Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal. Tenho 2 notebooks antigos de meados de 2009. Um é um HP Compaq Core 2 Duo T5870 que não tenho problemas e outro (esse do tópico) um DELL Inspiron 1545 Core 2 Duo T6600 e ambos são praticamente da mesma época.

Vendi o HP (ele reconhecia normalmente o SSD) porque era um pouco menor e fiquei com o DELL mas me deparo com um problema. De formal alguma ele reconhece o SSD na BIOS (reconhece qualquer HD) e não reconhece nenhum tipo de mídia bootável pela USB.

Vi que normalmente a BIOS da DELL tem uma opção "Secure Boot". Porém a minha (a versão mais atualizada A14) não tem essa opção. E todos os "sintomas" são de como se a BIOS tivesse habilitado o Secure Boot pois só reconhece HD e boot pelo drive de DVD. Já tentei reconhecer como "ATA", AHCI e Disable que são as opções disponíveis.

Então diante disso, BIOS atualizada queria saber se tem alguma coisa que posso fazer para tirar esse "bloqueio" creio que não seja pela "idade" dele o problema para não reconhecer o SSD pois o HP é da mesma época (acho que é até mais velho) e reconheceu normalmente desabilitando o boot seguro.

Meu empenho para fazer isso funcionar é que o notebook mesmo sendo antigo se transforma em um PC extremamente rápido pois no meu HP fazia o boot COMPLETO em 36 segundos e tenho até vídeo no YouTube mostrando isso. https://www.youtube.com/watch?v=Ydc7qHSw674

Então pelo menos pra mim vale o sacrifício visto que nem tão cedo terei grana pra comprar um notebook novo e na verdade com essa modificação eu nem iria precisar.

A ultima coisa que fiz foi excluir todas as partições do SSD (fiz isso em outro PC) e infelizmente sem sucesso.

Alguém me ajuda por gentileza!

Se alguém souber se há alguma BIOS MOD que reconheça pode passar também.

67805502_161608711659439_5455624509153345536_n.jpg

67886016_161607011659609_9148680133215780864_n.jpg

Postado

Abra-o e remova cuidadosamente a bateria do MOBO, isso fará uma reinicialização do BIOS, deixa a bateria fora cerca de 5 minutos e, se não funcionar, deixe a bateria fora por algumas horas e, se ainda assim não funcionar, deixe-a sem bateria por 24 horas.

image.thumb.png.ad07a3cc40f77416eec43bb00b849ef2.png

Depois de ter feito uma reinicialização do BIOS tente novamente e verifique se você já reconhece o pendrive inicializável, como você fez um reset, você pode tentar novamente atualizar para a versão mais recente e dai tentar de novo.

Também outro problema poderia ser que o pendrive está danificado, criá-lo novamente a partir daqui:

E não se esqueça de aplicar o descarte, tente os dispositivos de armazenamento em outra máquina, se as outras máquinas trabalham para você, então o problema não é o pendrive ou o novo dispositivo de armazenamento, mas so essa máquina.

Postado

Obrigado Seagate. Vou fazer o teste de retirar a bateria. Referente o SSD estar com defeito é impossível conforme informado nos testes que fiz. Esse SSD funciona normalmente em outros computadores, só não reconhece nesse notebook. E como disse também a BIOS já está atualizada na versão mais recente. Pela experiência que tenho não vai adiantar zerar a BIOS tirando a bateria CMOS. Mas de qualquer modo vou fazer esse teste pois foi o único que não fiz ainda. Creio que esse problema é tão complexo para ser resolvido (pouca gente coloca SSD em notebooks de 2009) que não há nenhuma resposta conclusiva, nem em sites de outros países.

• Curtir 1
Postado

Boa tarde pessoal. Sei que o intuito de todos é ajudar. Porém dar respostas sem ler o problema não adianta nada. Espero não estar sendo grosseiro pois não foi esse meu intuito. 

Nem gosto de ficar postando coisas sem ter procurado antes para deixar o espaço para dúvidas realmente difíceis de encontrar.

De qualquer modo agradeço a ajuda e espero que tenha alguma solução para esse caso pois creio que algum dia isso também acontecerá com alguém.

Postado

4 horas atrás, Rafael Jordão Proença disse:

Obrigado Seagate. Vou fazer o teste de retirar a bateria. Referente o SSD estar com defeito é impossível conforme informado nos testes que fiz. Esse SSD funciona normalmente em outros computadores, só não reconhece nesse notebook. E como disse também a BIOS já está atualizada na versão mais recente. Pela experiência que tenho não vai adiantar zerar a BIOS tirando a bateria CMOS. Mas de qualquer modo vou fazer esse teste pois foi o único que não fiz ainda. Creio que esse problema é tão complexo para ser resolvido (pouca gente coloca SSD em notebooks de 2009) que não há nenhuma resposta conclusiva, nem em sites de outros países.

