Ir ao conteúdo

PC congela ao não ser utilizado

Ir à solução Resolvido por Lucas3301,

Posts recomendados

Postado

Meu hardware é composto por:

Fonte CoolerMaster 450W - G450M 80 Plus Bronze

Placa-Mãe ASRock p/ Intel LGA 1151 mATX B150M-HDV

Intel core i5-6500 (sem cooler box, comprei usado)

Memórias Avexir 8GB(2X4) Ddr4 2666mhz

Um gabinete velho DexPc (a imagem não é minha, mas é o mesmo gabinete)

3 discos rígidos genéricos que eu fui achando em PC's velhos, mas fica uma lista dos modelos:

• MAXTOR STM3250310AS
  • WDC WD3200AAJS-00L7A0
  • WDC WD5000AAKX-003CA0

Um SSD kingston A400 de 240GB

E por último uma RX570 de 4GB Aorus(comprei usada)

Agora que apresentei as peças, eu queria ajuda pois meu PC há um tempo atrás vivia congelando enquanto eu fazia algo, como ver vídeos no youtube, ou jogar algum jogo, e só resolvia reiniciando. Porém quando eu comprei um SSD as coisas melhoraram, ele não congelava mais enquanto eu jogava ou assistia, mas agora, se eu fico sem mexer no PC por algum tempo, ele congela igual, alguém poderia me ajuda?

Obs: Eu devia ter relatado aqui quando começou o problema, porque agora não lembro se esses congelamentos rolaram antes ou depois de eu trocar minha RX460 4GB XFX pela RX570 4GB Gigabyte Aorus. Mas fica aqui a observação, caso a placa possa ser o problema.

Postado

Não testei, pois meio que neles que eu guardo os jogos, mas posso tentar desligar um por vez, e ver qual deles ta dando problema, depois eu mando uma resposta. Obrigado

Postado
53 minutos atrás, Pedro Ailton disse:

quando eu comprei um SSD as coisas melhoraram

Temos muitos fatores apontando um dos discos rígidos como causa do problema.

Instale um programa chamado HD Tune, é um programa que serve para analisar a saúde dos discos rígidos. Abra ele, selecione um dos discos rígidos na lista que aparece ao lado esquerdo da temperatura, vá na aba  "Health" e veja se na parte de baixo do programa, em "Health Status", existirá algum alerta indicando problema no disco. Se algum deles indicar alguma anomalia, provavelmente é o causador do problema.

Outro teste essencial a ser feito nos discos rígidos, é o teste de bad block, porém o teste completo é extremamente demorado e o problema pode ocorrer durante o processo, sendo necessário recomeçar o teste daquele HD todo novamente, é mais rápido fazer o que o Arthur disse. Faça apenas um teste rápido em cada um dos discos rígidos: Vá na aba "Error Scan", marque a caixinha "Deep Scan" e clique em no botão "Scan". Se algum quadradinho vermelho aparecer, indica o HD tem setores defeituosos, então eu recomendo fazer backup dos dados importantes que tenha nele e desconecta-lo para ver se resolve o problema.

Postado

Fiz testes no HD Tune, e ele reportou o que está nas imagens:

Screenshot_1.png.3fc96ed90083e258e367c17e0680295d.pngScreenshot_2.png.548103cce1b1c89bd987eb51aa4ba500.png

Screenshot_3.png.fca0102b68a1cb05bff1d50244c63409.png

Desnecessário dizer que o SSD estava perfeito.
Também fiz o teste de bad blocks, e deu somente um bloquinho com defeito no HD de 320GB e muitos blocos defeituosos no HD de 500GB.

adicionado 2 minutos depois

Esqueci de informar que fiz o teste completo, não o rápido, no caso dos bad blocks.

• Solução
Postado

@Pedro Ailton O simples fato de terem aparecido bad blocks já indica que a vida útil do HD chegou ao fim, faça backup dos dados importantes que você tiver neles o mais rápido possível, pois eles podem parar de vez a qualquer momento (principalmente esse de 500GB). A temperatura de 51ºc está alta, e um dos discos rígidos chegou a bater 53ºc em algum momento, acredito que a refrigeração das baias esteja prejudicada devido a quantidade de discos conectados.

A minha sugestão é deixar apenas o SSD conectado para matar a dúvida de vez, mas provavelmente os discos rígidos são a causa do problema sim.

Postado

Vou transferir tudo importante pro HD sem os Bad Blocks, e ver se posso aliviar o aquecimento dele.

adicionado 0 minutos depois

Se continuar, começo a tirar um por vez e pagar um de 1 tera novo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!