Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso da Fonte Fora do PC


NAZGULL

Posts recomendados

Desculpa mas ja fiz isso sem ate ver esse topico, acho q o colega que não entendeu minha pergunta....

Eu ja tenho uma fonte instalada no pc e quero usar OUTRA por fora( por motivos de case mod, não da pra explicar agora )...ou seja ela não vai estar ligada na placa-mãe...a que ja esta instalada sim...e pelo que vejo para a fonte funcionar ela tem que estar ligada na placa-mãe...

Ja tentei ligar ela por fora mas ela não liga, não tem tensão de saida nos seus terminais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro NAZGULL, é o seguinte, você está querendo ligar uma fonte ATX fora do gabinete não é isso?? É fácil, procure no conector que vai para a placa mãe um fio de cor verde ( só tem um ) , depois curto circuite com qualquer fio de cor preta e pronto sua fonte ATX vai funcionar, é só verificar as voltagens e use e abuse à vontade.( não se esqueça os fios de cor vermelha saem 5V e os fios de cor amarela saem 12V) OK???????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ai amigo

Eu entendi o seu problema, mas é que preferi apenas indicar o que já existe postado sobre o assunto! Tento fazer com que a galera pesquise mais antes de perguntar e com isso, abra o leque de conhecimentos adquiridos. Foi intencional, mas com intúito produtivo!

O start da fonte é feito como falou o Mitshubish e algumas pessoas sugerem, ao invés de jumpear com um fio simplesmente, usar-se um resistor bem baixo para simular melhor a ação pela placa-mãe.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não vai dar choque nenhum...mas é claro que você vai ter de fazer isso com ela desligada primeiro (claro) ai depois você conecta na tomada e liga, no caso da sua fonte ter um botao liga/desl no exterior dela, se não, assim q ligar na tomada ja tem tensão...valeu

Pode ficar tranquilo que você não vai tomar choque não, mas e com eu falei e melhor mexer nela desligada ne...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por NAZGULL@06 out 2004, 11:02

Desculpa mas ja fiz isso sem ate ver esse topico, acho q o colega que não entendeu minha pergunta....

Eu ja tenho uma fonte instalada no pc e quero usar OUTRA por fora( por motivos de case mod, não da pra explicar agora )...ou seja ela não vai estar ligada na placa-mãe...a que ja esta instalada sim...e pelo que vejo para a fonte funcionar ela tem que estar ligada na placa-mãe...

Ja tentei ligar ela por fora mas ela não liga, não tem tensão de saida nos seus terminais...

:unsure: O amigo desculpa até minha ignorância... sou leigo de tudo velho você queria ligar uma fonte a mais no micro para fazer um case mod? o que seria isso?

Desculpa minha ignorância....

Desde já te agradeço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja consegui o que queria , mas vou explicar como você pediu...

Bom primeiro casemod e uma nova mania que surgiu que consiste na modificaçao do seu gabinete ( explicando a grosso modo ) você coloca fans que vem com leds, acrilico na lateral do gabinete, neon no interior do gabinete e por ai vai...procure sobre o assunto na net que você vai encontrar melhores explicaçoes, iclusive com passo a passo e fotos...

Como a minha fonte era somente de 350 W não quis sobrecarregar a mesma colocando mais coisas ligadas a ela...ela poderia não aguentar...então como tinha uma fonte aqui sobrando tentei ligar ela sem estar ligada a placa-mãe sacou?

Tentei ligar essa segunda fonte por fora do gabinete , na parte de tras dele....mas para fins de teste , depois pretendo comprar uma fonte de maior potencia, so que ela não ligava....

então como explicado acima pelo meiraneto, fiz um jump nos terminais ditos por ele e botei o que eu queria ligado a esta fonte...entendeu cada fonte alimentando uma coisa

A do interior do gabinete na placa-mãe e demais componentes do computador

E a fonte exterior nos fans e outros penduricalhos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por NAZGULL@11 out 2004, 23:28

Ja consegui o que queria , mas vou explicar como você pediu...

Bom primeiro casemod e uma nova mania que surgiu que consiste na modificaçao do seu gabinete ( explicando a grosso modo ) você coloca fans que vem com leds, acrilico na lateral do gabinete, neon no interior do gabinete e por ai vai...procure sobre o assunto na net que você vai encontrar melhores explicaçoes, iclusive com passo a passo e fotos...