Claro e comum prazer! Basicamente, quando o BIOS não pode ver o dispositivo, não há nada a fazer. Como você bem sabe o BIOS do sistema é a peça fundamental para qualquer computador para cumprir sua função, o que pode ser visto aqui é a representação eletromecânica do que foi conectado ao MOBO ou não, se depois de atualizá-lo ou fazer um reset ainda não tem a capacidade de reconhecer automaticamente o dispositivo o problema é mais sério. a máquina não está nem mesmo ligando o dispositivo, ou seja que a energia nem passa pelos pinos daquele slot, isso é uma má notícia para você porque envolve danos físicos e danos físicos deste tipo em geral não tem reparo.

Eu não sei porque essas coisas acontecem, mas um movimento espontâneo com alguma coisa dura ou instalação incorreta de algum outro dispositivo ou mesmo a remoção dele poderia ter causado um PIN se dobrar ou que um PIN caiu, se la! Assim por exemplo:

CX7dd5r.jpgVocê também disse o seguinte: "só reconhece HD e boot pelo drive de DVD." por isso, se outras portas puderem fazer com que esse dispositivo apareça no BIOS (Tudas exceto uma), então essa seria a resposta que você estava procurando. Tudo isso cheira a um dano físico, se você quiser pode observar com uma lupa e talvez você possa ver algo que lhe dá uma luz do que está acontecendo.

Postado

Obrigado pelo retorno Seagate. Porém verifiquei que realmente não há nenhum problema com SSD. O problema está realmente no notebook e não é problema em si. É apenas uma incompatibilidade talvez porque na época em que esse notebook foi fabricado não projetaram ele para uso de SSD. Então acho que precisava de uma BIOS MOD que reconhecesse o SSD e permitisse também BOOT pela USB. Pois além de não poder usar nenhum SSD nesse notebook fico limitado a só poder fazer BOOT pelo drive de DVD e hoje a maioria dos S.O. são via pen-drive.

Postado

Oh, tudo bem. entendi! Aqui então você teria que trocá-lo por outro com funções mais recentes, nem tem que gastar um milhão nisso, por exemplo você pode comprar um Recondicionado (Refurbished) ou algum de segunda mão, 

Por exemplo, a maioria dos laptops que custam cerca de USD $300 traz uma resolução de 1366x768 e um processador Atom, Pentium ou Celeron, ou seja , processadores não muito bons, mas o seguinte é uma exceção e um excelente equilíbrio entre valor, qualidade e preço:

https://www.amazon.com/Acer-Display-Graphics-Keyboard-A515-43-R19L/dp/B07RF1XD36

Postado
9 horas atrás, Rafael Jordão Proença disse:

Obrigado Seagate. Enquanto não compro outro notebook vou aguardar para ver se alguém sabe se tem uma BIOS MOD para esse modelo de notebook. 

Ok!  Desejo-lhe muita boa sorte com tudo! 🤞 

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado

@Rafael Jordão Proença Eu estou com um desse e descobri o problema. O SSD não encaixa ao colocar na gaveta. Você precisa de um espaçador. Eu fiz um temporário de papelão e funcionou. 

Um papelão dobrado em 2 , na parte que seria no logo do SSD.

• Curtir 3
  • mês depois...
Postado

@Loucao Boa tarde e um feliz ano novo de 2021!

Estava com o mesmo problema para reconhecer o SSD no meu note Dell Inspiron 1545 de 2009 e segui as instruções do vídeo fazendo um adaptador de EVA, mas não deu certo com EVA e então fiz com papelão e acabei conseguindo. Também vi que as Lojas Americanas vendem estes adaptadores e são bem baratinhos, mas o papelão já me serviu bem.

Espero ter ajudado!

IMG_20210101_111818186_HDR.jpg

IMG_20210101_105637673_HDR.jpg

IMG_20210101_104634000_HDR.jpg

• Curtir 3
Postado
Em 01/01/2021 às 12:28, Vitot Nivinski disse:

@Loucao Boa tarde e um feliz ano novo de 2021!

Estava com o mesmo problema para reconhecer o SSD no meu note Dell Inspiron 1545 de 2009 e segui as instruções do vídeo fazendo um adaptador de EVA, mas não deu certo com EVA e então fiz com papelão e acabei conseguindo. Também vi que as Lojas Americanas vendem estes adaptadores e são bem baratinhos, mas o papelão já me serviu bem.

Espero ter ajudado!

IMG_20210101_111818186_HDR.jpg

IMG_20210101_105637673_HDR.jpg

IMG_20210101_104634000_HDR.jpg

Também fica muito bom com plástico daquele duro.

• Curtir 1
  • 4 meses depois...
  • 7 meses depois...
  • 5 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!