Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, beleza?

Seguinte, atualmente tenho a seguinte config: i5-4440, MB GigaByte GA-B85M-D3PH - 8g de memo DDR3 e vídeo onboard. Uso um SSD para o SO e HDs para dados. A fonte é uma Corsair CX-450.

Então, estarei começando a trabalhar com um programa de geoprocessamento chamado ARCGis o qual, muitas vezes usa imagens de satélites para o trabalho e estou com medo da placa onboard não dar conta do recado. Ou é suficiente?

Poderiam me indicar uma placa boa que possa usar agora e em um futuro upgrade da configuração? Não estava pensando em trocar tudo agora. Ou preciso mexer em mais coisas na minha configuração?

P.S. Eu não jogo. É para trabalho.

Obrigado

• Membro VIP
Postado

Sendo o programa compatível com processamento via GPU, quanto melhor, melhor... Indicar uma placa de vídeo é complicado se você não der o limite que pode gastar. Se você puder investir pesado, a primeira coisa a fazer é pesquisar testes do programa com diferentes placas de vídeo. Por exemplo, as linhas Quadro da Nvidia e Pro da AMD que são focadas nesses tipos de aplicação mas custando pequenas fortunas.

Se a verba for curta, existem opções de placas normais que podem representar um bom desempenho, inclusive com alguns modelos aceitando serem convertidas para modelos Quadro / Pro atraves de mudanças de firmware e software.

• Curtir 1
Postado

Olá @mperillo .

Dando uma lida na página do software me pareceu muito mais importante um upgrade na memória RAM do que na placa de vídeo, pro uso do ArcGlobe.

Memory/RAM

Recommended: 8 GB or higher

ArcGlobe may require 8GB minimum when used.

Adicionalmente, é recomendado uso de uma CPU com Hyper-Threadding e/ou vários núcleos, me levando a crer que o software se beneficie de paralelismo. Nesse caso, você poderia considerar também um upgrade de CPU. Infelizmente, sem mudar totalmente de plataforma, tua melhor opção ficaria por conta de um i7 4790 ou 4770 que não representam um bom desempenho por dinheiro gasto.

• Curtir 1
Postado

Perfeito e Obrigado até então @Hanner e @sdriver.

Nesse caso, talvez eu poderia trocar de plataforma e migrar para a AMD Ryzen. Inicialmente um R5-2400g com 16gb de RAM e posteriormente eu colocaria uma GPU. Ou esperaria mais e pegaria um R5-1600 e a GPU.

Vejo muitas GPU voltada para o mercado de jogos, mas é difícil achar reviews para o mercado profissional. tenho lido um pouco e também me parece que a GPU precisa ter o tal do CUDA (Nvidia).

Postado
2 minutos atrás, mperillo disse:

Inicialmente um R5-2400g com 16gb de RAM

Acredito ser uma boa opção sim. Esta CPU possui SMT, tendo assim 8 núcleos lógicos. O 1600 seria ainda melhor com seus 12 threads, porém traz junto de si o custo adicional de uma placa de vídeo dedicada. Vai do teu orçamento.

4 minutos atrás, mperillo disse:

parece que a GPU precisa ter o tal do CUDA

Busquei precisamente essa informação na página do software e não encontrei especificação própria (dizendo que sim nem que não). Aparentemente, não são necessários núcleos CUDA, uma vez que placas da ATI e Intel também são compatíveis com o uso dele:

Spoiler

Video/Graphics adapter:

64 MB RAM minimum; 256 MB RAM or higher recommended. NVIDIA, ATI, and Intel chipsets supported.

24-bit capable graphics accelerator

OpenGL version 2.0 runtime minimum is required, and Shader Model 3.0 or higher is recommended.

Repare ainda que os requerimentos de vídeo são bem básicos. Provavelmente a carga principal de trabalho fica por conta do processador mesmo.

Spoiler

PS: Já trabalhei numa empresa onde uma das áreas responsáveis por "aceitação de risco" fazia modelagem estatística de catástrofes com o auxílio desse software. Não tenho certeza pra afirmar, mas se me lembro bem nenhuma das máquinas voltada para a tarefa usava vídeo dedicado.

• Curtir 1
Postado

@Hanner.... Fiz uma busca rápida aqui e encontrei esses requistos..

Configurações para ArcGIS 10.6.x ou Pro 2.2 – usuários de demanda normal:

• CPU speed: 2.2 GHz minimum (Xeon, i5 ou i7)
  • Platform:  Windows 32 ou 64 bits (ArcGIS PRO somente em 64 bits em Windows 10)
  • Memory/RAM: Mínimo 4 GB | Recomendado: 8 GB | Ótimo: 16+ GB
  • Placa de vídeo:  256 MB mínimo com OpenGL e 2GB para ArcGIS PRO (Suporte a NVIDIA, ATI e Intel com driver de vídeo mais atual instalado) de preferência dedicado.
  • Resolução de vídeo:  1024×768 mínimo a 96 dpi
  • Espaço em disco: Mínimo: 4 GB | Recomendado: 6 GB or mais. 32 GB para ArcGIS PRO 2.4

Negrito foi por minha conta. Será que preciso de uma placa de vídeo acima de 750ti ou 1030?

Postado
32 minutos atrás, mperillo disse:

@Hanner.... Fiz uma busca rápida aqui e encontrei esses requistos..

Basicamente, são os mesmos do 10.7.x que eu mandei lá em cima. 

33 minutos atrás, mperillo disse:

Negrito foi por minha conta. Será que preciso de uma placa de vídeo acima de 750ti ou 1030?

Acredito que não.

Postado
59 minutos atrás, Hanner disse:

Ocultar conteúdo

PS: Já trabalhei numa empresa onde uma das áreas responsáveis por "aceitação de risco" fazia modelagem estatística de catástrofes com o auxílio desse software. Não tenho certeza pra afirmar, mas se me lembro bem nenhuma das máquinas voltada para a tarefa usava vídeo dedicado.

Bom... Agora que vi seu comentário a respeito do não uso de VGA dedicada. Assim, de repente seria interessante economizar um pouco (inicialmente) na VGA e gastar em mais um pente de memoria, totalizando 16Gb com o um R5-2400g e uma mobo B350. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...