Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de setup para Core i3 9100F


Posts recomendados

Bom dia!

Acabei de adquirir um processador i3 9100f. Para montar o setup, pretendo adquirir nos próximos dias:

• Placa-mãe (placa-mãe Asus Prime H310m E R 2.0)
• Fonte (Estava pensando numa Corsair 500w, mas aceito sugestões de outras marcas com preço acessível)
• 1 Memória 8gb (Aceito sugestões de marcas com preço acessível)
• Placa de Vídeo GTX 1030 (Pelo preço e qualidade que pesquisei, creio que seja uma boa aquisição, mas ainda assim, aceito sugestões)

A principio, quero que rode jogos bem leves como CrossFire e CSgo. 

Consigo um bom desempenho para esses jogos com os produtos que citei acima? Existe algo que eu possa mudar que tenha qualidade maior e/ou semelhante com preços mais baixos ou que pelo menos não saia da faixa de preço desses produtos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Angern O processador eu comprei semana passada, chegou sabádo! É novo.

Na verdade, eu não tenho um orçamento fixo!

As peças que citei a cima estão na faixa de:

• placa-mãe R$420,00
• Fonte R$270,00
• Memória 8gb R$180,00/R$220,00
• Placa de Vídeo R$400,00

Recebo 2 vezes no mês e cada dia de pagamento, vou comprar uma peça. Entendeu?

Quero algo que não fuja dessa faixa de preço e recomendações de memória, fonte e placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, gvns7 disse:

• Fonte (Estava pensando numa Corsair 500w, mas aceito sugestões de outras marcas com preço acessível)

https://www.pichau.com.br/catalog/product/view/id/16504/s/fonte-pichau-gaming-nidus-500w-bronze-80-plus-pg-500i-br/category/18/

 

18 horas atrás, gvns7 disse:

• 1 Memória 8gb (Aceito sugestões de marcas com preço acessível)

https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-vulcan-8gb-1x8-2666mhz-ddr4-vermelho-tlred48g2666hc15b01

 

18 horas atrás, gvns7 disse:

• Placa de Vídeo GTX 1030 (Pelo preço e qualidade que pesquisei, creio que seja uma boa aquisição, mas ainda assim, aceito sugestões)

essa gtx 1030 não é uma boa escolha, consegue ser mais fraca q uma gtx750ti, e pelo preço q pretende gastar na VGA tu pega uma gtx 960 na AliExpress > https://pt.aliexpress.com/item/32864146828.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Angern Pro momento, desejo uma boa que complete o meu setup para aguentar os jogos que eu jogo. Pretendo ficar um tempo, porque no caso, esse é o meu primeiro PC.

adicionado 1 minuto depois

@Sadzinho Mas pelo AliExpress é confiável? Comprei somente roupa nesse site há alguns anos atrás... e sei que demora um tempo pra chegar, não queria esperar tudo isso e também não queria correr o risco de ficar preso em algum lugar por ai kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Sadzinho disse:

essa gtx 1030 não é uma boa escolha, consegue ser mais fraca q uma gtx750ti, e pelo preço q pretende gastar na VGA tu pega uma gtx 960 na AliExpress > https://pt.aliexpress.com/item/32864146828.html


@Sadzinho Essa gtx 960 é boa pra esse setup que eu to querendo montar? Gostei do preço, vi os comentários do pessoal, parece ser confiável. Vale a pena?

adicionado 2 minutos depois

@Angern Vai dar muito trabalho trocar o processador. Sem contar que comprei num cartão de crédito que nem é meu... até pedir estorno e blá blá blá... O amigo ali embaixo recomendou uma GTX 960 pelo AliExpress e realmente o preço está bem bom, sem contar que consta ótimas avaliações de BRs que compraram com o mesmo vendedor https://pt.aliexpress.com/item/32864146828.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.35ff4938oKXfJ1&algo_pvid=5f001449-be11-4e7f-9dc6-f327ac21c555&algo_expid=5f001449-be11-4e7f-9dc6-f327ac21c555-1&btsid=0facb5d5-3924-4e43-8269-ad30f81722c0&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_9,searchweb201603_52
Acha que pode dar bom com esse processador que eu tenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@gvns7 O Core i3 9100F não é boa opção de compra. É um processador de 4 núcleos e 4 threads que sofrerá limitações em diversos jogos AAA em 1080p. Eu consideraria utilizar o Direito de Arrependimento, já que ele chegou há menos de 7 dias úteis. O Ryzen 5 1600 é mais barato e não atinge 100% de uso, provocando stutter em jogos, como ocorre com o Core i3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

3 minutos atrás, KairanD disse:

@gvns7 O Core i3 9100F não é boa opção de compra. É um processador de 4 núcleos e 4 threads que sofrerá limitações em diversos jogos AAA em 1080p. Eu consideraria utilizar o Direito de Arrependimento, já que ele chegou há menos de 7 dias úteis. O Ryzen 5 1600 é mais barato e não atinge 100% de uso, provocando stutter em jogos, como ocorre com o Core i3.