Como a minha fonte era somente de 350 W não quis sobrecarregar a mesma colocando mais coisas ligadas a ela...ela poderia não aguentar...então como tinha uma fonte aqui sobrando tentei ligar ela sem estar ligada a placa-mãe sacou?

Tentei ligar essa segunda fonte por fora do gabinete , na parte de tras dele....mas para fins de teste , depois pretendo comprar uma fonte de maior potencia, so que ela não ligava....

então como explicado acima pelo meiraneto, fiz um jump nos terminais ditos por ele e botei o que eu queria ligado a esta fonte...entendeu cada fonte alimentando uma coisa

A do interior do gabinete na placa-mãe e demais componentes do computador

E a fonte exterior nos fans e outros penduricalhos

Muito obrigado pela explicação, e me desculpe a minha ignorância! É que estou começando a mexer com micro agora. Vi seu tópico e eu não sabia o que era CaseMod...

Obrigado pela atenção.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po cara q ignorância q nada...estamos aqui pra aprender e pra ensinar tb...um dia pode ser você que vai responder a uma duvida minha....

Que esse forum sirva pra você aumentar a sua experiencia em todas as areas...e qualquer coisa, dentro das minhas possibilidades, sempre estarei ai pra tentar ajudar tb falou?

Boa sorte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Verde com o cinza pde dar :priv:

É verde com preto (gnd).

Mas lembrem-se de uma coisa: nunca se deve ligar uma fonte sem carga, nem usar uma das linhas sem botar carga nas outras.

Se você vai usar uma fonte de computador para aproveitar apenas os 12V, por exemplo, deve botar resistores como carga nas linhas de 5V e 3.3V, pelo menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por coelho72@21 out 2004, 13:54

Essa aí com botão é AT, estávamos falando de fontes ATX, é uma coisa completamente diferente.

Mas mesmo assim não é bom ligar sem carga...

heheheh, eu sei que sou meio curioso, mais porque tenho que por uma carga

nas linhas que não vou usar ??

Tb não entendi direito onde exatamente colocar a carga...

por ex, tomando aquele conector maior, branco transparente

-------------

/_o_o__o_o \

amarelo preto preto vermelho(ordem dos fios)

Se eu apenas usar o 12 volts, tenho que colocar uma carga no 5v, nesse

***mesmo** conector ??

Os outros conectores devem ser mantidos intactos caso não forem usados,

certo ?

Por fim, quantos ohms você sugere que tenha a carga ?

valeu

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa questão é muito teórica, mas tem a ver com o tipo de atuação do regulador de tensão. Preferencialmente, deve-se ter um valor mínimo de consumo para que o circuito regulador possa atuar dentro do projetado.

Vejam que em algumas Marcas, os fabricantes especificam um mínimo e um máximo de corrente para as linhas.

Já fiz alguns testes, inclusive agora mesmo, não há problemas ligar em vazio ou com carga somente em uma linha, desde que por curto espaço de tempo! Se alguém quiser arriscar indefinidamente.....$$$$$$ :rolleyes:

Quanto à que valor de R deva ser escolhido, veja a tensão da linha e aplique a Lei de Ohm:

V = R x I ou I = 12 / R e assim, R = 12 / I onde I é a corrente mínima. Pode adotar um valor de 5 Ohms se for comercial ou associar para alcançar um valor desejado. Não esqueça de que deverá dissipar uma potência de alguns watts e assim, 10 ou 20W é um valor bom para o Resistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por MEIRANETO@23 out 2004, 17:07

Essa questão é muito teórica, mas tem a ver com o tipo de atuação do regulador de tensão. Preferencialmente, deve-se ter um valor mínimo de consumo para que o circuito regulador possa atuar dentro do projetado.

Vejam que em algumas Marcas, os fabricantes especificam um mínimo e um máximo de corrente para as linhas.

Já fiz alguns testes, inclusive agora mesmo, não há problemas ligar em vazio ou com carga somente em uma linha, desde que por curto espaço de tempo! Se alguém quiser arriscar indefinidamente.....$$$$$$ :rolleyes:

Quanto à que valor de R deva ser escolhido, veja a tensão da linha e aplique a Lei de Ohm:

V = R x I ou I = 12 / R e assim, R = 12 / I onde I é a corrente mínima. Pode adotar um valor de 5 Ohms se for comercial ou associar para alcançar um valor desejado. Não esqueça de que deverá dissipar uma potência de alguns watts e assim, 10 ou 20W é um valor bom para o Resistor.

Ooopa,

obrigado pela explicacao !

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!