Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Edição: Radeon™ RX 570 Gaming 4G MI (Stock) 

Peço-ilhes ajuda porque acredito eu que algumas das minhas placas foram danificado por OC, apesar de estarem em pleno

funcionamento e também sem OC quando ocorreu. Aplicava overclock casualmente, usava o programa Radeon e também o MSI Afterburner também certos momentos exagerava na dose, porém nada fora do normal - O sistema retornava tranquilamente e ficava em stock a GPU.

A própria Gigabyte disponibiliza um software para OC por conta do usuário fazer o OC, a GPU vem stock, cabendo ao usuário aplicar ou não. É seguro fazer em uma RX 570 que possui 2 ventiladores (fan)? Já ouvi dizeres que OC envolve algo relacionado com tensão, que pode complicar um pouco. Podes perguntar a respeito da temperatura da GPU, a temperatura da mesma em carga bruta em jogos pesados vejo 73ºc, já em jogos mais levinho (Esports dado um exemplo) fica entre 50-63°c.

Bom..., não sei se OC pode ou não fazer algo relacionado a performance, no geral fazia em minhas GPUs antigas e não aumentava tanto FPS e estabilidade/desempenho em jogos também no sistema em geral.   

• Membro VIP
Postado

Caro usuário,

Seja  bem-vindo ao Clube do Hardware!

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

Postado

@LNPott

Processador: Core Core i3-4170 3.70 Ghz

RAM: 16 GB - 4 + 4 + 8 1600 Mhz 

GPU: Radeon™ RX 570 Gaming 4 GB MI (Stock) - 1244 Mhz (GPU) ~ 1750 Mhz (MEM)

HD: 2 x WD Blue 500 GB

• Membro VIP
Postado
17 horas atrás, Kally Rodriguez disse:

@LNPott

Processador: Core Core i3-4170 3.70 Ghz

RAM: 16 GB - 4 + 4 + 8 1600 Mhz 

GPU: Radeon™ RX 570 Gaming 4 GB MI (Stock) - 1244 Mhz (GPU) ~ 1750 Mhz (MEM)

HD: 2 x WD Blue 500 GB

Qual fonte ?

Postado
6 horas atrás, LNPott disse:

Qual fonte ?

CX500 - Achava que isso não era necessário, mas tudo bem.

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Kally Rodriguez disse:

CX500 - Achava que isso não era necessário, mas tudo bem.

Talvez a coisa mais importante do PC.

Em 02/09/2019 às 23:10, Kally Rodriguez disse:

É seguro fazer em uma RX 570 que possui 2 ventiladores (fan)?

Tudo depende da construção da placa como um todo, e não só dos Fans.

Em 02/09/2019 às 23:10, Kally Rodriguez disse:

a temperatura da mesma em carga bruta em jogos pesados vejo 73ºc, já em jogos mais levinho (Esports dado um exemplo) fica entre 50-63°c.

Isso parece bom.

De quanto foram o OC que você aplicou ? Isso pode ter degradado a placa.

Postado

@LNPott 2000 Mhz (GPU) ~ 1500 Mhz (MEM) - O sistema retornava tranquilo, porém tem a questão da degradação.

Postado
16 horas atrás, Kally Rodriguez disse:

@LNPott 2000 Mhz (GPU) ~ 1500 Mhz (MEM) - O sistema retornava tranquilo, porém tem a questão da degradação.

2000 MHz? Isso não tem como estar certo. 1500 na memória é o padrão de memória de alguns modelos com clock capado, a sua é PowerColor?

É muito difícil danificar a placa fazendo OC pelo Radeon Settings porque ele limita a tensão a um valor que ainda é relativamente seguro mesmo pra uso constante. Dito isso, a arquitetura Polaris geralmente vem com tensões e clocks altos pra caramba. Dou como exemplo minha RX 580, consigo botar praticamente +100 MHz no clock da GPU e memória, mas isso, quando muito, me dá uns 5~10 fps a mais, ao custo de mandar a tensão pra 1.2 V (padrão é 1.15) e o consumo pra quase 200 W. Acho mais interessante ir no caminho do undervolt (+overclock leve, caso a placa permita, caso não também não faz diferença 1~3 fps). A minha em stock é 1340 MHz, 1.15 V, rodo ela aqui a 1360 MHz e 1.025 V, consumo fica nuns 100 W. No verão penso em sacrificar levemente a performance e colocar em algo como 1300 MHz, 1.0 V. Como tá agora não tem perda de desempenho em relação ao stock (talvez até um ganho de ~1 ou 2 fps) mas roda muito mais fria e consumindo 30~40% a menos. Nos jogos mais pesados vi uma redução de 75~85 graus a 2500~3000 rpm pra 75- rodando a 2000- rpm, sem diferença alguma de performance como eu disse antes.

Postado
41 minutos atrás, Shaman93 disse:

2000 MHz? Isso não tem como estar certo. 1500 na memória é o padrão de memória de alguns modelos com clock capado, a sua é PowerColor?

É muito difícil danificar a placa fazendo OC pelo Radeon Settings porque ele limita a tensão a um valor que ainda é relativamente seguro mesmo pra uso constante. Dito isso, a arquitetura Polaris geralmente vem com tensões e clocks altos pra caramba. Dou como exemplo minha RX 580, consigo botar praticamente +100 MHz no clock da GPU e memória, mas isso, quando muito, me dá uns 5~10 fps a mais, ao custo de mandar a tensão pra 1.2 V (padrão é 1.15) e o consumo pra quase 200 W. Acho mais interessante ir no caminho do undervolt (+overclock leve, caso a placa permita, caso não também não faz diferença 1~3 fps). A minha em stock é 1340 MHz, 1.15 V, rodo ela aqui a 1360 MHz e 1.025 V, consumo fica nuns 100 W. No verão penso em sacrificar levemente a performance e colocar em algo como 1300 MHz, 1.0 V. Como tá agora não tem perda de desempenho em relação ao stock (talvez até um ganho de ~1 ou 2 fps) mas roda muito mais fria e consumindo 30~40% a menos. Nos jogos mais pesados vi uma redução de 75~85 graus a 2500~3000 rpm pra 75- rodando a 2000- rpm, sem diferença alguma de performance como eu disse antes.

Radeon™ RX 570 Gigabyte Gaming 4 GB MI (STOCK).

Esse clock mencionado foi de uma placa antiga. Nessa ainda não fiz. 

Está trabalhando: MEM 1750 Mhz ~ GPU 1224 MHz (Gamemode)

Penso em pôr para GPU 1400 Mhz ~ MEM: 2000 Mhz, porém fica aquela dúvida observando o passaado. 

[Correção] Somente uma placa de vídeo foi danificado OC, a outra danificou devido a sobrecarga da mobo. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!