@KairanD Sério? Ai meu Deus, tava tão feliz por ter conseguido comprar a primeira peça do meu PC :(
Nem se futuramente eu quiser dar um up, acha que não compensa manter esse processador mesmo? Pensei que ele fosse bom... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@gvns7 Apenas uma correção para o que eu disse acima: o Direito de Arrependimento pode ser utilizado em até 7 dias corridos após o recebimento, e não após 7 dias úteis. Não afeta o seu caso, de qualquer forma, já que ainda está em tempo.

 

Entendo que a questão da troca do processador possa ser um desconforto muito grande, mas ele não é boa compra e, considerando que você afirmou que pretende ficar muito tempo com o computador, torna-se escolha mais inapropriada ainda. Com a GTX 960 você não tende a ter problemas, já que a placa sofrerá limitação antes do processador. Contudo, se for pegar qualquer placa de vídeo acima disso, terá que lidar com o processador alcançando 100% de uso e provocando stutter

 

Posso lhe indicar o meu caso como exemplo. Tenho um Core i5 4670K, um processador de 4 núcleos e 4 threads, não muito diferente do Core i3 9100F. Comprei em 2014 e, na época, era a única opção, já que os chips FX da AMD eram muito ruins. Estou usando aqui uma placa de vídeo GTX 1070Ti, claramente desbalanceada para o processador (comprei na Black Friday após minha antiga GTX 760 ter morrido). Não me entenda mal, ele empurra até bem em boa parte dos jogos (em 2560x1080p @ 75 Hz), mas já demonstra que está completamente obsoleto em outros.

 

Em qualquer jogo AAA de mundo aberto que venha a exigir mais do processador, ele atinge 100% de uso e ocorre stutter. A partir da RX 570, um nível acima da GTX 960, já acontece isso. Em diversos jogos não consigo manter sequer 60 FPS porque o processador não permite. O que me ajuda muito aqui é o fato de meu monitor ter Freessync e eu utilizar com o novo G-Sync (a Nvidia liberou isso há algum tempo), minimizando bastante a sensação de lentidão e travadas. Em um monitor sem esse recurso, a experiência ficaria mais comprometida. 

 

O Ryzen 5 1600 perde para o Core i3 9100F na média em diversos jogos. E muita gente vai te apontar o Intel como melhor opção para jogos por isso. Contudo, isso não importa. Essa diferença na média você não vai sentir (ainda mais considerando que não adianta superar a taxa de atualização do monitor), mas a diferença nas mínimas você sente. São aqueles 1% e 0.1% lows que boa parte das pessoas ignoram. Eles é que importam. Os tópicos abaixo explicam isso com detalhamento:

  • https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1230664-análise-de-frametimes-e-porque-isso-importa-introdução-aos-01-e-1-“lows”/
  • https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1357546-ryzen-vs-7ª-8ª-e-9ª-gerações-da-intel-por-que-optar-pela-amd-para-jogos/
  • https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1367238-produtos-bomba-as-piores-escolhas-de-hardware-para-jogos-em-2018-e-2019/

Você pode ficar com o Core i3 9100F e tende a ter uma boa experiência. Contudo, ele vai ser uma âncora, porque já está defasado e não vai longe. Nenhum chip 4/4 vai. A próxima geração da Intel vai trazer mais núcleos e threads em todas as linhas, justamente porque não estão conseguindo concorrer com a AMD. Você poderia fazer um upgrade para um Core i5 ou Core i7 no futuro, é claro, o que ajudaria bastante, mas esses chips já não valem o que custam e tendem a manter valores altos por muito tempo, o que acaba resultando em um upgrade que não vai compensar. 

