Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como escolher um nobreak? Que cálculo fazer?


Posts recomendados

@faller obrigado pelas informações do tópico, ele é muito informativo, e, apesar de ter coisas que não consegui entender, deu pra pegar que o nobreak não assegura tanto quanto eu achava que ele faria.

No entanto, a rede da minha região costuma aprontar, então há a grande possibilidade de ela fazer isso, e tenho medo de isso danificar o meu pc novo, que é fruto de vários meses de economia.

Qual seria a recomendação que você me dá? Eu quero garantir que meu investimento dure o máximo que eu conseguir 

adicionado 4 minutos depois

@dwatashi Na minha região chove muito, então tem períodos com algumas quedas de energia. Quero apenas evitar que essas mesmas quedas danifiquem meu equipamento. No Break seria suficiente?

adicionado 7 minutos depois

@Imakuni Estragam como? Achei que eles armazenassem um pouco de energia durante o tempo que funcionasse, evitando assim o desligamento brusco do pc caso haja uma queda de energia.

 

Ele oferece mais riscos que uma queda brusca de energia? Agradeço se puder tirar essa dúvida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por recomendação do próprio fabricante, os mais baratos no-breaks NÃO são devem ser usados em fontes de alimentação com PFC ativo, que são as mais indicadas para uso em computadores, pois eles geram ondas de formato quadrado, que prejudicam o funcionamento delas.

Antes de comprar, verifique se o no-break pode ser usado com fontes de PFC ativo.

Ex.:

https://www.sms.com.br/casa/produtos/nobreaks/line-interactive-senoidal/atrium-3000-va

"Ideal para cargas sensíveis que necessitam de uma energia limpa e constante com onda senoidal. Devido a forma de onda ser idêntida à rede elétrica, o nobreak Atrium é compatível com qualquer equipamento eletrônico, principalmente com servidores, PC gamer e computadores que possuem fonte de alimentação com PFC ativo."

 

Já esse modelo, não pode:

https://www.kabum.com.br/produto/43831/nobreak-sms-600va-station-ii-bivolt-ust600bi-27395?gclid=Cj0KCQjwhdTqBRDNARIsABsOl9-C5JuLyDq-RHhspY3PGJ84YApx7OwroPfodrrj6iCAOUZ96fjpU3oaAnweEALw_wcB

"Não utilize o nobreak para alimentar motores AC (refrigeradores, furadeiras, ventiladores, liquidificadores, aspiradores de pó, entre outros), reatores eletromagnéticos, computadores que possua fontes com PFC ativo, impressoras laser, copiadoras e equipamentos de sustentação a vida."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que se pode oferecer de bom, para proteção de qualquer equipamento, desde áudio até de informática, no que toca a surtos de tensão é um bom filtro de linha com proteção contra surtos de tensão..

Bons exemplares do que falo são aquelas proteções que a Clamper fabrica.

Dai tens proteções que vão, em preço desde valores como R$ 20,00 até valores próximos a R$ 150,00

A escolha é sua.. Leia farto material que está disponível na home page da Clamper que ele vai te ajudar a decidir..

Lembre-se, o que pode danificar seu PC em uma queda de energia não é a queda em sí mas sim os possíveis surtos de tensão que dela derivam no momento em que a tensão se vai embora..  Compara os surtos de tensão.. É mais lógico e mais barato..

 

De toda a forma, se mesmo assim não desistires da ideia de colocar um no-break, que seja um bom no-break, de dupla conversão e com geração de forma de onda senoidal pura. Quanto a potência do mesmo, o ideal que seja pelo menos 50% maior que a demanda (em Watts e nunca em VA´s) da mais pesada carga que ele vai ter de tocar (Máx potência de sua fonte somada a alguma outra demanda adicional a ser usada concomitantemente a seu PC, tal como Monitor, modem, etc..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!