Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Corsair H150I Pro Controle de Rotação dos fans


Posts recomendados

Boa noite, comprei um computador recentemente já com o H150I instalado, alem dele o es dono colocou um kit de fans LL150 RGB, onde controlo pelo programa ICUE, só que eu gostaria de controlar alem dos leds do meu sistema, a rotação dos fans pelo próprio ICUE.

 

os meus 3 coolers são ligados em um cabo de 4 pinos do próprio H150, e a bomba e ligada no conector CPU_FAN da placa-mãe, minha duvida e a seguinte, como faço para controlar os fans conectados a este cabo? pois so consigo controle deles ligando os fans direto na minha placa-mãe, ai uso um programa da gigabyte para controlar.

 

esses são os 3 cabos do H150, ligados nele eu não tenho controle algum sobre os fans.

 

uma outra dúvida, a bomba eu ligo no CPU_FAN, CPU_OPT, SYS_FAN, SYS_FAN_PUMP

20190828_075041.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bomba pode ser ligada em qualquer conector, ela apenas reporta a rotação para a placa-mãe.
Dependendo da placa-mãe, ela emite aviso de erro caso o cpu fan não esteja sendo usado.
Assim ligue a bomba preferencialmente no conector cpu fan.

 

Esse wc possui dois utilitários para monitoramento e controle de fans, o iCUE e o Link, disponíveis no site da Corsair aqui.
O iCUE é mais recente e visa substituir o antigo Link.
Se o seu cpu for o Ryzen é melhor usar o iCUE, pois o Link atualmente não detecta corretamente as tempe aturas.
Para mais detalhes do iCUE veja aqui.

 

Ele oferece opções para controle das fans, inclusive customizar o controle de rotação, veja aqui.
Se o wc estiver instalado no painel frontal do gabinete, recomendo ter cautela com a opção Zero Rpm, que faz com que as fans desliguem automaticamente se a temperatura do fluído estiver baixa.

 

Mas se preferir fazer o controle de rotação da placa, as fans precisam ser ligadas direto na placa-mãe, usando por exemplo um cabo splitter no cpu fan ou cpu_opt.
A bomba pode ser ligada em qualquer outro conector como por exemplo o sys_fan_pump.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM obrigado pela resposta, andei dando uma pesquisada e parece que para controlar os fans através do ICUE eu preciso do commander pro, correto? No ICUE consigo controlar a bomba, já os fans quando ligados nesse cabo do H150 eles aparecem no ICUE mas não consigo controlar eles.

 

Estou usando da seguinte forma, e controlando por um programa da Gigabyte.

 

Bomba: CPU_Fan controle pelo ICUE

Fan 1: CPU_Opt Controle Gigabyte

Fan 2: SYS_FAN_1 Controle Gigabyte

Fan 3: SYS_FAN_2 Controle Gigabyte

 

Queria controlar tudo pelo ICUE, aí entra o tal do commander pro, que custa uma fortuna.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, EdsonSM disse:

Correto é através do cabo usb que é feito o monitoramento e controle pelo utilitário da Corsair.

 

O problema é que quando deixo conectado dessa forma como está na foto, aí no caso ele está enviado as informações das fans pelo cabo usb que você falou, so que uma das 3 fans so fica em rotacao maxima e continuo conseguindo so controlar a bomba pelo ICUE , no ICUE aparece os RPMs das fans, so que nao consigo comandar elas. Depois vou fazer um vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o controle de rotação das fans funciona quando ligada na placa-mãe, creio que o problema esteja no cabo splitter ou na controladora do bloco.

 

Acho que valeria a pena entrar em contato com a Corsair aqui e ouvir a opinião deles.

 

A Corsair tem garantia com rma nacional.
As fans LL120 tem 2 anos de garantia e o wc tem 5 anos.
Só não sei dizer como ficaria a questão da nota ficar no nome e endereço de outra pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, EdsonSM disse:

Como o controle de rotação das fans funciona quando ligada na placa-mãe, creio que o problema esteja no cabo splitter ou na controladora do bloco.

 

Acho que valeria a pena entrar em contato com a Corsair aqui e ouvir a opinião deles.

 

A Corsair tem garantia com rma nacional.
As fans LL120 tem 2 anos de garantia e o wc tem 5 anos.
Só não sei dizer como ficaria a questão da nota ficar no nome e endereço de outra pessoa.

Não tenho nota fiscal deles, engraçado que ontem eu não conseguia controlar só um cooler, aí do nada não conseguir controlar mais um, assim só conseguindo controlar o primeiro, já tentei um monte de coisas, já teste os fans originais que vem no WC e nada, creio que possa ser alguma configuração na placa-mãe, a minha e uma Gigabytr z270x gaming k5 e ela tem o smart fan 5, onde controla os fans, não acho que tem alguma coisa interferindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!