 

A única pessoa que pode definir o melhor a ser feito é você. Dê uma olhada nos tópicos acima e procure análises na mídia especializada. Eu gosto bastante do Hardware Unboxed. Não recomendamos processadores como o Core i3 9100F por aqui por conta dessas limitações e do valor elevado frente ao Ryzen 5 1600. Vale lembrar também que o Ryzen dá uma surra nele em qualquer tarefa multi-core intensiva, como streaming e renderização. O Core i3 9100F não é um processador ruim, mas também não vai longe e não compensa. O tempo dos processadores quad core acabou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Então, considerando que eu mude o meu processador para o Ryzen 5 1600, posso manter o mesmo setup que tenho em mente e não terei problemas? Acabei de adquirir a memória MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN 8GB (1X8) 2666MHZ DDR4. 

Espero também que não tenha sido uma má escolha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, gvns7 disse:

@KairanD Então, considerando que eu mude o meu processador para o Ryzen 5 1600, posso manter o mesmo setup que tenho em mente e não terei problemas? Acabei de adquirir a memória MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN 8GB (1X8) 2666MHZ DDR4. 

Espero também que não tenha sido uma má escolha.

Tera que trocar a placa-mãe por uma a320(modelo de entrada mais atentende), b350/b450(modelos intermediarios), as memorias são boas, possou 2x8gb e não tenho nenhum problema com elas.

adicionado 0 minutos depois

Se puder ja pegue 2x8gb assim voce ativa o dual chanel e melhora o desempenho do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@gvns7 As memórias Team Group são bem legais e costumam ter ótimo custo x benefício. São boas escolhas. No futuro você pode colocar outro pente igual para ficar com 16GB (8GB também já está no limite em jogos AAA modernos, não sobra fôlego, e o dual channel começou a fazer diferença de uns tempos para cá). 

 

Se for pegar o Ryzen 5 1600 (em promoção atualmente na Kabum!, com preço inferior ao Core i3 9100F, e mais barato ainda no AliExpress, embora importação não seja minha praia e prefiro não falar sobre), teria que pegar uma placa-mãe B450. E sinceramente acho que você deveria pensar com carinho nisso. Voltei a jogar BF4 recentemente e em alguns momentos nem o G-Sync está segurando no multiplayer lotado. Quando você vai dar um tiro de sniper e rola aquela travadinha, dá vontade de socar o teclado no monitor. Estou cada vez com mais vontade de trocar esse kit aqui. =P

 

Você poderia também fazer um esforço para pegar uma RX 570 4GB. Nova, na Pichau e na Terabyte, ela entra em promoção direto por R$580,00, e é muito melhor que uma GTX 960 (além de ser nova e ter toda a garantia).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é que esse processador seja ruim, é que tem opções bem melhores no mercado, como já foi apontado aqui. Você provavelmente conseguirá fazer muita coisa com esse processador, mas o negócio é o custo benefício. Ele entrega um desempenho pior por um preço maior. Dependendo do seu intuito com esse pc, você poderá notar visivelmente a falta de performance desse processador, como jogando jogos atuais em Full HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, gvns7 disse:

Essa gtx 960 é boa pra esse setup que eu to querendo montar? Gostei do preço, vi os comentários do pessoal, parece ser confiável. Vale a pena?

a um tempo atrás ela estava por 280 reais lá, era uma ótima placa de video pelo preço, deu uma aumentada absurda por conta do dolar mas ainda assim está dentro do seu orçamento, e ela é bem mais forte q a gt 1030, vai compensar mais

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Sabe me dizer se esse produto Processador AMD Ryzen 5 2400G Box AM4 3.6GHz Max Turbo 3.9GHz 19MB com Cooler Wraith Stealth é igual ou superior a Ryzen 5 1600?

Minha ideia seria tentar negociar com a loja que comprei em apenas pagar a diferença do outro processador e pelo que vi aqui, não achei a Ryzen 5 1600 no site deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@gvns7 O Ryzen 5 2400G é bem inferior ao Ryzen 5 1600 em poder de processamento. O forte dele é o vídeo integrado, algo que você não vai usar se colocar uma placa de vídeo dedicada. O vídeo integrado dele se aproxima de uma GT 1030 GDDR5 quando utilizado com memórias de alta frequência em dual channel.

 

Em qual loja você comprou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, KairanD disse:

@gvns7 O Ryzen 5 2400G é bem inferior ao Ryzen 5 1600 em poder de processamento. O forte dele é o vídeo integrado, algo que você não vai usar se colocar uma placa de vídeo dedicada. O vídeo integrado dele se aproxima de uma GT 1030 GDDR5 quando utilizado com memórias de alta frequência em dual channel.

 

Em qual loja você comprou?

@KairanD Comprei na Americanas.com porém o vendedor é da loja Gigantec.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!