Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa noite, galera.

aqui em casa, como tem muita gente usando a internet, coloco limite de banda pelo roteador. mas, mesmo assim, tenho notado que, em determinados momentos, um dos pcs tá enviando e recebendo muitos pacotes e o teste de velocidade da net dá resultados baixíssimos, como se a limitação de banda nem estivesse funcionando. alguém tem uma luz do que pode estar acontecendo?

• Membro VIP
Postado

@Miro Torres Acho que o caminho das pedras seria usar (caso seu roteador possua) a função de QoS (Quality of Service). Você seta seu IP como fixo e dá prioridade máxima para você, assim seus pacotes sempre passarão na frente dos demais.

Por exemplo:

Coloca o DHCP pra operar na faixa 10.1.1.10 até 10.1.1.100, você seta o IP do seu PC como 10.1.1.5 e faz a configuração de prioridade nesse IP.

• Membro VIP
Postado

@Miro Torres Isso.

Vamos supor que você não faz a configuração do IP da sua máquina, você liga o PC e recebe o IP 1.1.1.5
Você vai lá no modem/roteador e coloca para o IP 1.1.1.5 ter prioridade máxima na fila.

Outro dia você liga de novo o PC só que dessa vez você recebe o IP 1.1.1.6, teria de configurar novamente o IP do QoS para ter prioridade. Entendeu o que eu quis dizer?

Normalmente em uma rede pequena você sempre deixa alguns IPs fora do DHCP para usar como servidores, eu tenho um Raspberry rodando Plex, câmeras IP e o meu PC com IPs fixos pois fica fácil gerenciá-los/acessá-los outra hora.

Minha rede está assim por exemplo:

Modem 192.168.1.1 (DHCP ligado)
Roteador  192.168.1.2 (DHCP desligado, uso ele apenas como switch e ponto de acesso wifi)

Meu PC 192.168.1.3

Câmera IP 192.168.1.10

Câmera IP 192.168.1.11

Range do DHCP 192.168.1.100 -> 192.168.1.200

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!