apenas 2 conectores de energia (4 pinos) para ventoinhas. Se for colocar mais que isso terá que ou comprar algum tipo de adaptador ou comprar uma ventoinha que liga no cabo molex da fonte.

 

444.jpg

 

Pô, muito obrigado pelo toque, mano, deveria ter me atentado a isso antes.

Então é isso, um fanzinho a mais e boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!